No início deste mês de dezembro, chamei a atenção (via The Game Times) para o tradicional Indie of the Year Awards. Como o nome dessa premiação sugere, trata-se de um evento no qual o mundo indie é celebrado e os melhores games do segmento são escolhidos pelo público e pelos editores.
Bem, a votação ficou aberta durante quase todo o mês e agora, após mais de 33 mil votos, os vencedores finalmente foram revelados. Pelo voto dos editores, não houve grandes surpresas, mas, pelos votos dos players, o grande vencedor foi aquilo que chamaríamos de um “azarão”… vamos conferir os resultados?
Os resultados do 11º Indie of the Year Awards
Caso você não conheça, o Indie of the Year Awards é realizado pelo site Indie DB, que é a maior comunidade dedicada a jogos indie de todo o mundo. Por isso, geralmente, a premiação nos dá um resumo do ano e uma amostra do potencial dos trabalhos dos desenvolvedores independentes.
No caso deste ano de 2020, quem é fã de jogos indie não teve motivos para reclamar. Afinal, alguns indies incríveis foram lançados e conseguiram “bater de frente” com títulos AAA de desenvolvedoras renomadas. Sendo assim, convido você a conferir as listas com os vencedores de cada uma das premiações…
Players Choice
Na premiação Players Choice, tivemos uma votação aberta, na qual todos os players puderam participar e selecionar os seus jogos favoritos. A escolha se deu forma livre e o resultado final, de certo modo, foi bem surpreendente. Dê uma olhada no Top 10…
- 10º – ScourgeBringer (Flying Oak Games)
- 9º – Nanotale – Typing Chronicles (Fishing Cactus)
- 8º – Fall Guys: Ultimate Knockout (Media Tonic)
- 7º – Mount & Blade II: Bannerlord (TaleWorlds Entertainment)
- 6º – ExoTanks (Digital Universe)
- 5º – Among Us (Innersloth)
- 4º – Hades (Supergiant Games)
- 3º – She Will Punish Them (L2 Games)
- 2º – Hydroneer (Foulball Hangover)
- 1º – HYPERCHARGE: Unboxed (Digital Cybercherries)
Como pôde perceber, HYPERCHARGE: Unboxed desbancou grandes sucessos deste ano, como Hades, Among Us e Fall Guys e acabou sendo eleito o melhor indie de 2020 pelos players. O game tem uma premissa bem curiosa e me surpreende o fato de o título não ser tão conhecido.
Editor Choice
No caso dos votos dos editores, que são todos membros da mídia especializada, a votação acontece de uma forma um pouco diferente e verificamos a existência de uma boa série de categorias. Nesse caso, as decisões foram um pouco mais lógicas, mas ainda tivemos certas surpresas. Confira…
- Melhor Jogo Single Player: Hades (Supergiant Games)
- Melhor Jogo Multiplayer: Holdfast: Nations At War (Anvil Game Studios)
- Jogo Mais Criativo: The Pedestrian (Skookum-Arts)
- Melhor Direção de Arte: Necrobarista (Route 59)
- Melhor Comunidade: Among Us (Innersloth)
- Melhor Jogo VR: Into the Radius (CM Games)
- Melhor Jogo Co-op (Online ou Local): HYPERCHARGE: Unboxed (Digital Cybercherries)
- Melhor Gameplay: Disc Room (Terri, Dose, Kitty, JW)
- Melhor Narrativa: Coffee Talk (Toge Productions)
- Jogo Mais Aguardado: Backbone (EggNut)
Apesar de esta lista também contar com alguns títulos que não “chegaram às massas”, também temos nomes aclamados, como é o caso de Hades e Among Us. De todo modo, como se trata de um grupo de editores que focam no segmento, essas opções foram muito bem analisadas.
Best Upcoming
Para fechar as listas de premiações do Indie of the Year Awards, temos uma seleção com os títulos que estão sendo mais aguardados pela comunidade. Isto é, a relação nos ajuda a identificar alguns games que precisam ser acompanhados com maior atenção. Eis a lista:
- 10º – Resistance and Liberation (Talos Interactive)
- 9º – This Thing Of Ours (Skull Cracker Entertainment)
- 8º – Chama (ST Studios)
- 7º – Cold Shell (Brutal_Muse)
- 6º – Timberborn (Mechanistry sp. z o.o)
- 5º – Destroyer: The U-Boat Hunter (Iron Wolf Studio S.A)
- 4º – Setting Sun (deadhorse12)
- 3º – Gamedec (Anshar Studios)
- 2º – Tiny Room Stories: Town Mystery (Kiary Games)
- 1º – Sons of Valhalla (pixelchest_games)
Sem sombra de dúvidas, Sons of Valhalla, o game que ficou com o prêmio de mais aguardado, mereceu a honraria, por conta das construções que remetem a jogos lendários, como Terraria e Kingdom Two Crowns. Ainda assim, os outros nomes da lista também merecem a sua atenção.
E esse foi o Indie of the Year Awards 2020
Com essas listas, pudemos ter uma noção clara de todos os tesouros que foram entregues pelos desenvolvedores indie ao longo de 2020. Melhor ainda, tivemos a chance de conhecer projetos promissores que podem vir a brigar com jogos AAA no próximo ano.
Enfim, se você curte jogos indie, sugiro que dê uma boa olhada em cada game, de cada uma das listas apresentadas. Desse modo, você poderá “sentir na pele” o grande nível de criatividade dos devs e o carinho que eles investiram em suas produções. Até a próxima…