Nos últimos anos, os jogos de sobrevivência têm estado tão populares junto aos players, que diversas desenvolvedoras vêm lançando games desse tipo. E o mais interessante é que, ao contrário do que acontece com outros gêneros, a média de qualidade dos novos jogos continua em um bom nível.
Para ilustrar isso, resolvi montar uma seleção com 17 jogos de sobrevivência desafiadores, que promovem experiências dignas de nota. Portanto, se você curte jogos desse tipo e tem nervos de aço, sugiro que não deixe de acompanhar até o fim… vamos dar uma olhada na seleção?
Tribes of Midgard (2021)
Para abrir esta seleção com jogos de sobrevivência, temos Tribes of Midgard. Esse é um game que aposta em elementos da cultura nórdica (que é muito popular junto aos players) e garante uma experiência cooperativa muito boa. Além disso, o gameplay conta com mecânicas bastante criativas.
Em Tribes of Midgard, até 10 jogadores podem unir forças para fundar uma tribo e superar adversários terríveis. Aliás, esses adversários são, além da natureza, alguns dos mais assustadores seres da mitologia nórdica. Resumindo, essa é uma opção cheia de atrativos.
Ark: Survival Evolved (2017)
Oferecendo aos players um mundo aberto enorme, no qual diversos seres pré-históricos (e alguns com elementos futuristas) estão sempre à espreita, Ark: Survival Evolved é um título que resume muito bem o gênero ao qual pertence e sempre garante boas horas de diversão.
O game também merece elogios por apresentar um gameplay variado, com alternâncias entre perspectivas, mecânicas de domesticação das feras da ilha, mecânicas de construção e muito mais. Em suma, esse é um desafio de sobrevivência completo.
Terraria (2011)
Sendo um dos ícones do mundo indie e um dos precursores da onda dos jogos de sobrevivência, Terraria não poderia ficar de fora desta seleção. Apesar de apresentar gráficos simples, o jogo é um espetáculo à parte, no que diz respeito à oferta de mecânicas criativas.
De modo geral, quem decide apostar em Terraria acaba viajando para planetas hostis que são criados de forma procedural. Assim, cada vez que uma jornada é iniciada, ela acaba sendo diferente da anterior. E sim, é nesse “loop” que o game acaba monopolizando as atenções dos aventureiros.
Don’t Starve (2013)
Citado por muitos como um dos jogos mais difíceis de todos os tempos, Don’t Starve é uma “figurinha carimbada” em seleções como esta. Lembrando que o game recebeu uma versão multiplayer em 2016, chamada Don’t Starve Together, que é ótima para quem deseja dividir o sofrimento.
De qualquer forma, cabe ressaltar que Don’t Starve apresenta um estilo visual diferenciado e seu mundo sombrio é realmente mortífero. Na pele do cientista Wilson, os players são obrigados a encarar uma jornada que, na maioria das vezes, termina com muitas frustrações. Ainda assim, esse é um jogo imperdível.
Starbound (2016)
Seguindo pelo mesmo caminho do lendário Terraria, Starbound dá aos players a missão de explorar o universo a bordo de uma nave espacial. No início, por conta de alguns problemas, somos obrigados a parar em um planeta estranho, com vistas a obter materiais para consertar a nossa nave.
Contudo, quando as primeiras missões são finalizadas, temos total liberdade para explorar o vasto universo do jogo. E sim, apesar de os gráficos serem bem simples (o que faz o título ser uma boa opção para quem busca por jogos para PC fraco), a jogatina é rica em elementos criativos e “rouba” a nossa atenção.
Grounded (2020)
Disponível por meio do regime Early Access, Grounded já mostrou que merece a atenção dos fãs de jogos de sobrevivência. Isto é, o game parte de uma premissa singular (crianças encolhidas encarando os desafios de um jardim imenso) e seu gameplay é bem envolvente.
Vale lembrar também que o jogo vem recebendo atualizações com uma ótima frequência e isso tem mantido a aventura bem atrativa. Para completar, ainda é possível convidar os amigos para uma jogatina cooperativa, o que eleva o nível de diversão a um outro patamar. Muito bom!
RimWorld (2018)
Com gráficos simples que o transformam em uma boa opção para quem tem um PC mais modesto, RimWorld é uma aventura dotada de um grande conjunto de mecânicas e sistemas complexos. Em outras palavras, é bom você não julgar o título apenas pelo seu visual.
Colocando os players no papel de colonizadores, RimWorld conta histórias bem interessantes e sempre consegue surpreender com alguma ameaça inesperada. Além do mais, a jogatina é marcada por muitos elementos de simulação da vida real, o que aumenta ainda mais o desafio (já que humanos são complicados).
No Man’s Sky (2016)
No Man’s Sky é um dos muitos jogos que tiveram sérios problemas em um primeiro momento, mas depois foram sendo recuperados pelos devs e acabaram “dando a volta por cima”. Hoje em dia, o game se posiciona como uma das melhores opções, no que diz respeito a aventuras de exploração espacial.
Ostentando um visual magnífico, o jogo também merece a atenção por seu gameplay variado e pelos ambientes. Esse é aquele tipo de aventura que se destaca por promover uma experiência altamente imersiva. Logo, se você curte a ideia de sair pelo espaço sem destino, essa é a opção perfeita.
Valheim (2021)
Apesar de ainda não ter sido lançado de forma oficial (o título está no regime Early Access), Valheim já recebeu o status de fenômeno por ter surgido “do nada” e alcançado resultados assustadores. E não, o sucesso do game não foi um mero acaso.
Pelo contrário, se observarmos bem, veremos que Valheim é um jogo brutal, mas cheio de grandes atrativos. Essa também é uma opção que aposta em elementos da cultura nórdica e isso, claro, já é um sinônimo de desafios de proporções épicas. Enfim, temos aqui uma aventura obrigatória para quem curte lutar pela vida.
The Forest (2018)
Eu sempre costumo dizer que The Forest é o game que melhor sintetiza a ideia de um jogo de sobrevivência. Eu afirmo isso, pois esse título nos coloca na pele de sobreviventes de um desastre aéreo que caem em uma floresta e ficam aguardando por um resgate que nunca chega.
Todavia, como dizem por aí, “as coisas sempre podem piorar”. Sim, a tal floresta é habitada por uma tribo canibal. Isso mesmo! Além do estômago roncando, a morte está sempre por trás das árvores da terrível floresta. E é esse conjunto de infortúnios que faz o game ser memorável.
DayZ (2018)
“Figurinha carimbada” em listas com jogos de sobrevivência, DayZ é um verdadeiro ícone do gênero. Curiosamente, o título surgiu como um mod do lendário ARMA 2, mas logo algumas adições o transformaram em um game que aposta no conceito de apocalipse zumbi.
Ao ingressar no gigantesco mundo aberto do game, os players têm que encarar hordas de zumbis e os desafios de um ambiente hostil e sem muitos recursos. Para completar, os outros players dentro do mapa também podem ser uma ameaça e é nesse ponto que as coisas acabam ficando imprevisíveis e atraentes.
https://www.youtube.com/watch?v=pLyz2UBV-10
Raft (2018)
Raft é mais um jogo que ainda não foi lançado oficialmente (está no regime Early Access), mas já fez relativo sucesso junto aos fãs de jogos de sobrevivência. E esse sucesso guarda relação direta com a ideia de ficar à deriva em uma jangada, sem recursos e com água por todos os lados.
Apesar de a situação inicial dos players ser bem complicada, à medida que eles vão avançando no jogo, as jangadas podem ser customizadas, tornando a vida em alto mar bem mais tranquila. Ainda assim, Raft é um jogo com desafios que podem gerar frustrações e, ao mesmo tempo, prender a atenção.
Niffelheim (2018)
Para quem curte aventuras baseadas na mitologia nórdica, Niffelheim é um “prato cheio”. Apresentando construções 2D muito bem feitas, o jogo coloca os players na pele de um guerreiro viking que acaba ficando preso no chamado “reino da névoa” (um tipo de inferno).
Como não poderia deixar de ser, estar nesse ambiente não é nada agradável e os players devem fazer de tudo para encarar os desafios que surgem a todo momento e lidar com a falta de recursos. Resumindo, temos aqui uma aventura com uma premissa capaz de prender a atenção por muitas horas.
Rust (2018)
Sucesso em plataformas de streaming, Rust é mais uma opção que sintetiza muito bem os principais destaques dos jogos de sobrevivência. Nessa aventura, somos jogados em um mundo pós-apocalíptico desolador, no qual até mesmo os outros players podem ser grandes ameaças.
Devido ao seu alto nível de imersão e realismo (um realismo simulado, digamos assim), Rust acaba sendo uma das opções mais brutais desta seleção. E como todo bom fã do gênero já sabe, quanto mais brutal é o game, mais interessante ele acaba sendo.
Project Zomboid (2013)
Dentre todas as ideias que são aplicadas pelos devs em jogos do gênero, o conceito de apocalipse zumbi, é um dos mais “batidos”. Entretanto, Project Zomboid é um dos poucos jogos que fogem do clichê e oferecem algo mais próximo da realidade.
Disponível há muitos anos sem ter sido lançado oficialmente (ainda no regime Early Access), Project Zomboid se tornou muito popular recentemente, por conta da adição de componentes multiplayer. Logo, se você se interessa pela ideia de sobreviver em um mundo arrasado por mortos-vivos, não deixe de experimentar esse jogo.
Frostpunk (2018)
Descrito por seus desenvolvedores como o primeiro jogo de sobrevivência em sociedade, Frostpunk consegue mesclar elementos de jogos de estratégia e gerenciamento de cidades com as premissas do gênero, garantindo uma experiência sem igual.
Em linhas gerais, quem decide apostar no game acaba se deparando com a desafiadora missão de administrar a última cidade do planeta Terra, ou seja, o mundo do jogo é extremamente hostil e as tarefas dentro da cidade também são bem complicadas. Lembrando que uma sequência para o game já foi anunciada e merece total atenção.
https://www.youtube.com/watch?v=LQnPOxZT1cM
This War of Mine (2014)
Colocando um fim nesta seleção, temos This War of Mine, que é um dos meus jogos favoritos e um verdadeiro exercício de consciência moral. Nesse game, assumimos o controle de civis que acabam ficando presos em uma zona de guerra e tentam fazer de tudo para sobreviver.
Buscas por comida, lutas contra outros sobreviventes, roubos, ataques noturnos, enfim… esses são alguns dos elementos que fazem a experiência de This War of Mine ser tão incrível. Apesar de ter um ritmo lento, o jogo é impecável sob os mais diversos aspectos. Não deixe de dar uma chance a essa obra-prima.
Compartilhe esta lista com grandes jogos de sobrevivência!
No início deste post, fiz questão de destacar que as lutas pela sobrevivência têm sido muito exploradas pelas desenvolvedoras e isso gerou diversas opções para os fãs do gênero. Por conta disso, escolher as melhores opções acaba se tornando uma tarefa bastante complicada.
Sendo assim, gostaria de pedir a sua ajuda. Isto é, se você tem outros jogos de sobrevivência a indicar, peço que não deixe de compartilhar o post e registrar as suas sugestões. Assim, vamos criar uma lista ainda mais completa e atrativa para todos os fãs do gênero. Até a próxima…