No dia 17 de março, a Game Developers Conference 2025 foi iniciada lá nos Estados Unidos e uma das suas principais atrações, a cerimônia de entrega dos troféus do Game Developers Awards, já rolou. Pois é! A conferência vai ser encerrada amanhã, 21 de março, mas o GOTY já foi definido.
E sim, tivemos uma “surpresa”. Afinal, Balatro superou os badalados Astro Bot e Black Myth: Wukong e ficou com o prêmio de Melhor Jogo do Ano e outros três troféus. Logicamente, eu separei aqui todas as informações sobre os vencedores… vamos dar uma olhada?
Balatro é apontado como o GOTY no GDC Awards
Como eu destaquei, a cerimônia de entrega dos troféus do Games Developers Choice Awards é uma das grandes atrações da GDC, pois acaba evidenciando aquilo que os próprios devs consideram como as criações mais inovadoras e dignas de atenção.
Nesse caso, podemos dizer então que Balatro acabou sendo o maior destaque da indústria dos games no ano passado, de acordo com os profissionais da indústria. Afinal, o game foi apontado como o GOTY e ainda ficou com outros três troféus (em categorias muito importantes). Eis a lista com todos os vencedores…
- Melhor Áudio: Astro Bot (Team ASOBI / Sony Interactive Entertainment)
- Melhor Estreia: Balatro (LocalThunk / Playstack)
- Melhor Design: Balatro (LocalThunk / Playstack)
- Prêmio de Inovação: Balatro (LocalThunk / Playstack)
- Melhor Narrativa: Metaphor: ReFantazio (ATLUS / SEGA / Studio Zero)
- Melhor Tecnologia: Astro Bot (Team ASOBI / Sony Interactive Entertainment)
- Melhor Arte Visual: Black Myth: Wukong (Game Science)
- Prêmio de Impacto Social: Social Impact Life is Strange: Double Exposure (Deck Nine Games / Square Enix)
- Melhor Jogo do Ano: Balatro (LocalThunk / Playstack)
Cabe destacar que a lista de vencedores liberada pelos organizadores do GDC Awards costuma fazer menções honrosas a outros games que se destacaram em cada uma das categorias. E foi dessa forma que certos títulos de peso foram lembrados e receberam os devidos elogios.
De todo modo, o fato é que Balatro roubou a cena na premiação e deixou seus dois principais concorrentes, Astro Bot e Black Myth: Wukong, para trás. E o engraçado é que os jogos da Sony e da Game Science só ganharam nas questões técnicas, que não costumam ser o foco dos jogos indie.
Em outras palavras, temos aqui mais uma vitória dos indies criativos sobre os projetos de grandes proporções criados pelas gigantes da indústria. Aliás, se você torce pelos jogos indie e também acredita que são esses games que vão salvar a diversão da sua jogatina, é bom conferir o primeiro vídeo da nossa série “Indie Versus” (que está logo abaixo)…
Bem, Balatro acabou se tornando o GOTY no GDC Awards 2025 e ainda superou seus concorrentes diretos em outras três categorias, consolidando assim seu status como um dos maiores fenômenos que o mundo indie gerou nos últimos tempos. E se você ainda não testou o game, é bom fazer isso, pois ele realmente merece uma atenção especial.