Quando falamos em jogos de esportes, temos algumas franquias que acabam monopolizando as atenções dos players e deixando pouco espaço para outras produções mais modestas brilharem.
Assim, tudo o que as desenvolvedoras menores podem fazer é apostar em boas doses de criatividade e construções inovadoras, o que acaba gerando jogos que quebram os limites do convencional e “brincam” com as regras das modalidades esportivas mais populares. Aliás, temos até a chance de curtir novos esportes.
Enfim, como você já deve ter notado, resolvi criar esta lista para apresentar trezes jogos de esportes que “bagunçam as regras” dos esportes tradicionais e entregam experiências que vão além do convencional. Então, se você está buscando por games criativos para se divertir, é bom conferir até o fim… vamos lá?
Rollerdrome (2022)
Dando início a esta lista com jogos de esportes diferenciados, temos o excelente Rollerdrome. Para começar, o game apresenta um estilo visual único. Todas as construções têm um “ar retrô”, mas se encaixam perfeitamente com tudo aquilo que a experiência oferece.
No que tange ao gameplay, temos um esporte que envolve patins, armas e outros recursos destrutivos. Devido a isso, as disputas acabam pendendo para o lado mais mortífero dos jogos de ação. Sem dúvidas, esse é um título que eleva o nível da adrenalina a outros patamares.
Soccer Story (2022)
Soccer Story não chega a mexer muito com as regras do futebol, mas oferece uma experiência diferenciada, já que temos elementos típicos de jogos de RPG, puzzles, elementos fantásticos e muito mais. Aliás, o jogo “tem a cara” de alguns RPGs clássicos.
Como seu título sugere, o game também conta uma história. De modo geral, assumimos o controle de um herói que faz de tudo para reencontrar o “jogo bonito”, que acabou sendo esquecido à medida que o futebol foi evoluindo. Enfim, vale a pena dar uma olhada nessa opção.
Cursed To Golf (2022)
Tirando o fato de todas as partidas acontecerem no purgatório, Cursed To Golf é um game que fica bem perto daquilo que se espera de um simulador de golfe. Isto é, a ideia continua sendo colocar a bola dentro dos buracos, mas o grande diferencial está nos desafios.
De modo geral, temos que encarar verdadeiros labirintos e fazer muitos cálculos antes de cada tacada. Vale destacar que esse jogo tem um potencial de rejogabilidade enorme e seu nível de dificuldade pode surpreender em alguns momentos. Logo, essa é uma boa opção para quem quer um belo desafio.
Roller Champions (2022)
Voltando a falar sobre jogos de esportes relacionados com patins, temos o divertido Roller Champions. O game oferece disputas bem movimentadas, nas quais os players são colocados em pistas de corrida estilosas e devem fazer de tudo para superar o time adversário.
Cabe destacar que o jogo não foca apenas em corridas com patins. Temos uma bola, uma “cestas diferenciada”, muito contato físico e por aí vai. De modo geral, esse é um esporte que surgiu da combinação de alguns esportes tradicionais e merece a atenção de diversos tipos de players.
Hellish Quart (2021)
Apesar de a esgrima não ser uma das modalidades esportivas mais populares aqui no Brasil, Hellish Quart é um jogo que merece a sua atenção. Afinal, o game promove um retorno à origem do referido esporte, com direito a duelos estratégicos e uma boa dose de sangue.
Por se tratar de um jogo que ainda está no regime Early Access, Hellish Quart ainda está em pleno desenvolvimento. Ainda assim, aquilo que o jogo tem a oferecer atualmente já garante algumas boas horas de diversão para players dos mais diversos estilos.
Dodgeball Academia (2021)
Se você curte apoiar jogos brasileiros, Dodgeball Academia é uma opção “certeira”. De modo geral, o game foca no esporte/brincadeira conhecido aqui no Brasil como queimada (ou queimado). Contudo, a forma com as partidas se desenrolam é genial, com direito a muitos elementos estratégicos.
Classificado pelos devs como um RPG, Dodgeball Academia tem um estilo visual digno de nota, mecânicas criativas, belos personagens e outros elementos atrativos. Com isso, o game acaba se tornando um “prato cheio” para quem busca por uma jogatina mais casual.
Lethal League Blaze (2018)
No ponto médio desta lista com jogos de esportes que fogem ao convencional, resolvi posicionar o excelente Lethal League Blaze, que até conta com uma bola no centro das atenções, mas acaba se destacando mesmo pelos golpes dos personagens e pelas construções típicas de jogos de luta.
Dotado de um estilo visual incrível, Lethal League Blaze consegue garantir disputas intensas entre os jogadores, com direito a algumas alterações em certas regras e elementos oriundos de diversas modalidades esportivas. Em suma, esse é um game que ilustra perfeitamente a ideia geral desta seleção.
Windjammers 2 (2021)
Sequência de um clássico da década de 1990, Windjammers 2 é um game simples, mas muito divertido. De forma resumida, temos dois competidores e tudo o que eles devem fazer é impedir que o disco (que faz as vezes da bola) ultrapasse os gols.
Apresentando um gameplay bem dinâmico, o jogo exige muita agilidade de raciocínio e precisão nos movimentos. Além do mais, as construções gráficas são muito bem feitas e acabam ajudando a colocar os players no “clima” da disputa. Não deixe de experimentar.
Sky Racket (2019)
Combinando esportes de raquete com mecânicas típicas dos clássicos Shoot ‘em Up, Sky Racket é um outro jogo brasileiro que não poderia ficar de fora desta lista. O game faz uma bela homenagem a diversos clássicos e ainda consegue garantir boas horas de diversão, com uma grande quantidade de fases desafiadoras.
Em relação ao “lado esportivo” da aventura, a coisa é bem simples: os players possuem uma raquete especial e devem fazer uso dessa ferramenta para rebater aquilo que está no cenário. Detalhe: há alguns chefões bem complicados e vai valer a pena praticar bastante, antes de ir encará-los.
SpeedRunners (2013)
Falemos agora de uma opção um pouco mais antiga, mas com potencial para garantir muitas horas de gameplay. Sim, SpeedRunners é um game que já está na ativa há muito tempo, mas continua garantindo disputas de alto nível, em cenários que remetem a belos jogos de plataforma.
Obviamente, como os personagens estão correndo com seus próprios pés, os players podem fazer uso de diversos recursos para aumentar a velocidade. Daí, no fim das contas, temos partidas totalmente diferentes umas das outras e muitos motivos para continuar curtindo o jogo.
Finger Football (2022)
Nesse caso, não temos uma opção que realmente quebra todas as regras do esporte, mas eu não pude deixar de citar o divertido Finger Football. Esse é um game que consegue replicar a magia das partidas de futebol de botão de uma maneira muito nostálgica.
De forma geral, a coisa é bem simples. Temos o campo (mesa), os jogadores (os botões) e a bola, e tudo é regido por um sistema de turnos e diversas regras específicas. Com toda a certeza, quem curte futebol de botão não pode deixar de experimentar esse game.
Hot Wheels Unleashed (2021)
Para quem não dispensa esportes envolvendo veículos velozes, Hot Wheels Unleashed é uma alternativa que se encaixa muito bem com os padrões desta lista. O game foca em corridas com carros poderosos, mas toda a execução é primorosa, já que as pistas são insanas.
Outro ponto de destaque do jogo é o fato de ele simular os brinquedos da franquia Hot Wheels, o que quer dizer que os cenários muitas vezes parecem as pistas que montamos no chão do quarto, com vistas a brincar com as crianças. Ótimo game!
Blood Bowl 3 (2023)
Fechando esta lista com jogos de esportes que fogem ao convencional, temos o excelente Blood Bowl 3. Esse é o game mais recente de uma franquia que vem promovendo jogos de futebol americano bem violentos há muitos anos (e com seres fantasiosos, como elfos, dwarves, etc.);
Sendo um título lançado há pouco tempo, Blood Bowl 3 apresenta construções gráficas de alta qualidade e diversas mecânicas interessantes. Para completar, temos muitas facções, belas opções de customização e um gameplay que realmente prende a atenção.
E não deixe de citar outros jogos de esportes diferenciados
Como pôde perceber, apenas com uma boa dose de criatividade as desenvolvedoras de menor porte conseguem chamar a atenção dos fãs de esportes e encarar as franquias que dominam o segmento. Felizmente, isso acaba gerando opções bem interessantes e até novas modalidades esportivas.
E é isso! Se você pegou o espírito desta lista, peço que não deixe de compartilhar o post, indicando outros jogos de esportes diferenciados. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na minha seleção e nas suas sugestões. Conto com o seu apoio. Até a próxima…