Se você está à procura de jogos de faroeste, com vistas a ter uma aventura “à moda dos cowboys”, é bom saber que, desde a década de 1980, o maldito Velho Oeste vem sendo fonte de inspiração para diversas desenvolvedoras e, por isso, não faltam boas opções para a galera gamer curtir.
Melhor ainda, alguns games vão além do simples “bangue-bangue” e também contam com belas histórias, mecânicas de furtividade e até alguns elementos típicos dos jogos de RPG. Desse modo, dá para curtir experiências bem diversificadas e ainda continuar apostando na mesma linha temática.
Sabendo disso, o The Game Times resolveu montar esta listinha com belos jogos de faroeste. Como irá notar, dei uma ênfase especial aos games mais modernos, mas não deixei de citar alguns clássicos que marcaram época… vamos conferir?
Gunsmoke (1985)
Dando o primeiro tiro nesta lista com jogos de faroeste, temos o clássico Gunsmoke, que nos coloca no controle de um caçador de recompensas chamado Billie Bob e nos dá a chance de encarar alguns tiroteios que podem ficar bem caóticos em certos momentos.
Por ter nascido na década de 1980, o game apresenta construções gráficas simples, mas isso não o impediu de fazer a alegria dos fãs de jogos de fliperama da época. Em suma, essa foi uma das primeiras aventuras com cowboys da história dos games e, por isso, ela merece atenção.
Call of Juarez: Gunslinger (2013)
A franquia Call of Juarez teve seu primeiro jogo lançado em 2006 e Call of Juarez: Gunslinger, de 2013, se apresenta como o ápice da série até o momento. Aliás, não são poucos os fãs que acham que já passou da hora de um novo título ser lançado pelo pessoal da Techland.
De todo modo, o ótimo Call of Juarez: Gunslinger ainda merece muita atenção, já que a jogatina se desenrola de uma forma muito imersiva e a estrutura da narrativa é bem singular. Cabe ressaltar que esse jogo ainda apresenta diversas lendas do Velho Oeste, o que deixa tudo ainda mais interessante.
Gun (2005)
Clássico da sexta geração de consoles, Gun é um game de ação e aventura que marcou época e acabou se posicionando como o melhor game focado no Velho Oeste por um bom tempo. A jogatina se apresenta sob uma perspectiva de terceira pessoa e a história é ótima.
Vale destacar também que o game conta com um sistema de upgrades muito interessante, que acaba fazendo a gente se envolver mais com as missões secundárias e algumas atividades especiais. Sem dúvidas, essa lenda é uma daquelas que todos os players devem curtir pelo menos uma vez na vida.
Kill The Crows (2023)
Exibindo belos gráficos em pixel art e um loop de gameplay extremamente viciante, Kill The Crows é um game que merecia ser muito mais conhecido do que realmente é. Afinal, essa é uma opção que leva a ideia de “bangue-bangue” para um outro nível.
Isto é, o jogo oferece uma jornada de ação intensa, no qual um único erro pode levar o player à morte. Além disso, os cenários exibem uma “versão distorcida”do Velho Oeste, o que acaba nos fazendo ficar ainda mais fascinados. Portanto, acho justo dizer que esse é um dos melhores jogos de faroeste lançados nos últimos tempos.
Sunset Riders (1991)
Apontado por muitos como um dos melhores jogos do Super Nintendo, Sunset Riders também teve versões para os arcades e o Mega Drive. Esse game marcou as memórias de muitos players e costuma ser mencionado em listas com os remakes mais desejados pela galera gamer.
De forma resumida, o game nos coloca no controle de caçadores de recompensas e apresenta tiroteios intensos, que acabam deixando a tela cheia de projéteis. Nessa aventura, ainda temos a chance de controlar cavalos e encarar alguns inimigos extremamente complicados. Lenda!
Wild Guns (1994)
Ainda focando nos clássicos, temos aqui o incrível Wild Guns, que também brilhou no Super Nintendo e merece uma atenção especial por adicionar um “toque futurista” à experiência, com direito a robôs e outros elementos que a gente costuma encontrar em histórias de ficção científica.
Mesmo assim, o jogo tem a essência de uma legítima aventura no Velho Oeste e garante alguns tiroteios eletrizantes, que acabam ficando ainda mais envolventes, por conta da bela trilha sonora. E só para constar, uma versão remaster do título, intitulada Wild Guns Reloaded, foi lançada em 2016 e merece um olhar mais atento.
Evil West (2022)
Em alguns casos, os devs costumam se aproveitar de toda a “estranheza” do Velho Oeste para criar histórias um pouco mais fantasiosas. E um bom exemplo nesse sentido é o ótimo Evil West, que nos coloca na pele de um cowboy cuja missão é acabar com vampiros e outros monstros.
O jogo se apresenta sob uma perspectiva de terceira pessoa e nos oferece uma boa série de armas distintas, assim como a possibilidade de realizar ataques corpo a corpo. A história, por sua vez, é bem sombria e os cenários conseguem nos colocar nesse “clima dark”. Ótima opção!
Desperados III (2020)
Produzido pela extinta Mimimi Games, Desperados III é uma opção que não poderia ficar de fora desta lista com jogos de faroeste. O game tem uma pegada mais estratégica e furtiva, mas garante tiroteios intensos, que se passam em cenários muito bem construídos.
É bom ressaltar também que a história desse jogo é incrível e os personagens jogáveis são todos muito interessantes. Detalhe: o game apresenta diversos desafios, que podem ser superados de várias formas, o que quer dizer que a inteligência pode ser mais importante do que os dedos rápidos no gatilho.
Hard West 2 (2022)
Também apresentando uma pegada mais voltada para o lado da estratégia, Hard West 2 combina elementos sobrenaturais com as características do Velho Oeste e acaba prendendo a nossa atenção com uma história bem construída e cheia de belas reviravoltas.
Como não poderia deixar de ser, o jogo garante belos tiroteios, mas o ritmo, por conta da pegada estratégica, é mais lento. Ainda assim, as batalhas são emocionantes e ainda temos algumas missões que remetem a alguns filmes clássicos. Não deixe de conferir!
Bounty of One (2023)
Seguindo pela linha do lendário Vampire Survivors, Bounty of One é um jogo extremamente viciante, no qual o nosso objetivo é encarar hordas de adversários pelo maior tempo possível. E o mais interessante é que nossos personagens são bandidos que acabaram tendo suas cabeças colocadas a prêmio.
Como costuma acontecer com os “survivors-like” (você poderá conferir um vídeo explicando o gênero logo abaixo), o jogo é bastante movimentado e conta com uma boa série de habilidades distintas, assim como vários personagens e melhorias que vão sendo conquistadas a cada nova partida.
West of Dead (2019)
Ostentando um estilo visual bem singular, West of Dead é mais um game que leva o Velho Oeste para um lado mais fantasioso e sombrio. Na verdade, a fantasia já começa com o nosso protagonista, que até parece uma “versão cowboy” do Motoqueiro Fantasma.
De qualquer forma, o fato é que o game garante tiroteios bem movimentados e ainda tem alguns elementos típicos dos roguelikes, que acabam deixando toda a jornada muito mais desafiadora. Certamente, essa é uma opção que vai prender a sua atenção por muitas horas.
Above Snakes (2023)
Agora, se você é fã de jogos de sobrevivência, Above Snakes é uma opção que merece um olhar mais atento. Em linhas gerais, o jogo nos desafia a sobreviver nos desoladores cenários do Velho Oeste e consegue surpreender com alguns desafios e perigos.
Obviamente, os devs não deixaram de adicionar algumas invenções e fantasias ao mundo aberto do game, mas a experiência não deixa de ficar atrativa por conta disso. Lembrando que o jogo ainda tem um sistema de construção que faz a gente perder a noção do tempo dedicado à jogatina.
Red Dead Redemption II (2018)
Fechando esta seleção com jogos de faroeste, temos um dos maiores jogos de todos os tempos, ou seja, o incrível Red Dead Redemption II. Nessa aventura, assumimos o controle sobre um fora da lei chamado Arthur Morgan e temos a chance de acompanhar uma história épica.
O game apresenta cenários fictícios inspirados em regiões dos Estados Unidos e podemos dizer que seu mundo aberto é a melhor representação do Velho Oeste que os players têm à disposição. Em outras palavras, essa é uma alternativa obrigatória para os cowboys de plantão.
E ainda há outros ótimos jogos de faroeste!
Como pôde perceber, o Velho Oeste vem servindo como plano de fundo para belas aventuras há muitos anos e os devs ainda adicionam algumas ideias estranhas para deixar as coisas mais atrativas. E o mais legal é que os games apresentam mecânicas e ideias que se encaixam com os mais diversos gêneros.
E é isso! Agora você ficou conhecendo mais alguns belos jogos de faroeste e já pode começar a ajustar a sua agenda para encarar aventuras épicas, regadas a muitos tiroteios. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, outros cowboys gamer vão poder desbravar as muitas versões do Velho Oeste que eu apresentei por aqui. Até a próxima…