Nos últimos tempos, o segmento dos cardgames vem sendo dominado por uma boa quantidade de jogos que colocam as cartas no centro das atenções, mas adicionam mecânicas típicas de jogos de RPG e dos famosos roguelikes. E não, não são poucos os games que estão seguindo por esse caminho.
Pois é! O grupo dos chamado Roguelike Deckbuilders já conta com uma grande quantidade de opções de alto nível e os devs continuam gerando mais aventuras semelhantes. Logicamente, cada game aposta em uma temática e um conjunto de elementos singulares, com vistas a se destacar em meio à forte concorrência.
Bem como os jogos desse tipo têm chamado a minha atenção e a de muitos jogadores recentemente, resolvi montar uma lista com 13 excelentes opções. Como irá notar, esses cardgames diferenciados contam com ideias muito criativas e alguns deles são realmente viciantes… vamos dar uma olhada nos títulos?
Slay The Spire (2017)
Para dar início a esta lista com os diferenciados cardgames conhecidos como roguelike deckbuilders, resolvi citar Slay The Spire. Esse é um dos precursores do subgênero (se é que podemos usar esse termo) e suas ideias continuam influenciando muitos projetos novos.
Em linhas gerais, o jogo desafia os players a alcançar os níveis mais altos de uma torre estranha, a fim de derrotar um adversário terrível. Ao longo da jornada, podemos montar baralhos e participar de batalhas que têm mecânicas oriundas de jogos de RPG com combates em turnos. Detalhe: o nível de dificuldade é bem acentuado.
Pirates Outlaws (2019)
Para quem gosta de aventuras relacionadas com o mundo dos piratas, Pirates Outlaws é um “prato cheio”. Dotado de um estilo visual muito singular, o game tem todos os elementos que compõem um bom roguelike deckbuilder e ainda oferece disputas com muitos aspectos estratégicos.
Vale ressaltar que, apesar de o nível de dificuldade geral do jogo ser bem elevado, as regras e as mecânicas são bem acessíveis, ou seja, é fácil começar a encarar a aventura, mas será necessário praticar muito para realmente dominar os segredos necessários para dar continuidade à jornada.
Backpack Hero (2022)
Como seus próprios criadores já mencionaram, Backpack Hero é um roguelike deckbuilder com um twist. Isto é, o jogo conta com cartas e mecânicas oriundas de diversos gêneros, mas se destaca por desafiar os players a gerenciarem seus inventários, visando carregar a maior quantidade possível de tesouros.
É importante destacar que o jogo ainda está no regime Early Access e, por isso, deverá ganhar updates que deixarão as coisas ainda mais interessantes. De qualquer forma, a build atual já é extremamente divertida e as construções do game são leves o bastante para aqueles que buscam por jogos para PC fraco.
Monster Train (2020)
Sem sombra de dúvidas, Monster Train é um dos cardgames mais viciantes que eu já joguei. E sim, o game também é um roguelike deckbuilder com um twist, já que todos os duelos acontecem em um trem infernal com três andares e precisamos posicionar os monstros com inteligência ou a derrota será inevitável.
Assim como acontece com os melhores roguelikes, Monster Train transforma as derrotas em algo normal. Além disso, cada partida tem elementos distintos, o que faz o potencial de rejogabilidade crescer de forma considerável. Resumindo, essa é uma alternativa que merece a sua atenção.
Brave’s Rage (2023)
Mesmo sendo um “novato” do subgênero em foco nesta lista, Brave’s Rage é um game que já atraiu a atenção de muitos jogadores. Para começar, o título tem um estilo visual incrível e suas construções e ideias se apresentam de forma bem atrativa para quem não dispensa um bom JRPG.
No entanto, o verdadeiro destaque do jogo é sistema de combates, que faz uso da mecânica ATB (Active Time Battle), que ficou famoso por conta dos jogos da franquia Final Fantasy. Isso quer dizer que as estratégias devem ser levadas a cabo antes de um limite de tempo ser alcançado. Em outras palavras, essa é uma aventura bastante desafiadora, mas muito dinâmica e divertida.
Trials of Fire (2019)
Agora, se você faz parte do grupo de players que amam RPGs táticos, Trials of Fire não pode ser deixado de lado. O game apresenta um conjunto de sistemas bastante complexos, mas suas batalhas são um espetáculo à parte e a história é muito interessante.
Aliás, por falar em história, as interfaces desse jogo foram criadas justamente para dar a impressão de que estamos lendo um livro de fantasia épica. Para completar, temos a possibilidades de customizar os heróis de diversas formas e criar decks extremamente poderosos.
Gordian Quest (2020)
No ponto central desta lista com ótimos cardgames, decidi posicionar o incrível Gordian Quest. Esse game é uma homenagem aos clássicos jogos de tabuleiro e RPGs de mesa, assim como à lendária franquia Dungeons & Dragons. (obviamente, com todos os elementos desafiadores de um bom roguelike).
Apresentando construções gráficas que remetem a histórias em quadrinhos de alto nível, Gordian Quest nos dá a oportunidade de controlar um time de personagens que faz uso do poder de centenas de cartas e equipamentos para encarar um mal terrível. Não deixe de conferir!
Beneath Oresa (2022)
Por falar em jogos com construções gráficas que remetem às HQs, temos aqui o belíssimo Beneath Oresa. O jogo ainda está no regime Early Access, mas atraiu os olhares de muitos players com seu visual espetacular e suas ideias diferenciadas.
Esse título conta com muitas cartas e uma série de mecânicas que remetem a jogos de RPG e de sobrevivência. E mais, temos alguns sistemas que nos ajudam a criar cartas únicas, expandindo assim as muitas possibilidades estratégicas. Com toda a certeza, esse game merece um “test-drive”.
Across The Obelisk (2021)
Também ostentando um visual belíssimo (mais voltado para ilustrações dignas de alguns livros de fantasia), Across The Obelisk é uma opção interessante para aqueles que curtem jogos cooperativos. Sim, o diferencial desse jogo é a possibilidade de compartilhar as alegrias e frustrações da jornada com os amigos.
Em síntese, toda a experiência segue o padrão definido por jogos como Slay The Spire, mas temos uma história diferenciada e diversos personagens com características peculiares. Portanto, se você não curte experiências singleplayer, essa pode ser uma boa pedida.
Chrono Ark (2019)
Chrono Ark é mais um jogo que ainda está no regime Early Access, mas já merece um lugar nesta lista com belos cardgames. Essa é uma daquelas opções que são, em essência, um belo jogo de RPG, mas fazem uso das cartas para adicionar um grau maior de estratégia aos combates.
Ostentando um visual diferenciado, com uma pegada bastante sombria, Chrono Ark ainda conta uma história envolvente e apresenta personagens muito cativantes. E só para constar, o game segue em pleno desenvolvimento há mais de três anos e já tem muito conteúdo de qualidade para os players consumirem.
Book of Demons (2018)
Em um primeiro momento, Book of Demons parece um daqueles jogos com combates Hack and Slash que seguem a fórmula da franquia Diablo. Porém, quando decidimos curtir o jogo com atenção, verificamos que ele possui muitos diferenciais e um “ar de jogo de tabuleiro” sem igual.
Na verdade, para aumentar a impressão de que estamos curtindo um jogo de tabuleiro, os devs resolveram apostar em um estilo visual que faz todas as construções parecerem ser feitas de papel. Com isso, a gente acaba embarcando em uma experiência imersiva e muito desafiadora.
https://www.youtube.com/watch?v=AG-jDzE-Big
Roguebook (2019)
Coproduzido pelo criador de Magic: The Gathering, Roguebook é um dos melhores cardgames à disposição atualmente. O jogo tem um mapa que remete a jogos de tabuleiro, combates que remetem a jogos de RPG “das antigas” e uma grande quantidade de cartas.
Por conta do formato do mapa, a exploração dos locais acaba ficando muito divertida e sempre conseguimos nos surpreender com aquilo que surge pelo caminho. Para completar, o sistema de duplas de heróis abre margem para muitas possibilidades estratégicas. Grande game!
SteamWorld Quest: Hand of Gilgamech (2019)
Colocando um ponto final nesta lista, temos o excelente SteamWorld Quest: Hand of Gilgamech. Quem conhece a franquia SteamWorld sabe que os jogos são bem diferentes e apostam em gêneros distintos, mesmo pertencendo ao mesmo universo. Por isso, esse título é uma opção única.
Contando uma história cheia de reviravoltas e apresentando personagens memoráveis, SteamWorld Quest: Hand of Gilgamech tem um sistema de combates bem divertido e uma grande quantidade de cartas. E como se isso ainda não fosse o bastante, o estilo visual é incrível!
Vale a pena curtir cardgames com mecânicas diferenciadas!
De modo geral, os chamados roguelike deckbuilders já conseguiram obter uma posição de destaque no segmento dos cardgames. E como esses games têm mecânicas viciantes e ideias que atraem diversos tipos de jogadores, tudo indica que mais novidades ainda serão apresentadas por desenvolvedoras de todos os portes.
E é isso! Para quem é fã de cardgames, os roguelike deckbuilders são opções imperdíveis. E, claro, se você curte esse subgênero e conhece outros títulos interessantes, sugiro que não deixe de compartilhar o post e fazer suas indicações. Desse modo, mais pessoas ficarão conhecendo os jogos desse tipo e ainda vamos ter mais opções para experimentar. Conto com o seu apoio. Até a próxima…