Acostumada a entrar em polêmicas, a Electronic Arts (famosa EA) causou muita revolta na comunidade gamer durante os últimos dias. E o problema parece ter sido iniciado com anúncios que foram veiculados dentro do jogo UFC 4, lançado em agosto.
A comunidade ficou muito insatisfeita, já que se trata de um jogo pago e de um conjunto de anúncios que é exibido de uma forma um tanto quanto intrusiva. Enfim, a reação foi tão forte que a EA se viu forçada a fazer alguns ajustes… vamos entender essa história?
Os anúncios em UFC 4
Quem acompanha o mundo das séries, sabe muito bem que a segunda temporada da série The Boyz, da Amazon, fez a sua estreia na última sexta-feira, 04 de setembro. E o que é que isso tem a ver com a revolta dos fãs?
Bem, foram os anúncios chamando a atenção para essa estreia que começaram “a pipocar” em diversos cantos do game UFC 4. E não, não foram anúncios discretos, alguns dos materiais chegaram a ser exibidos em tela cheia e outros ao fim dos replays, ou seja, algo bem incômodo. Aliás, até mesmo um pop-up começou a aparecer durante a jogatina.
Como não poderia deixar de ser a situação deixou os players frustrados. E tudo piorou, pois os anúncios não estavam sendo exibidos antes, já que o período de reviews do game ainda estava em aberto. Em outras palavras, a EA parece ter aguardado até que as análises acerca do game fossem liberadas para, aí sim, dar início a toda essa história de comerciais.
Logicamente, essa “manobra” foi o estopim para uma série de comentários nas redes sociais. Nesse caso, muitos players chegaram a afirmar que não iriam se incomodar com os anúncios, se eles não fossem tão intrusivos.
Outros players ainda chegaram a se mostrar preocupados com a prática, temendo que os anúncios também fossem incluídos em FIFA 21, que está prestes a ser lançado.
A resposta da EA
Diante das fortes manifestações nas redes sociais, a Electronic Arts resolveu agir. A empresa foi até o Reddit e confirmou que não exibirá mais os anúncios. Além disso, o texto destacou um pedido de desculpas…
“Nós percebemos que isso deveria ter sido comunicado aos jogadores com antecedência. Queremos que os jogadores tenham a melhor experiência, então a integração de propagandas nos replays não aparecerá novamente no futuro”.
Vale destacar que toda a “revolta” teve seu início no próprio Reddit, quando um usuário chamou a atenção para a inserção de anúncios em UFC 4 e para a manobra de evitar o período de reviews.
Ademais, a ênfase foi dada ao fato de o game ser pago. Afinal, jogos gratuitos são conhecidos pela veiculação de anúncios, como uma forma de monetização. Contudo, um jogo que custa cerca de R$ 300,00 não precisaria apelar para esse sistema.
Felizmente, a história teve um fim positivo para os players. Ainda assim, temos que ficar de olho nas movimentações da EA, pois há outros games da empresa a caminho e pode ser que novas formas de veiculação de anúncios acabem sendo adicionadas a esses títulos (e isso poderá causar uma nova revolta, por parte dos players). Até a próxima…