Por conta do apelo de alguns dos heróis e vilões mais famosos de todos os tempos, não foram poucos os jogos da Marvel que acabaram marcando época. E o mais legal é que a famosa empresa dos quadrinhos vem influenciando o mundo dos games desde a década de 1980.
Logicamente, é fácil a gente se impressionar com alguns dos títulos mais recentes, já que os super-heróis acabaram ficando “em alta”, por conta das adaptações do cinema, mas não podemos nos esquecer de que alguns clássicos são tão bons que ainda merecem atenção.
Sabendo disso, o The Game Times resolveu montar esta lista para apresentar 13 jogos da Marvel que marcaram época. Como irá notar, separei as aventuras modernas que impressionaram muita gente, mas não deixei de fazer menções honrosas a alguns jogos antigos dignos de nota… vamos conferir?
Marvel Super Heroes in War of the Gems (1996)
Para abrir esta seleção com jogos da Marvel, resolvi citar o clássico Marvel Super Heroes in War of the Gems. Esse game nem chega a ser um dos melhores jogos de Super Nintendo, mas eu tive essa fita e ela me garantiu uma grande quantidade de horas de gameplay.
De modo geral, o game é um Beat ‘em Up protagonizado pelos heróis Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e Wolverine. Esses ícones da Marvel unem forças para coletar as Joias do Infinito e é claro que temos uma batalha final contra o terrível Thanos. Ô nostalgia!
X-Men vs. Street Fighter (1996)
Como crossovers sempre foram algo bem comum para a Marvel, já na década de 1990 tivemos algumas colaborações incríveis. Nesse caso, um dos maiores exemplos é o lendário X-Men vs. Street Fighter, que fez a alegria dos fãs das histórias dos mutantes e das sessões de pancadaria virtuais.
Tecnicamente, esse game foi o precursor da lendária franquia Marvel vs. Capcom e seu time de personagens é excelente. Além do mais, os golpes especiais e toda a jogabilidade conseguiram deixar muitos players bem viciados. Sem dúvidas, essa é uma lenda que merece atenção.
Spider-Man (2000)
Como o “miranha” é um dos maiores ícones da Marvel, os jogos protagonizados por ele sempre acabam fazendo muito sucesso. E um título clássico que marcou época foi o excelente Spider-Man, que foi produzido com a mesma game engine usada no desenvolvimento do igualmente lendário Tony Hawk’s Pro Skater.
No game, temos a chance de lidar com vários dos personagens que marcam as histórias do Homem-Aranha e a jogatina se desenvolve no estilo dos jogos de ação e aventura da época. Aliás, por um bom tempo, muitos consideraram esse jogo como o melhor no currículo do herói.
Hulk (2003)
Infelizmente, em meio à longa lista de jogos da Marvel, é difícil a gente encontrar um jogo do Hulk que seja realmente bom. Ainda assim, acho que o clássico Hulk, que guarda relação com o filme de 2003, merece um olhar mais atento, pois conta com alguns destaques bem interessantes.
É bem verdade que a jogatina vai se tornando repetitiva após algum tempo, mas a sensação de poder usar os poderes devastadores do herói verde é incrível. Para completar, temos alguns momentos marcados por boas doses de furtividade. Enfim, o jogo não é brilhante, mas marcou as memórias de muitos players.
X-Men Legends (2004)
Apresentando ideias que fizeram a alegria daqueles que curtem jogos cooperativos, X-Men Legends deu aos jogadores a oportunidade de selecionar alguns dos mutantes mais poderosos da Marvel, com vistas a encarar alguns desafios de proporções colossais.
E como o game é apresenta elementos típicos dos jogos de RPG, a jogatina acaba ficando mais imersiva, com direito a um sistema de progressão bem interessante e belas opções de customização. Com toda a certeza, essa é uma aventura que não pode cair no esquecimento.
Marvel: Ultimate Alliance (2006)
Tomando proveito da fórmula de sucesso aplicada no ótimo X-Men Legends, Marvel: Ultimate Alliance nos dá a chance de controlar os maiores heróis do universo. A trama também envolve muitos vilões conhecidos e a pegada cooperativa é um destaque e tanto.
Cabe destacar que o game conta com um gigantesco elenco de personagens jogáveis e os players podem montar equipes incríveis. De modo geral, podemos dizer que esse é um jogo que poderia muito bem ser apontado como um dos precursores do famoso MCU.
Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998)
No ponto central desta seleção, resolvi voltar um pouco no tempo e apresentar o incrível Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes. Esse título é apontado por muitos como um dos maiores jogos de luta já lançados e a verdade é que essa classificação não é nem um pouco exagerada.
Como o nome do game sugere, temos aqui um embate entre os grandes ícones da Marvel e personagens lendários da Capcom. Obviamente, o apelo desses “dois universos” é enorme, mas é com as batalhas intensas e cheias de poderes especiais que o jogo brilha.
LEGO Marvel Super Heroes (2013)
Agora, se você curte os chamados jogos LEGO, uma ótima pedida é o excelente LEGO Marvel Super Heroes. Esse game oferece uma experiência digna dos melhores jogos de ação e aventura e ainda chama a atenção por apresentar um excelente senso de humor.
Como você já deve ter imaginado, a história tem uma pegada mais infantil, mas a construção da trama é muito bem feita e a presença de grandes ícones do universo da Marvel acaba deixando as coisas atrativas para jogadores das mais diversas faixas etárias.
Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order (2019)
Título mais recente da famosa série Marvel Ultimate Alliance, Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order se destaca por ter sido criado pelo famoso Team Ninja (da Koei Tecmo) e por ser um dos melhores exclusivos, dentro do grupo dos jogos de Nintendo Switch.
Esse título dá uma ênfase enorme à jogatina cooperativa, mas também funciona como um belo Action RPG singleplayer. E, claro, o elenco de personagens jogáveis é enorme e a história também tem alguns momentos capazes de fazer a alegria dos fãs do MCU.
Marvel’s Guardians of the Galaxy (2021)
Vencedor do prêmio de Melhor Narrativa na edição de 2021 do The Game Awards, Marvel’s Guardians of the Galaxy é um dos melhores jogos da Marvel, dentre todas as aventuras lançadas até hoje. E não, não estou exagerando, o game realmente consegue prender a nossa atenção do início ao fim.
Além da bela história, a forma como o gameplay foi estruturado deu aos icônicos membros do time dos Guardiões a oportunidade de exibir suas personalidades e poderes da melhor forma possível. Para arrematar, ainda temos uma boa série de combates bem desafiadores. Vale a pena conferir.
Marvel’s Midnight Suns (2022)
Mesmo apresentando alguns elementos que não agradaram muito aos fãs de RPGs táticos, Marvel’s Midnight Suns é um produto dos criadores da franquia XCOM e apresenta muitos dos destaques dessa série lendária em seu gameplay, o que faz a experiência merecer atenção.
Outro grande chamariz desse game é a história. Isto é, temos um “universo alternativo”, no qual assumimos o controle sobre um personagem customizado, que acaba se tornando o líder de um time formado por versões diferenciadas de alguns dos maiores ícones da Marvel. Grande game!
Marvel Snap (2023)
Apresentando uma jogatina bem dinâmica, Marvel Snap adapta o rico universo da Marvel para o segmento dos jogos de cartas colecionáveis. Isso mesmo! Esse TCG (ou CCG) conta com cartas focadas em personagens e elementos das famosas HQs e merece a atenção de todos aqueles que curtem algo mais competitivo.
Vale ressaltar que, apesar de o jogo promover disputas rápidas, as coisas pendem bastante para um lado estratégico e ainda temos algumas mecânicas inovadoras que adicionam um “tempero especial” à experiência. Certamente, esse é um jogo que merece atenção.
Marvel’s Spider-Man 2 (2023)
Colocando um ponto final nesta lista cheia de belos jogos da Marvel, temos o incrível Marvel’s Spider-Man 2. Esse game conseguiu realizar a façanha de ser ainda mais impressionante do que o seu antecessor e ainda coloca dois “miranhas” no centro das atenções.
Em um primeiro momento, é bem fácil a gente se impressionar com a qualidade impecável das construções gráficas, mas a verdade é que o jogo vai muito além das aparências e oferece um poderoso “mix” de gameplay e narrativa. Portanto, podemos dizer que essa é uma opção praticamente obrigatória.
E ainda há outros excelente jogos da Marvel por aí!
Como pôde perceber, a Marvel entregou muitos games épicos para os players ao longo dos anos. Aliás, a minha lista é apenas uma fração de todos os títulos relacionados com as HQs, já que os heróis e vilões da Marvel vêm marcando presença no segmento dos jogos eletrônicos desde a década de 1980.
E é isso! Se você é fã dos jogos da Marvel, peço que não deixe de compartilhar o post e citar as suas aventuras favoritas. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na minha seleção e mais games incríveis serão citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…