Um dos grandes problemas dos jogos online são o cheaters. Esses “players” trapaceiros atentam contra o “fair play” e conseguem prejudicar a experiência dos players honestos de uma forma considerável. Não à toa, as grandes desenvolvedoras estão sempre idealizando novas formas de combatê-los.
Nesse caso, resolvi criar esta notícia para dar destaque a uma nova série de ações anti-cheat lançada pela Valve, para o lendário CS:GO. Por ora, o sistema está em beta, mas não vai demorar muito até que seja implementado… vamos entender essa história?
Novo Beta “Anti-Cheat” para CS:GO
Como eu destaquei, a Valve continua lutando contra os cheaters, no game CS:GO. A nova ação da empresa foi a liberação de um Teste Beta, cuja intenção é avaliar a aplicação de um novo sistema anti-cheat.
De acordo com as informações, esse sistema “restringe significativamente os tipos de programas e arquivos que podem interagir com o game”. Em outras palavras, quando o player estiver jogando CS:GO e fazendo uso de outros programas, o sistema anti-cheat irá bloquear a execução de arquivos suspeitos.
Além disso, se o sistema anti-cheat estiver em execução, os players serão notificados sobre a utilização de programas suspeitos e receberão um alerta sobre a possibilidade de banimento, caso insistam em ignorar o alerta.
Como o sistema é bastante “agressivo”, é possível que a utilização de programas legítimos acabe sendo prejudicada. Aliás, é por isso que a Valve resolveu lançar uma fase Beta, ou seja, a intenção é encontrar um equilíbrio entre a melhor segurança e a melhor experiência durante o gameplay.
De todo modo, se você quiser participar do Beta, bastará ir até uma página da Steam que que foi criada para explicar como o procedimento de optar pelo Beta poderá ser feito.
Resumindo, essa é mais uma ação da Valve para tentar frear os cheaters e garantir uma experiência melhor para os “verdadeiros players”. Temos que torcer para que o feedback coletado na fase Beta seja bom o suficiente para garantir melhorias consideráveis, quando o sistema for realmente implementado. Até a próxima…