Após muitos anos em “Early Access”, o game Wolcen: Lords of Mayhem foi lançado oficialmente. O título tem chamado a atenção dos players e se posicionado como um dos mais vendidos da Steam, o que o fez superar o estigma de ser considerado um “clone de Diablo”.
Bem, as comparações com a franquia da Blizzard são bem comuns. Afinal, Diablo é uma lenda dos games, que, desde 1996, tem ajudado a moldar uma fórmula muito peculiar de Action RPGs.
[related_posts_by_tax]
Pensando nisso e me inspirando no sucesso de Wolcen: Lords of Mayhem, eu resolvi criar uma pequena lista com 5 jogos que são parecidos com Diablo, mas conseguiram superar o rótulo de “clones de Diablo”, oferecendo aos players aventuras memoráveis. Vamos conferir?
Grim Dawn
Grim Dawn abre esta lista por apresentar construções muito semelhantes àquelas apresentadas pela franquia da Blizzard. Nesse sentido, o aspecto sombrio e a perspectiva isométrica são os pontos de maior destaque. O jogo foi lançado em 2016 e seu estilo vitoriano é impressionante.
Apesar do rótulo de “clone de Diablo”, Grim Dawn conseguiu se destacar por oferecer uma experiência Hack and Slash de altíssima qualidade. Além disso, o game conta com mecânicas inteligentes e um sistema de forja muito bem desenvolvido. Sem dúvidas, um título de grande qualidade.
Hero Siege
Hero Siege pode ser considerado um “clone de Diablo” muito mais por suas mecânicas do que pelo visual. O game, que foi lançado em 2014, oferece uma experiência Hack and Slash que remete ao jogo da Blizzard, mas é bem diferente no aspecto visual.
Para completar, o game tem muitas classes e coloca hordas de inimigos no caminho dos players, além de grandes dungeons e chefões. Resumindo, por conta dos gráficos da aventura, fugir da “sombra de Diablo” ficou mais fácil para esse jogo, embora fique claro que a franquia da Blizzard foi uma forte fonte de inspiração.
Path of Exile
Antes do grande sucesso feito por Wolcen: Lords of Mayhem, Path of Exile poderia, facilmente, ser considerado o mais bem-sucedido, dentre todos os games rotulados como “clones de Diablo”. Lançado em 2013, o título conquistou uma legião de fãs, exatamente por utilizar a “fórmula Diablo” com originalidade.
O game coloca os players no papel de um exilado e promove uma emocionante jornada pelo continente sombrio de Wraeclast. Com excelentes sistemas de customização e combates dotados de altos níveis de ação, o game promove momentos épicos e altamente divertidos. Detalhe: um Path of Exile 2 já foi prometido. Logo, podemos concluir que o game “caminha bem longe das sombras da franquia da Blizzard”.
Darksiders Genesis
Pertencente a uma franquia de renome, Darksiders Genesis, que foi lançado em 2019, surge como uma adaptação da franquia Darksiders à fórmula básica da franquia Diablo. O game tem conseguido bons resultados e já fugiu do rótulo de “clone de Diablo”, mesmo com pouco tempo de vida.
Dentre os muitos destaques de Darksiders Genesis, temos os emocionantes conflitos, os cenários impressionantes e a trama. A aventura é marcada por passagens bem interessantes e os efeitos visuais fazem com que os confrontos alcancem o patamar místico que a premissa do game exige. Bela opção.
Wolcen: Lords of Mayhem
Para fechar esta lista, apresento o jogo que inspirou todo o meu texto. Wolcen: Lords of Mayhem é um game que estava em “Early Access” há algum tempo e foi lançado em fevereiro deste ano (2020). O jogo tem sim, muitas semelhanças com a franquia da Blizzard, mas possui pontos singulares que justificam seu sucesso.
Como grandes destaques de Wolcen: Lords of Mayhem, aponto a parte visual, com cenários belíssimos, e seu gameplay intenso, que leva a ideia de Hack and Slash muito a sério. Cabe destacar também que o game conta com níveis de dificuldade e um sistema de desenvolvimento de personagens que dá enorme liberdade para os players. Que jogo!
Muito mais do que meros “clones de Diablo”…
Chegamos ao fim da lista e, como pôde notar, embora os títulos apresentados sejam constantemente comparados com a franquia da Blizzard, eles conseguiram superar o rótulo de “clones de Diablo” e alcançaram relativo sucesso, graças às suas próprias forças. Os cinco games citados são opções que merecem ser experimentadas por fãs de grandes jogos de Action RPG. Até a próxima…