Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019
Notícias sobre Games e e-Sports


Como jogar Teamfight Tactics: O guia definitivo!

E aí, você anda se perguntando como jogar Teamfight Tactics? Então esse post é para você! Atualmente, o Auto Chess…

Por Sandy , em Outros Games , data: 8 de julho de 2019 Tags:, ,


E aí, você anda se perguntando como jogar Teamfight Tactics? Então esse post é para você!

Atualmente, o Auto Chess vem bombando e enlouquecendo a comunidade gamer. Assim, Riot Games, não perdeu tempo e lançou Teamfight Tactics!

O Mod estreiou no Brasil há alguns dias (28) e já é sucesso no Twitch TV!

No entanto o novo mode de League of Legends, embora siga o estilo Auto chess, tem algumas peculiaridades que o diferenciam da concorrência.

Vamos começar?

Como eu faço para jogar Teamfight Tactics?

Teamfight Tactics estava disponível apenas no servidor de testes League of Legends. Assim, para jogar era necessário que você tivesse uma conta no LOL, com no mínimo terceiro nível de honra. Mas agora o jogo já está disponível no servidor oficial e todos podem jogar.

O que é o Teamfight Tactics? E o que é esse “negócio” de Auto Chess?

O Teamfight Tactics é mod dentro do League of Legends. No entanto, ele foi derivado do mode de um outro game, DOTA 2 chamado Auto Chess, assim como próprio League of Legends.

O game basicamente consiste em enfrentar adversários montando estratégias, de forma similar ao xadrez comum.

Esse tipo de game vem sendo conhecido também por MABA – Multiplayer Automatic Battle Arena

O objetivo TFT (Tramfight Tactics) é construir o exército de heróis fortes para se defender dos ataques inimigos.

Mas diferente do precursor, o LOL Chess não é individual! Você poderá jogar com até oito jogadores participantes, cada um com sua própria parte do mapa para defender. 

Vence o último a ficar de pé.

Considerações iniciais

A primeira coisa que é necessário saber de como jogar Teamfight Tactics, é que durante o jogo você terá uma Pequena Lenda.

Cada jogador tem sua própria Little Legend (Pequena lenda). Este é o avatar que irá representar sua vida durante o jogo e também pode ser movido e tem até emotes!

Reprodução/Riot Games

As funções do game são feitas, na sua grande maioria, clicando com o botão esquerdo do mouse.

No entanto, existem alguns comandos avançados. Vejamos:

  • W – Quando passar o cursor por um campeão, aperte essa tecla para o enviar para o campo de batalha ou voltar para reserva.
  • E – Quando passar o cursor sobre um campeão, aperte essa tecla para vendê-lo.
  • 1 e 2 – Através dessas teclas você navega pelas arenas. “1” para a próxima e “2” para a anterior.
  • Espaço – Volta a câmera para a sua Pequena Lenda

Conheça seu tabuleiro!

O estilo auto chess tem sua jogabilidade característica, caso ainda não conheça, corre lá no nosso guia para obter um conhecimento mais completo. No entanto, vamos pincelar aqui.

O game basicamente consiste em comprar campeões que aparecem de forma aleatória na tela, para fortalecer seu time e formando a melhor estratégia para vencer o inimigo junto com seus aliados.

Seu tabuleiro é da seguinte forma:

Reprodução/ Riot Games

Ainda nessa mesma postagem, ela basicamente explica a composição indicada pelos números:

  1. Onde sua Pequena Lenda está localizada.
  2. Arena: Onde as batalhas acontecem e você posiciona suas peças.
  3. Reserva: Campeões comprados, mas que não foram colocados.
  4. Loja: Onde você comprará novas peças que aparecerão de forma aleatória.
  5. Travar/destravar a Loja: Essa opção não atualiza automaticamente sua loja quando uma nova rodada começar.
  6. Rastreador de características: Aqui é possível rastrear as características das suas peças.
  7. Inventário de itens: Onde ficam seus drops e itens
  8. Geradores de ouro: Aparecem com base na quantidade de ouro que você já tem, sua função é uma bonificação sobre o ouro acumulado.
  9. Placar: Mostra a vida de todos os jogadores.
  10. Rastreador de estágio: Mostra seu estágio na partida.
  11. Rastreador de fase: Sua fase e quanto falta para a próxima
  12. Lado do oponente

Mecânicas individuais de jogo

Ao longo do jogo, o jogador e seus oponentes tem algumas mecânicas que funcionam de forma individual e em equipe. Vamos falar um pouco mais das que dependem exclusivamente de você!

Vida

Cada jogar inicia o game com 100 de vida, no entanto, a cada derrota ele sofrerá um dano. Mas, o valor desse dano é calculado com base nos heróis inimigos que estavam vivos ao fim da rodada.

Dessa forma, quando sua vida zerar você está fora, mas suas peças serão enviadas ao “elenco compartilhado” para que os jogadores restantes da sua equipe possam utilizar.

Ouro

Ouro é outro aspecto individual, que é administrado apenas pelo jogador. Assim, o dinheiro não é algo que a equipe possa interagir. Apenas o jogador, individualmente, poderá utilizar seu ouro.

O ouro é utilizado para: Comprar e vender campeões, atualizar a loja e comprar experiência.

Você poderá obter ouro da seguinte forma:

  • Ao final de cada rodada você receberá uma quantia diferente de acordo com seu resultado;
  • “Economizar” ouro entre as rodadas faz com que ele renda juros (Betina curtiu isso)
  • Sequências de vitórias e derrotas também são bonificadas.
  • Quando vencer uma rodada PvP
  • Vendendo campeões que não precisa mais. Lembrando que campeões fortes sofrem penalidades ao serem vendidos, ou seja, você não receberá 100% do que pagou por ele.

Nível

O nível de cada jogador também é computado de forma individual. Assim, cada jogador começa a partida no nível 1 e vai até o 9. Cada nível acrescenta mais um campeão no seu campo de batalha.

É possível evoluir de forma “natural” no game. No entanto, você pode dar um “upgrade” e gastar um pouco de ouro para evoluir de forma mais rápida.

A evolução dos personagens

Os personagens também podem evoluir. Se você adquirir 3 campeões iguais ele evoluirá para 1 de 2 estrelas. E assim por diante: 3 de 2 evoluem para 1 de 3.

O jogo e mecânicas coletivas

Agora todo o esquema de Auto chess ganhou um toque de Riot Games, já que a empresa conseguiu transformar um game completamente individual em um colaborativo.

Se você está acostumado com o Mod de Dota 2 poderá estranhar um pouco, mas é uma mecânica fácil de ser compreendida.

As fases do game

TFT é separado em fases( ou estágio) e cada fase, por sua vez, é composto por várias rodadas.

Fase 1: Planejamento – Aqui você tem 30 segundos para comprar campeões e posicioná-los. Depois, iniciam as rodadas de combate (PvP).

Fase 2: Combate (PvP) – Agora é a hora das batalhas! Seus campeões enfrentaram um oponente aleatório. O jogo não vai para a próxima etapa até que todas as batalhas terminem.

Fase 3: Fase de Combate (PvE)

Existem algumas rodadas que são contra creepies. Elas são as três primeiras, para te preparar para outros oponentes e alguns subsequentes. Esses monstrinhos dropam itens.

Escolhas Compartilhadas

Todo começo de partida e antes de rodadas específicas será possível que os jogadores da mesma equipe tenham uma escolha compartilhada.

Todos são transportados para a ilha no centro da Convergência e escolhem um Campeão gratuitamente a partir de uma única seleção aleatória.

Começando a jogar: Dicas para os primeiros passos!

Agora, você dará os primeiros passos no jogo! Vamos lá!

Antes de escolher a primeira peça, é essencial que você saiba que todos os campeões tem habilidades passivas e ativas.

As habilidades ativas custam 100 de mana e têm um cooldown, ou seja, tem um período em que não é possível utilizar essa habilidade.

A mana é um recursos dos campeões obtido através do dano que recebem ou causam.

Para otimizar suas escolhas, opte por heróis que tenham uma habilidade forte e coloque-os logo na frente do exército. Eles atuam para receber dano e carregar suas habilidades.

Não atualize sua loja logo no início! Essa é uma dica básica, no entanto, é mais valioso você segurar, pelo menos, 30 ou 40 de ouro para buscar campeões que não apareceram automaticamente.

Organização é fundamento em TFT. Você poderá colocar os heróis mais utilizados de um lado e do outro, os menos utilizado. Assim você poderá poderá vender facilmente, sem precisar ficar pensando muito para tomar uma decisão.

Mantenha a atenção nos seus adversários! Nas suas primeiras partidas de TFT pode ser difícil transitar entre as telas, no entanto, é importante que faça esse controle.

Você poderá otimizar seu exército de acordo com a maioria dos outros tipos. Por exemplo, se a maioria dos jogadores constroem um exército com peças de alto custo, é interessante rever sua estratégia, já que é bem difícil compor um personagem 2 estrelas com campeões caros.

Vamos falar sobre probabilidades! As probabilidades de cada campeão aparecer pode otimizar sua estratégia. Dentro do game, as chances de obter um campeão mais poderoso no rolagem aleatória vai depender diretamente do nível.

Assim, é importante ter em mente que a evolução de personagens de custo 1 pode não ser tão lucrativa quanto obter um personagem raro. Calcule bem isso durante sua partida.

Você não vai querer perder um Garen, para obter uma peça com 29% de chance de aparecer na próxima atualização da loja.

Custo unitário12345
Número de unidades3926211310
1 lvl100%0%0%0%0%
2 lvl100%0%0%0%0%
3 lvl70%30%0%0%0%
4 lvl55%30%15%0%0%
5 lvl40%30%25%5%0%
6 lvl29%29,5%31%10%0,5%
7 lvl24%28%31%15%2%
8 lvl20%24%31%20%5%
9 lvl10%19%31%30%10%

Sempre pense nos heróis que você quer comprar no futuro. Isso não significa necessariamente o nome e sobrenome do camarada, no entanto, identificar qual o tipo do seu próximo personagem já é um bom começo para não perder uma oportunidade.

Em sinergia você verá que cada personagem tem buffs quando atua com outros do mesmo tipo, assim, é possível você identificar o que atua melhor no time que está montando.

Pense: O que eu preciso? De mais dano em área? Ou meus campeões tem pouca vida, preciso de buff’s de cura? Analise como o grupo atua nas batalhas.

Embora TFT tenha o fator “aleatoriedade”, isso não impede de montar uma estratégia forte, adaptável aos campeões que aparecerem.

Dê atenção aos itens! Assim como no LOL, os itens podem ser combinados, formando outro mais forte. No entanto, é bem mais simples que o original. Preste atenção nesse fator! Os itens estão ali para serem usados, combinados e otimizados!

Dê uma estudada nas combinações, assim, você construirá itens novos e mais fortes de forma rápida.

Aqui está a tabela, publicada no site de Riot.

Reprodução/Scarra

Para que serve a Espátula?

A Espátula é um item especial que sozinha não tem utilidade nenhuma, no entanto, se combinada com outra ela aumenta o limite de Campeões, ou seja, você ganha a oportunidade de colocar mais um guerreiro em campo.

Se combinada à armaduras e itens fortes, você ganhará ótimos buffs!!!

Melhores estratégias e heróis

Não existe apenas uma estratégia infalível em TFT, pelo contrário! Isso depende da sua afinidade com o jogo e na sua capacidade de modular sua estratégia para acabar com seus oponentes.

Por esse motivo, aquela “espiadela” no campo adversário é essencial durante os períodos de planejamento.

É importante ter em mente a fluidez do jogo. Dessa forma, o time que você monta nos primeiros 20 minutos, se não alterado, não funcionará no tempo restante.

Logo de ínicio, construir personagens duas estrelas é interessante, pois a alta probabilidade deles chegarem até você efetiva mais essa possibilidade.

No entanto, no decorrer do jogo é melhor substituí-lo por um campeão mais forte, que sustente melhor a evolução de seus adversários.

A sinergia dos campeões também é importante, pois oferece buffs muitos uteis na batalha no tabuleiro. Em geral, as melhores são:

Glacial

Os glaciais têm uma grande sinergia passiva que lhe dá uma boa chance de congelar seu alvo. Além disso, as habilidades de personagens como Volibear e Sejuani podem atordoar alvos. 

Isso significa que os shooters de segunda linha têm muito tempo livre para causar dano. A composição foi nerfada recentemente, mas ainda funciona bem.

Os itens devem ser investidos no Volibear, que pode ser uma verdadeira fera e ganhar partidas para você.

Composição Básica: Volibear, Anivia, Ashe, Braum, Lissandra e Sejuani.

Campeões adicionais: Kindred, Kennen e Mordekaiser.

Selvagem / Metamorfo / Dragão

Essa é uma sinergia que funciona bem no inicio e no final do jogo. Tem um bom equilíbrio entre tanques e personagens dps. 

Warwick, Nidalee e Ahri devem ser a base de nossa composição. Em seguida, complementamos com outros metamorfos, Shyvana e Gnar. O conjunto é complementado por uma das unidades mais fortes do jogo – Aurelion Sol.

Graças a ele, você completará a sinergia dos dragões. A desvantagem desta composição são preços bastante elevados da maioria das unidades.

Composição Básica: Nidalee, Warwick, Ahri, Shyvana, Gnar, Aurelion Sol.

Campeões adicionais: É melhor adicionar qualquer mágico para obter a sinergia de Sorcerer e Ninja, que recebe a sinergia quando está sozinho. Sugestões: Lulu, Zed, Pyke, Kennen.

Como construir seu exército

O Teamfight Tactics é um jogo em que muito depende da sorte, e a tarefa do jogador é adaptar-se às mudanças de condições no mapa. Quando você começa uma partida, nunca se concentre em uma combinação específica de heróis. Esteja aberto para as possibilidades e considere todos os personagens.

Linha de frente

No começo, a base do seu exército deveria ser os heróis lutando na linha de frente. Eles determinarão em grande parte o tipo de exército que você estará desenvolvendo. Quando você constrói a primeira linha, escolha as unidades restantes de acordo com a classe ou origem de seus tanques.

Duas ótimas sugestões para começar:

1. Três cavaleiros – Garen / Darius / Mordekaiser – Cada um deles custa apenas 1 ouro e, além disso, todos pertencem à classe Knight. Duas dessas unidades são suficientes para obter a sinergia dos cavaleiros.

2. Aventureiros selvagens – Warwick / Rek’Sai – ambos os personagens pertencem à classe Brawler, então comprando-os, você receberá imediatamente uma sinergia útil. Eles se dão bem sozinhos, mas você também pode combiná-los com os Cavaleiros.

Claro, estas não são as únicas possibilidades. Cada classe no jogo possui personagens que são mais eficientes na primeira linha. 

Se você quiser investir em magos, concentre-se em comprar primeiro o Kassadine e, para os piratas, o Graves funcionará bem. 

Tudo depende do que você escolhe no começo e do que seus adversários vão comprar. Não adianta investir em Darius se 4-5 outros jogadores também o escolherem.

Como devo evoluir no game?

Se você decidir quem estará na sua primeira linha, agora você pode construir o resto do seu exército.

1. Três cavaleiros – quando você começa a jogar com Garen, uma boa opção seria se concentrar na facção Nobre. O conjunto de guerreiros inclui Vayne, Leona e Fiora. Portanto, você obtém uma composição equilibrada e uma sinergia muito boa para aumentar a armadura e adicionar tratamento.

2. Aventureiros selvagens – a partir desta composição, você pode seguir duas direções diferentes. A primeira opção – a facção dos selvagens, que inclui Warwick, Ahri, Gnar (unidade muito forte!), Nidalee e Rengar. Você receberá assim um grande bônus na velocidade de ataque. 

A segunda possibilidade é a facção do Vazio. Neste caso, adicione Kassadin, Kha’zix ou Cho’Gath ​​ao seu exército, e todas as unidades irão ignorar parte da armadura do inimigo.

Lembrando: Se você tiver uma alternativa mais forte para substituir algum campeão, tente manter apenas o número mínimo de unidades no campo para uma certa sinergia. 

A facção Vazio recebe um bônus por três unidades dessa facção, portanto não é necessário manter quatro delas.

Qual é o próximo?

Se você já possui várias sinergias ativas, tente desenvolvê-las e adicionar sinergias que não exijam um grande número de unidades. 

Assim, um bom exemplo é a facção ninja, que ativa a sinergia quando temos uma ou quatro dessas unidades a bordo.

É o mesmo com o exilado e seu representante Yasuo. Uma solução igualmente boa são os dragões – há apenas dois deles no jogo.

Não tenha medo de experimentar. O melhor exército, é claro, ainda não foi descoberto, e às vezes os objetos desenhados podem determinar o resultado.

Como escolher meus campeões?

Ao comprar, tenha em mente algumas coisas: Criando um exército, nós sempre nos esforçamos para construir sinergia entre as origens / classes de heróis. Então, você poderá encontrar uma lista detalhada mais para frente.

Heróis também têm diferentes níveis de raridade (branco, verde, azul, roxo, laranja) e, portanto, força. Nesse sentido, quanto mais alto o nível da nossa Pequena Lenda, mais provável é que encontremos um tipo de herói mais raro.

O número de heróis idênticos que os jogadores podem encontrar é limitado e depende do nível de sua raridade. No entanto, Há logicamente muito mais personagens comuns como Tristana do que os lendários como Yasuo.

Aumentar o nível de sua pequena lenda aumenta a chance de obter campeões mais fortes.

No entanto, não dá para fugir de uma coisa: Você deve experimentar – não tenha medo de vender as unidades que não usa. Você pode começar comprando Campeões, mas se encontra opções mais fortes ao longo da partida, não tenha medo! Venda!

Fique atendo às sinergias

As sinergias são habilidades especiais, passivas e ativas, que os heróis obtêm se estiverem no mesmo exército com outros heróis da mesma origem ou classe. 

No entanto, elas não são meros buffs. Mas sim, totalmente essenciais e devem ser levados em conta ao planejar seu exército.

  1. Heróis de diferentes tipos são levados em conta em sinergia. Se tivermos dois Garens, eles não são considerados dois personagens nobres.
  2. Algumas classes são mais úteis nos estágios iniciais do jogo, outras no meio e outras no final do jogo. Tenha isso em mente e não tenha medo de mudar sua estratégia e vender alguns dos heróis.

Abaixo, você encontrará uma explicação com todas as sinergias. 

Sinergias

Demônio

2/4/6 dão, respectivamente 30% / 50% / 70% chances de queimar toda a mana do oponente e causar a quantidade de dano da mana queimada.

Campeões: Varus, Morgana, Aatrox, Swain, Elise, Evelynn, Brand.

Dragões

2 Dragões no campo se tornam imunes à magia.

Campeões: Shyvana, Aurelion Sol.

Exilado

Coloque apenas 1 exilado em campo de batalha, ele começa a luta com 100% de pontos de vida se for gerado pelo menos dois campos das outras unidades.

Campeões: Yasuo.

Glacial

2/4/6 em campo quando acertam um inimigo, pode causa respectivamente 25% / 35% / 45% para atordoá-lo por 2 segundos.

Campeões: Braum, Ashe, Sejuani, Lissandra, Volibear, Anivia.

Robô

Começa a luta com a mana completa.

Campeões: Blitzcrank

Imperial

2/4 em campo causam dano duplo para, respectivamente, um / todos os campeões da facção Imperial.

Campeões: Draven, Darius, Katarina, Swain

Nobre

3/6 dessa facção em campo causam +100 de armadura e 35 de cura em contato para um companheiro aleatório / exército inteiro.

Campeão: Fiora, Vayne, Leona, Garen, Lucian, Kayle

Ninja

1/4 no tabuleiro causa 20% / 60% de dano AD para ninja

Campeão: Kennen, Shen, Zed, Akali

Piratas

3 piratas em campo ganham 4 moedas extras por cada rodada de PVP.

Campeões: Graves, Pyke, Gangplank e Miss Fortune

Yordle

Com 3/6 da raça Yordles em campo, o ataque contra eles tem chance de 20% / 50% serem anulados.

Campeões: Tristana, Poppy, Kennen, Lulu, Veigar, Gnar.

Fantasmas

2 fantasmas em campo amaldiçoam um campeão adversário reduzindo sua saúde a 100 pontos.

Campeões: Mordekaiser, Karthus, Kindred

Selvagem

2/4 de campeões selvagens dão uma bonificação onde cada ataque dá um bônus de fúria de 8% na velocidade de ataque. Mas só é possível ter, no máximo, 5 por unidade.

Campeões: Warwick, Ahri, Gnar, Nidalee, Rengar.

Vazio

3 campeões Void ignoram 50% da armadura do inimigo para todos as suas unidades.

Campeões: Kha’zix, Rek’sai, Kassadin, Cho’goth

Assassino

3/6 assassinos em campo aumentam, respectivamente, 150% / 350% do dano crítico de toda a classe.

Campeões: Kha’zix, Zed, Evelynn, Akali, Pyke, Katarina, Rengar.

Blademasters/Mestre das Lâminas

3/6 de campeões mestres das lâminas dão 45% de chance de acertar um/dois ataques adicionais.

Campeões: Fiora, Aatrox, Draven, Shen, Gankplank, Yasuo.

Brawler/Lutadores

2/4 campeões dessa classe dão + 300 / + 700 HP para todos os lutadores.

Campeões: Warwick, Blitzcrank, Cho’goth, Rek’sai, Volibear.

Elementalista

3 mentalistas convocam um Elemental em cada batalha.

Campeões: Lissandra, Brand, Kennen, Anivia

Guardião

2 guardiões geram +30 de armadura para os campeões da facção Guardião e unidades ao lado.

Campeões: Braum, Leona

Atirador

2/4 atiradores dão 50% de chance de atacar, respectivamente, uma unidade extra / todas as unidades no alcance.

Campeões: Graves, Lucian, Miss Fortune, Tristana, Gankplank

Cavaleiro

2/4/6 de cavaleiros bloqueiam 20/40/80 de dano de qualquer ataque normal.

Campeões: Darius, Mordekaiser, Sejuani, Garen, Poppy, Kayle

Arqueiros

2/4 arqueiros cada 3 segundos, têm 25/65% de chance de dobrar sua velocidade de ataque em 3 segundos.

Campeões: Vayne, Ashe, Varus, Kindred.

Metamorfo

3 metamorfos em campo recebem 100% da saúde máxima após a mudança de forma.

Campeões: Nidalee, Shyvana, Elise, Gnar, Swain.

Feiticeiros

3/6 de feiticeiros em campo aumentam o dano mágico do exército em 35/100 pontos.

Campeões: Kassadin, Lulu, Morgana, Karthus, Ahri, Veigar e Aurelion Sol

Colinha dos melhores personagens!

Veja os personagens separados pelo seu ranking! Assim, você poderá ter em mente qual é a melhor opção quando sua loja atualizar!

Reprodução/GRY Online pl

Lembre-se de algumas coisas importantes dentro de TFT:

  1. A moeda do jogo diz muito sobre seu campeão, assim, um herói que vale 1 ouro será mais fraco que um de 4 ouro. 
  2. A tabela é baseada em estatísticas de partidas, tanto ganhas quanto perdidas, onde um dado personagem foi usado e as observações pessoais do autor. (segundo a GRY online)
  3. Às vezes, precisamos de heróis mais fracos para preencher nossa composição, isso é natural. Não fique bitolado pelos fortes. Heróis medianos ou fracos tem buffs complementares interessantes.
  4. Dessa forma, lista de níveis é muito útil quando iniciamos um jogo com dois personagens de 2 estrelas e temos que decidir qual sinergia vale a pena desenvolver.

Para facilitar ainda mais o aprendizado, separamos esse vídeo do Ken Harusame que vai te ajudar entender, ainda mais, esse novo mod da Riot.

E aí? Gostou desse super manual? Compartilhe com os amigos para mostrar TFT para todo mundo! Logo você terá um time imbatível!

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Inscreva-se  
Notifique me quando