Neste sábado (29), começa a fase final do Cbolão, tradicional torneio beneficente de League of Legends organizado pelo ex-jogador e criador de conteúdo Gustavo “Baiano” Gomes.
Esta é a 3ª edição do torneio, que trará 8 times brigando diretamente pelo título, que são: Evok City e Os Caralhões, classificados por meio do qualificatório Monochampions, Loudinhos, vencedor do qualificatório SoloQ, Geração 2000 (do capitão Jean Mago), Eternos Figurantes (do capitão Ranger), ÉoROBS (do capitão Robo), BrtTrappers (do capitão BRTT) e Jantuscara (do capitão Jovirone), equipes convidadas pela organização do evento.
Como de costume, serão arrecadadas doações durante toda a transmissão do torneio, que será realizada no canal oficial do Baiano na Twitch. A equipe campeã fica com metade do valor arrecadado, enquanto a outra metade será destinada à luta contra a COVID-19.
Essa foi a primeira vez que o torneio realizou um qualificatório aberto à comunidade, que teve mais de 1000 equipes inscritas. Após uma longa caminhada, os Loudinhos, time de preparação de jovens atletas da LOUD, derrotaram a TShow 1007 na final do qualificatório e garantiram vaga na fase final do Cbolão, além de R$ 5 mil em premiação.
Já no qualificatório monochampion, Evok City e Os Caralhões se enfrentaram no confronto final e, apesar da vitória da Evok, as duas equipes também se classificaram para a etapa final.
O qualificatório iniciou no dia 17, mas as partidas só foram transmitidas nos dias 22 e 23, quando foram definidos os vencedores de cada chave. Durante os dois dias de transmissão, os números de audiência registram uma média de cerca de 50 mil espectadores simultâneos e quase 500 mil espectadores únicos.
A expectativa é que esse sucesso de público se estenda para as finais do campeonato, assim como nas outras edições. O Cbolão é o maior torneio beneficente de esports do Brasil e, além da grande audiência, já arrecadou mais 200 mil reais em doações em suas edições, bem como diversos itens, como cestas básicas e máscaras especiais hospitalares.
Para o criador do torneio, Baiano, essa preocupação com ações beneficentes mostra o engajamento da comunidade em causas sociais: “Nós estamos empenhados, mais uma vez, em ajudar quem realmente precisa.
Sabemos da força da comunidade e queremos mostrar que quando estamos unidos podemos fazer a diferença na sociedade”, elucidou o streamer de League of Legends.
Nesta edição, serão apresentadas algumas novidades durante a transmissão. Para abertura do campeonato, o DJ Liu vai animar o público trazendo um show ao vivo de música eletrônica.
Ainda no dia 29, além da disputa das primeiras partidas oficiais do campeonato, com eliminação direta em formato MD1, será realizado, também, o “X1 de Monochampions”, onde haverá confrontos individuais entre jogadores que dominam um personagem específico.
Já no segundo dia de competição, acontecerão as semifinais e a grande final, que colocará frente a frente os dois melhores times do campeonato em uma melhor de 3 partidas.
Para acompanhar e saber mais sobre a competição, acesse o site oficial do evento e para assistir ao campeonato acesse https://www.twitch.tv/baiano a transmissão começa à partir 13h.