Se você ainda tinha alguma esperança de um dia jogar o promissor Earthblade (dos criadores do lendário Celeste), já pode parar de sonhar. Afinal, ontem, 22 de janeiro, Maddy Thorson, comandante da desenvolvedora EXOK, confirmou que o projeto foi cancelado.
Pois é! O anúncio pegou muita gente de surpresa, pois o game estava em desenvolvimento há cerca de cinco anos e o último trailer apontou para construções em pixel art dignas de nota, que já pareciam estar em um estágio bem avançado… vamos tentar entender melhor essa história?
Earthblade foi cancelado
Foi por meio de um post especial que Maddy Thorson revelou a triste notícia do cancelamento do altamente aguardado Earthblade. Aliás, Thorson, comandante da EXOK, foi bem transparente em seu relato e afirmou que a decisão não foi fácil. Logicamente, há também toda a frustração inerente à perspectiva de ter desapontado muita gente.
De acordo com as explicações, os processos de desenvolvimento começaram a “desandar” por conta de uma “quebra” na unidade da equipe. Isto é, alguns problemas internos acabaram afetando tudo. Detalhe: parece que as brigas começaram por conta de um impasse relacionado com os direitos da IP Celeste.
Segundo Thorson, as discussões sobre o assunto já foram encerradas, mas as coisas não acabaram bem, pois Pedro Medeiros, um dos membros mais antigos da equipe e diretor de arte do Earthblade, acabou deixando o time (e outros membros da equipe optaram por fazer o mesmo).
Maddy também revelou que, apesar de o projeto já estar em desenvolvimento há cerca de cinco anos, as coisas não estavam tão avançadas quanto as pessoas poderiam supor e havia uma “falta de paixão” pelo projeto, apesar de todos sentirem que as coisas poderiam ter evoluído para algo digno de nota. Dê uma olhada no belo trailer que alimentou o hype da galera gamer…
Bem, o fato é que agora um dos jogos metroidvania mais aguardados dos últimos tempos não vai mais ver a luz do dia e tudo o que nos resta é torcer para o Hollow Knight: Silksong ter a sua data de estreia anunciada e chegar para representar o gênero e se tornar um novo destaque do mundo indie.
Sobre o futuro da EXOK, Maddy Thorson mencionou que um processo de reorganização interna vai ser feito e a desenvolvedora deverá voltar a fazer projetos menores, em uma tentativa de “redescobrir” o approach que acabou dando vida a grandes games, como Tricky Towers e Celeste.
Portanto, tudo o que nos resta agora é lamentar pelo cancelamento do Earthblade e torcer para que a EXOK consiga se recuperar da “quebra na equipe” e volte a trabalhar em belas aventuras. Obviamente, qualquer anúncio de jogo novo deverá demorar um pouco para acontecer, mas não custa nada a gente deixar alguns alertas de notificações ativos.