Conforme noticiei ontem (27 de abril), aqui no The Game Times, uma série de vazamentos acabou revelando boa parte das surpresas que farão parte do vindouro The Last Of Us: Part II. Isso forçou a Sony e a Naughty Dog a realizarem uma “faxina na web”, a fim de eliminar vestígios dos spoilers.
Após a “limpeza”, a Sony continuou insatisfeita com o ocorrido e resolveu resgatar uma antiga patente, que havia sido idealizada com a intenção de evitar a disseminação de spoilers na web. Vamos entender essa história?
O registro de um “Sistema Antispoiler”
Em 2018, a SIE (Sony Interactive Entertainment) deu entrada em um pedido de registro de patente nos Estados Unidos. Nesse pedido, constava a seguinte descrição: “sistemas e métodos implementados por um computador para bloqueio de spoilers em várias plataformas”.
Em outras palavras, o pedido de registro detalhava uma espécie de aplicativo capaz de reconhecer alguns aspectos importantes de um game, que foram vistos pelos players, e impedir que essas informações cruciais sejam exibidas para quem não as viu.
“Os desenvolvedores dos jogos podem marcar objetos específicos do jogo como ‘ocultos’ por meio de uma ferramenta apropriada, e os detalhes desses objetos serão ocultados dos jogadores até que eles sejam descobertos no jogo. Como nos troféus ocultos, os jogadores terão a opção de substituir o bloco de spoilers, se assim desejarem”, é o que descreve o exemplo exposto na patente.
Resumindo, parece que a Sony está mesmo disposta a evitar que os spoilers estraguem mais surpresas do mundo dos games. A situação envolvendo o tão aguardado The Last Of Us: Part II foi uma verdadeira tragédia. Aliás, não são poucos os players quem têm evitado navegar na web nos últimos dias, apenas para não terem surpresas indesejadas.
Caso a Sony consiga levar a cabo essa ideia de “sistema antispoiler”, um grande problema da indústria terá sido resolvido. Sendo assim, temos que ficar de olho nas movimentações da empresa, em relação a esse assunto. Até a próxima…