O conceito de Streaming de Jogos pode ainda estar dando os seus primeiros passos, mas é inegável que a ideia promete ganhar enorme importância nos próximos anos. Até alguns dias, tínhamos, como expoente máximo dessa “onda”, o Google Stadia. No entanto, a Nvidia resolveu retirar o seu GeForce Now da fase Beta e o lançou em diversos países (por enquanto, o Brasil não faz parte da lista).
Apostando em um modelo de negócios diferenciado, o GeForce Now promete ameaçar a “hegemonia” do Google Stadia e garantir uma experiência de jogos muito interessantes para os players. Vamos entender melhor o funcionamento do serviço?
GeForce Now…
Em linhas gerais, o GeForce Now é um serviço de Streaming de jogos que garante uma jogatina de qualidade aceitável, mas não apresenta uma biblioteca própria de jogos.
Isso quer dizer que o serviço permite que os players façam integrações de contas das principais lojas de games (para PC) do mercado, ou seja, Steam, Epic Store, GOG, etc.
Desse modo, bastará adquirir os jogos junto a alguma dessas lojas e fazer a integração com o GeForce Now. Aliás, o sistema garante que até mesmo os PCs mais modestos rodem os jogos, o que é excelente, para quem não aguenta mais buscar pelas famosas listas de jogos para PC fraco.
Segundo as recomendações, o GeForce Now exige uma conexão mínima de 15 Mbps (ou 30 Mbps, para jogar em 1080p a 60 fps). Com uma conexão de 50 Mbps, é possível aproveitar o melhor do serviço.
O preço e as limitações do GeForce Now…
Apesar de ter saído do “estado beta”, a plataforma ainda precisa percorrer um longo caminho para finalmente se tornar uma opção global. Por isso, o serviço ainda tem algumas limitações.
Por exemplo, até o momento, o serviço está disponível apenas para os seguintes locais: Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Europa.
Além do mais, o serviço ainda não é capaz de rodar certos jogos de grandes desenvolvedoras, como a Square, a Remedy, a Capcom, a EA e a Konami.
Ainda assim, é bom destacar que o preço do serviço é bem interessante. Na verdade, há dois planos para fazer uso do GeForce Now:
- Modelo Gratuito: o player pode experimentar por uma hora, mas com limitações. E ainda precisa esperar em uma fila;
- Modelo Pago: a assinatura custa US$ 4,99 e os players ainda têm um período de testes de 90 dias.
Por fim, é bom destacar que o sistema funciona em PCs (Windos e Mac) e também em smartphones que possuam o sistema operacional Android (requisitos: 2 GB de RAM e Android 5.0 ou superior).
E quando o GeForce Now estará disponível para o Brasil
Assim como acontece com o Google Stadia, o GeForce Now também não está disponível para o Brasil. Nesse sentido, a Nvidia não deu quaisquer informações sobre quando poderemos experimentar o serviço por aqui.
No site oficial do serviço, há uma opção para você ativar notificações relacionadas ao lançamento do GeForce Now para outros países. Sendo assim, é bom dar uma olhada. Até mais…