Quando damos uma olhada em alguns dos melhores jogos de Dreamcast, percebemos que o console não merecia ter fracassado como fracassou. Pois é! A SEGA realmente fez um bom trabalho com a máquina e muitos dos títulos lançados para ela tinham um nível de qualidade bem elevado.
Além disso, não podemos nos esquecer nunca de que o Dreamcast contava com recursos que o colocavam muito à frente do seu tempo, ou seja, estamos falando de um console icônico, que não pode ser esquecido e cujos jogos merecem ser revisitados (nem que seja por meio dos emuladores).
E sim, foi justamente para relembrar alguns jogos de Dreamcast incríveis que eu resolvi criar esta lista. Em outras palavras, esta será uma seleção bem nostálgica, com títulos (de diversos gêneros) que marcaram época em uma máquina lendária… vamos conferir?
Crazy Taxi (1999)
Dando início a esta lista com jogos de Dreamcast, temos o clássico Crazy Taxi. Apesar de ter sido lançado primeiro nos arcades, o título chegou ao console da SEGA cerca de um ano depois e logo se tornou um dos maiores representantes da máquina.
Nesse jogo, temos um belo mundo aberto e assumimos o controle sobre um táxi, com a missão de levar os passageiros aos seus destinos da forma mais rápida possível. Sim, trata-se de uma premissa diferenciada, mas o gameplay garante boas horas de diversão.
Jet Set Radio (2000)
Jet Set Radio até chegou a figurar em outros consoles algum tempo após a chegada ao Dreamcast, mas foi na máquina da SEGA que o game se tornou um verdadeiro ícone cult. O jogo pode ser classificado como uma aventura com elementos típicos de jogos de plataforma e se destaca pelo estilo visual diferenciado.
Além disso, a trama tem algumas passagens curiosas e muitas das ideias que foram aplicadas no game foram inspiradas pelo clássico PaRappa the Rapper, de 1996. Resumindo, esse é um clássico que fez a alegria de muitos players e ainda merece uma atenção especial.
Virtua Tennis (1999)
Virtua Tennis é mais um jogo que foi lançado primeiro nos arcades, mas ganhou uma versão para o Dreamcast cerca de um ano depois. Aliás, esse título deu início a uma franquia que ganhou diversos títulos ao longo dos anos, mas foi colocada “na geladeira” em 2012.
De modo geral, esse é um dos melhores jogos de esportes do clássico console da SEGA e seu sucesso foi grande a ponto de motivar os devs a trabalharem em uma sequência, que foi lançada em 2001 e aprimorou aquilo que já era bom. Sem dúvidas, essa é uma franquia que poderia ser resgatada.
Virtua Fighter 3 (1996)
Ainda falando sobre os “Virtuas”, temos o excelente Virtua Fighter 3, que chegou primeiro aos arcades, mas ganhou uma versão aprimorada para o Dreamcast e se tornou um dos grandes exclusivos da máquina. E, claro, o jogo foi tão bom que a franquia não morreu junto com o console da SEGA.
Contando com um time de lutadores conhecidos pelos fãs, Virtua Fighter 3 fez muito sucesso e até ganhou uma espécie de versão aprimorada, na qual tivemos a adição de novos modos de jogo, novos movimentos, etc. Em suma, esse é mais um jogo que marcou época.
https://www.youtube.com/watch?v=POstAVxMqF0
Dead or Alive 2 (1999)
Outro grande game de luta que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos de Dreamcast é Dead or Alive 2, que brilhou inicialmente nos arcades, mas fez tanto sucesso que logo a SEGA ficou empolgada e trabalhou em uma versão para seu lendário console.
Esse jogo fez bastante sucesso e até ganhou alguns updates (Dead or Alive 2 Millennium e Dead or Alive 2 Hardcore). Lembrando que o jogo vendeu tanto que logo recebeu uma continuação e a franquia segue viva, sendo que o último título foi lançado em 2019. Enfim, uma lenda entre os jogos de luta.
Phantasy Star Online (2000)
Como eu destaquei, o Dreamcast foi uma máquina com recursos à frente do seu próprio tempo e Phantasy Star Online é uma prova disso. Afinal, foi esse título que “inaugurou” a jogatina online por meio dos consoles domésticos e expandiu as ideias da clássica franquia Phantasy Star.
PSO, como ficou conhecido por muitos players, apresenta um gameplay mais voltado para o lado da ação e até conta com um modo off-line e outras opções de entretenimento que não exigem uma conexão com a internet. Com toda a certeza, esse clássico é um ícone que não pode ser esquecido.
Sonic Adventure (1998)
No ponto médio desta lista com os melhores jogos de Dreamcast, resolvi posicionar o lendário Sonic Adventure. Não, o personagem mais importante da SEGA não poderia ficar de fora de uma seleção como esta. O game realmente garantiu a diversão de muita gente e expandiu as possibilidades para a franquia de forma surreal.
Lenda entre os jogos de plataforma, Sonic Adventure nos dá a oportunidade de controlar o famoso ouriço azul e um time de personagens interessantes (com alguns “novatos”) em fases cheias de obstáculos. Logicamente, a história foca em uma disputa contra o vilão Robotnik, mas temos outros adversários memoráveis.
Power Stone (1999)
Voltando a falar sobre jogos de luta, temos aqui o lendário Power Stone. Infelizmente, esse jogo deu início a uma série que acabou sendo esquecida pelos devs e muitos ainda sonham com um retorno, já que se trata de uma opção com um gameplay diferenciado e ideias bem arrojadas.
Esse título também estreou primeiro nos arcades, mas chegou ao Dreamcast poucos dias depois, fazendo tanto sucesso que uma sequência foi lançada no ano 2000. Para muita gente, esse é um dos maiores “medalhões” da máquina da SEGA. Logo, o game é ótimo para embalar uma jogatina nostálgica.
Metropolis Street Racer
Agora, se você é fã de jogos de corrida, Metropolis Street Racer é o exclusivo do Dreamcast que merece total atenção. Detalhe: esse título foi muito importante, pois acompanhou o lançamento da máquina da SEGA na Europa e nos Estados Unidos, o que o ajudou a ficar bem popular nessas regiões.
Mesmo não sendo tão brilhante quanto as maiores franquias do gênero, MSR (como ficou conhecido em alguns locais) apresenta uma grande quantidade de pistas, um sistema que premia aqueles que pilotam com estilo, um simulador de fuso horário, muitos desafios e por aí vai… Grande jogo!
The House of the Dead II (1998)
A franquia The House of the Dead voltou à vida recentemente, por conta do lançamento de um remake do primeiro game, mas, durante o tempo em que o Dreamcast esteve vivo, The House of the Dead II foi o representante da série (e fez um ótimo trabalho).
Apresentando mecânicas típicas do subgênero conhecido como rail shooter, The House of the Dead II conseguiu introduzir novas ideias para a série e seus personagens são bem marcantes. Com toda a certeza, o título é tão bom que até merece uma versão remake (assim como foi feito com seu antecessor).
Skies of Arcadia (2000)
Batizado como Eternal Arcadia em algumas regiões, Skies of Arcadia é um dos melhores jogos do Dreamcast e um “prato cheio” para quem não dispensa as oportunidades de curtir um bom JRPG. De fato, não seria exagero algum dizer que o game foi o Final Fantasy ou o Dragon Quest da lendária máquina da SEGA.
Nessa aventura, assumimos o controle sobre o personagem Vyse, que é um “pirata dos céus” e faz de tudo para frustrar os planos de um império poderoso, cuja intenção é reviver armas lendárias com poderes altamente destrutivos. Isso quer dizer que não faltam emoções fortes nesse jogo.
Shenmue (1999)
Em 2019, a franquia Shenmue ganhou um terceiro título, mas não podemos negar que a “era de ouro” da série aconteceu quanto o Dreamcast ainda estava vivo. E essa história começou a ser escrita com um primeiro game memorável, que se tornou um ícone cult.
No controle do personagem Ryo Hazuki, os players podem acompanhar uma história de vingança, com direito a um belo mundo aberto, sequências de ação de tirar o fôlego e uma série de elementos que, para a época, foram revolucionários. Isto é, o game é um dos “medalhões” do lendário console.
Resident Evil: Code Veronica (2000)
Fechando esta lista com os melhores jogos de Dreamcast, temos o lendário Resident Evil: Code Veronica. O game foca em eventos que se passam entre os ótimos Resident Evil 2 e 3 e tem como protagonistas os irmãos Chris e Claire Redfield (velhos conhecidos dos fãs da franquia de jogos de zumbis).
Vale lembrar que o título até chegou a figurar em outros consoles depois, mas a exclusividade inicial foi do Dreamcast e quem curtiu o jogo por meio da máquina não se esquece das fortes emoções. E só para constar, Resident Evil: Code Veronica está nas listas dos remakes mais desejados pelos players.
E ainda há outros grandes jogos de Dreamcast para relembrar
Em linhas gerais, a minha seleção já serviu para resumir a qualidade elevada do “line-up” de jogos do lendário Dreamcast. Contudo, não podemos negar que a máquina contou com outros títulos de peso, durante o tempo em que esteve disponível no mercado.
Sendo assim, se você curtiu a lista, mas deseja relembrar outros excelentes jogos de Dreamcast, sugiro que não deixe de compartilhar o post e fazer as suas indicações. Desse modo, mas pessoas vão ficar sabendo sobre a seleção e teremos mais opções de peso. Conto com o seu apoio. Até a próxima…