Se você está começando no League of Legends (LoL), provavelmente já se deparou com várias siglas, termos e gírias que os jogadores usam durante as partidas. Entender essa linguagem é essencial para melhorar sua comunicação com o time e sua performance no jogo.
PUBLICIDADE
Para te ajudar, confira abaixo o nosso Dicionário de LoL para iniciantes com todos os termos e gírias essenciais que todo jogador do moba precisa conhecer.
Dicionário de LoL para iniciantes
- AA: Auto-ataque, referindo-se ao ataque básico realizado pelos campeões.
- Ace: Situação onde todos os campeões de um time são derrotados de uma vez, uma expressão derivada do inglês “All Champions Eliminated”.
- AD: Abreviação de Dano de Ataque, que representa o dano físico causado pelos campeões (de “Attack Damage”).
- ADC: Sigla para “Attack Damage Carry”. Esta função no jogo se destaca por seu papel em causar uma grande quantidade de dano físico e deve se tornar forte o suficiente para liderar o time.
- AFK: Termo usado para indicar que alguém está ausente, longe do teclado (de “Away from Keyboard”).
- AoE: Abreviação de Área de Efeito, referindo-se a habilidades que afetam uma região ao invés de apenas um alvo (de “Area of Effect”).
- AP: Poder de Habilidade, que determina o dano mágico infligido por um campeão através de suas habilidades (de “Ability Power”).
- Arauto do Vale: Monstro que surge até duas vezes durante o jogo no covil superior. Ele é responsável por atacar torres, inibidores e o Nexus inimigo.
- Armor: Proteção que reduz o dano físico recebido pelos campeões.
- Aronguejo: Monstro localizado no rio que, quando derrotado, revela a área ao redor do covil mais próximo, fornecendo visão adicional.
- B: O comando “B” é usado para ativar o feitiço de retorno à base, permitindo ao jogador voltar rapidamente à base para recuperar recursos e comprar itens. A tecla padrão para essa função é a tecla B.
- Bait/Baitar: Estratégia onde um jogador atua como isca para atrair inimigos para uma armadilha. “Baitar” significa induzir o adversário a se posicionar em uma situação desfavorável, visando a sua eliminação.
- Ban: Ação de proibir o uso de determinados campeões antes do início de uma partida ou a suspensão de uma conta do jogo.
- Barão Na’Shor: Monstro que surge pela primeira vez após 20 minutos de jogo no topo do rio e concede bônus significativos, como acelerar o tempo de retorno à base, melhorar o poder dos campeões e fortalecer significativamente as tropas aliadas próximas. É frequentemente chamado de “Baron”.
- Blue: Referência ao Azuporã, uma das criaturas da selva. Embora esse não seja o nome oficial, “Blue” é o termo mais comumente usado pelos jogadores para se referir a ela.
- Bot: Pode se referir à rota inferior, também conhecida como “bottom”, ou a campeões controlados pelo jogo, como os bots no modo de treino.
- Buff: Refere-se a um aumento temporário nas habilidades do campeão durante o jogo. O termo é frequentemente utilizado para descrever bônus concedidos por criaturas da selva, como o Azuporã e o Rubrivira, dragões e o Barão Na’Shor, além dos efeitos de itens e habilidades de campeões.
- Build: Conjunto específico de itens que um jogador escolhe para seu campeão, podendo referir-se à configuração atual ou à planejada para a fase final da partida.
- Bush: Áreas de vegetação no mapa que proporcionam cobertura e ocultamento aos campeões.
- Campeão: Termo usado para descrever os personagens jogáveis no League of Legends, cada um com habilidades e características únicas.
- CC: Abreviação para “Controle de Grupo”, referindo-se a habilidades e itens que podem causar efeitos diversos, como silenciar, atordoar ou paralisar adversários.
- CD: Abreviação para “Cooldown”, o tempo necessário para que uma habilidade possa ser usada novamente após ser ativada.
- Cleanse: Um feitiço de invocador que remove debuffs e efeitos negativos de um campeão, permitindo que ele se recupere de condições adversas.
- Chase: Estratégia de perseguir um oponente para impedir sua fuga e garantir um abate.
- Client: A interface inicial do jogo onde os jogadores gerenciam suas contas, configuram partidas e realizam compras. É distinto da tela de jogo ativa.
- Comp: Abreviação de “Composição”, referindo-se à combinação de campeões escolhidos por um time para uma partida.
- CS: Abreviação de “Creep Score”, que indica o número de tropas abatidas por um jogador, um fator importante para obter ouro e recursos.
- Dive/Divar: Estratégia de atacar um adversário que está perto de uma torre inimiga, muitas vezes desconsiderando o risco de sofrer dano da torre.
- DPS: Sigla para “Dano por Segundo”, que mede a quantidade de dano que um campeão ou habilidade pode causar a um inimigo a cada segundo.
- Drag: Abreviação de “dragão”, um dos objetivos neutros importantes no jogo que, quando derrotado, concede benefícios significativos para a equipe.
- Engage: Ação de começar uma luta ou confronto, geralmente feita pelo jogador que deseja iniciar a batalha para aproveitar uma oportunidade ou forçar uma luta.
- Elo: Sistema de classificação que mede a habilidade de um jogador em partidas competitivas. Os jogadores ganham ou perdem pontos de Elo com base no desempenho e nos resultados das partidas, com classificações que vão de Ferro a Desafiante.
- Exaust: Feitiço de invocador que reduz a velocidade de ataque e o dano causado por um campeão inimigo, sendo útil para enfraquecer adversários em lutas ou emboscadas.
- Exp: Abreviação de “Experiência”, pontos que um campeão ganha durante o jogo e são necessários para subir de nível e desbloquear habilidades mais poderosas.
- Farm: Ação de eliminar minions e criaturas neutras para acumular ouro e experiência, essencial para a progressão do campeão ao longo da partida.
- Feedado: Termo usado para descrever jogadores que conseguiram obter um número elevado de abates, tornando-se significativamente mais fortes e influentes na partida.
- Feedar: Ato de morrer repetidamente, permitindo que o time adversário ganhe ouro e experiência adicional, o que pode desequilibrar o jogo.
- Feitiços de Invocador: São habilidades universais que todos os campeões podem usar, como Flash e Curar, e desempenham um papel crucial na estratégia e no desenvolvimento das partidas.
- FF: Abreviação de “Forfeit”, que se refere ao ato de desistir de uma partida antes do término.
- First Blood: Termo usado para descrever o primeiro abate realizado em uma partida.
- FPS: Sigla para “Frames per second” (quadros por segundo), que indica a fluidez com que o jogo está sendo exibido na tela.
- Freezar: Técnica utilizada para desacelerar a eliminação de minions e se concentrar apenas em dar o golpe final para garantir ouro, a fim de evitar a pressão excessiva na região inimiga.
- GA: Abreviação para o item “Guardian Angel” (Anjo Guardião), que oferece uma mecânica de reviver após a morte, conferindo proteção adicional ao jogador.
- Gank: Estratégia de realizar um ataque surpresa contra um oponente, frequentemente empregada pelos caçadores para obter vantagens na partida.
- GG: Abreviação de “Good game”, que é uma expressão de cortesia para reconhecer que a partida foi boa, geralmente usada ao final do jogo.
- GJ: Abreviação de “Good job”, usada para parabenizar um jogador pelo seu bom trabalho ou desempenho em uma determinada ação.
- Gold: Refere-se ao ouro, um recurso essencial no jogo utilizado para adquirir itens e fortalecer os campeões.
- Golem: Termo coloquial para os krugues, criaturas com aparência rochosa que habitam a selva e são uma fonte importante de recursos para os jogadores.
- Harass: Estratégia de atacar ou pressionar um oponente continuamente para dificultar seu progresso e comprometer sua capacidade de alcançar seus objetivos.
- Heal: Geralmente se refere ao feitiço de invocador “Curar”, mas também pode ser utilizado para pedir cura a outros jogadores ou para descrever o ato de restaurar a vida de um campeão.
- Hook: Refere-se à habilidade de certos campeões que permite prender e puxar campeões inimigos, frequentemente usada para iniciar lutas ou isolar adversários.
- Ignite: Feitiço de invocador que inflige dano ao longo do tempo e reduz a eficácia de cura em um inimigo.
- Inibidor: Estrutura localizada dentro das bases que, enquanto não for destruída, impede o surgimento de supertropas inimigas, dificultando o avanço do adversário.
- Invul: Abreviação de “invulnerável”, descreve um personagem ou criatura que não pode ser destruído ou sofrer danos durante um período específico.
- Jungle: Refere-se à selva, área do mapa onde criaturas neutras habitam. Em mensagens de texto, pode ser abreviado para “jg”.
- Jungler: Jogador que desempenha a função de Caçador, responsável por percorrer a selva e coletar recursos enquanto tenta ajudar a equipe com emboscadas e controle de objetivos.
- Kite: Refere-se à técnica de manter uma distância segura enquanto continua a atacar um oponente, movendo-se para evitar ataques e reduzir o risco de ser atingido.
- KS: Abreviação para “Kill Steal”, que significa roubar um abate que estava prestes a ser garantido por um aliado, geralmente para garantir os benefícios individuais do abate.
- Lane: Termo para as rotas do mapa, cada uma correspondendo a uma área específica onde os campeões se posicionam para ganhar experiência e ouro (top, mid e bot).
- Leash: Ajuda fornecida por um jogador a outro, geralmente para auxiliar na eliminação de uma criatura poderosa, como o caçador recebendo suporte de um laner para abater o Red/Blue no início da partida.
- Lobby: Área pré-partida onde os jogadores se reúnem e configuram antes de iniciar uma partida, incluindo ajustes como escolha de campeões e formação do time.
- MIA: Abreviação para “Missing in Action”, usada para informar que um adversário desapareceu da visão, alertando a equipe sobre a possibilidade de emboscadas ou movimentos inesperados.
- Mid: Referência à rota central do mapa, também conhecida como “Middle”, onde os campeões se concentram para obter experiência e ouro e podem influenciar outras partes do jogo.
- Minion: Criatura que aparece periodicamente e avança pelas rotas do mapa, lutando contra as tropas adversárias e ajudando a pressionar as torres inimigas.
- Mutar: Ato de desativar a comunicação de áudio ou texto de outros jogadores durante a partida, visando reduzir distrações ou interações indesejadas.
- Nexus: Estrutura central localizada em cada base. O objetivo principal do jogo é destruir o Nexus inimigo para garantir a vitória.
- PdL: Pontos de Liga, que são acumulados para promover o jogador para um nível superior no ranking.
- Peel: Ação de proteger um aliado, utilizando habilidades e recursos para evitar que inimigos o ataquem ou se aproximem, garantindo a segurança do companheiro de equipe.
- Pickar: O processo de selecionar um campeão para jogar em uma partida, referindo-se à escolha do personagem a ser utilizado.
- Pingar: Ação de marcar um local no mapa para alertar e comunicar algo importante para o time, geralmente usando sinais visuais.
- Pink: Nome coloquial para a Sentinela de Controle, uma unidade de visão que detecta a presença de inimigos e fornece visão em áreas específicas.
- Pokear: Ação de atacar um adversário a partir de uma distância segura e constante, com o objetivo de diminuir sua vida gradualmente e prepará-lo para ser mais vulnerável a ganks e lutas maiores.
- Pot: Abreviação de “poção”, referindo-se a itens consumíveis que restauram saúde ou mana.
- Push: Ato de avançar e pressionar uma determinada área do mapa, com a intenção de empurrar as ondas de minions e avançar a linha de frente.
- Red: Nome comum para a Rubrivira, uma das criaturas da selva. Embora o nome oficial seja Rubrivira, “Red” é frequentemente usado nas partidas para se referir a esta criatura.
- Resetar: Termo que se refere ao retorno dos jogadores à base para atualizar seu inventário e recuperar saúde e mana. Também pode se aplicar ao ato de cancelar uma luta importante, como abandonar um combate contra o Barão Na’Shor para permitir que ele se recupere completamente.
- Roaming: Ação de se deslocar pelo mapa, geralmente deixando a posição ou função principal temporariamente, para buscar criar oportunidades, como realizar ganks em outras rotas.
- Selva: Área do mapa onde estão localizadas as criaturas neutras, geralmente focada pelo jogador na função de Caçador (Jungler).
- Silence: Efeito de controle de grupo que impede que um campeão utilize habilidades por um tempo determinado.
- Slow: Efeito de controle de grupo que reduz a velocidade de movimento de um campeão, tornando-o mais lento e mais vulnerável a ataques.
- Smite/Smitar: Feitiço de invocador utilizado principalmente pelo Caçador (Jungler) para causar dano a criaturas neutras e obter objetivos. “Smitar” refere-se ao uso desse feitiço em um alvo.
- Smurf: Conta secundária criada por um jogador, geralmente para jogar contra adversários menos experientes ou em uma faixa de habilidade diferente da principal.
- Split: Estratégia onde um jogador se separa do grupo principal para pressionar uma rota específica, enquanto o restante da equipe se concentra em outra área ou objetivo do mapa.
- Stackar: Ato de acumular recursos, como pontos ou bônus, geralmente em habilidades que se tornam mais poderosas à medida que o campeão os acumula.
- Startar: Ato de iniciar alguma ação, como o começo de uma partida, uma luta entre campeões, ou o engajamento em um objetivo neutro poderoso (de “Start”).
- Stun: Efeito de controle de grupo que imobiliza um campeão, impedindo-o de se mover e utilizar habilidades por um período.
- Summoner’s spells/SS: Termos alternativos para “Feitiços de Invocador”, referindo-se às habilidades especiais universais disponíveis para todos os campeões, como Flash e Curar.
- Sup: Abreviação para o jogador que assume a função de Suporte, responsável por auxiliar os aliados e proporcionar proteção adicional.
- Tank: Campeão com alta resistência que geralmente lidera as batalhas na linha de frente, absorvendo dano e protegendo os aliados.
- Taunt: Efeito de controle de grupo que força um campeão inimigo a atacar o campeão que aplicou o efeito, geralmente usado para direcionar a atenção e ataques.
- Top: Pode se referir à rota superior do mapa e também ao jogador que ocupa essa posição, conhecido como “top laner”.
- Torre: Estrutura defensiva localizada em várias áreas do mapa que dificulta o avanço das tropas e jogadores inimigos, infligindo dano a quem se aproximar.
- TF: Abreviação para lutas em equipe, ou “Teamfight”, referindo-se a confrontos em larga escala entre todos os membros de ambos os times.
- Top: Refere-se à rota superior do mapa, onde o jogador, conhecido como “top laner”, se posiciona para combater e avançar.
- TP: Abreviação para Teleporte, um dos feitiços de invocador que permite ao campeão se teletransportar para um local específico no mapa.
- Ultimate/Ult: A habilidade final dos campeões, que geralmente é desbloqueada no nível 6 e possui efeitos poderosos que podem alterar o curso da partida.
- Ward/Wardar: “Ward” refere-se às sentinelas utilizadas para controlar a visão no mapa. “Wardar” é o ato de posicionar essas sentinelas para obter informações e prevenir emboscadas.
- Wave: Termo usado para descrever a série de tropas que avançam por uma rota.
- WP: Abreviação para “Well played”, que significa “Bem jogado” e é usado para parabenizar um jogador pelo desempenho.
Boa jogatina!
PUBLICIDADE