Por mais que os jogos de terror sejam criados com o intuito de nos fazer tremer, não podemos negar que as emoções despertadas por eles são, lá no fundo, bem prazerosas. Não à toa, quanto mais o título é assustador, mais os players ficam vidrados nele. E, claro, foi por saber disso que eu resolvi montar esta lista.
Como irá notar, separei aqui dez belos jogos de terror. Sim, podemos dizer que a lista que eu vou apresentar é uma síntese daquilo que os jogos do gênero conseguem oferecer de bom (ou de ruim, pois “quanto pior, melhor”) para os players. Portanto, sugiro que não deixe de acompanhar até o fim… vamos lá?
Resident Evil
Para abrir esta lista com jogos de terror, nada melhor do que destacar a franquia que, muito provavelmente, foi a principal responsável pela popularização do gênero survival horror, ou seja, Resident Evil. Desde o seu primeiro título, lançado em 1996, essa série vem embalando os pesadelos dos jogadores com muita ação, puzzles interessantes e, claro, diversos sustos.
De modo geral, as histórias dos jogos se passam em um mundo dominado por zumbis e focam em uma série de conspirações envolvendo uma empresa maligna. Com diversos títulos lançados até hoje, a franquia já consagrou muitos personagens icônicos e momentos de grande terror psicológico. Enfim, quem não tremeu, em algum corredor escuro, ao ouvir a sigla: “S.T.A.R.S.”?
The Evil Within
No ano de 2014, The Evil Within chegou ao mundo dos games para causar alvoroço. Tendo como diretor o lendário Shinji Mikami (criador do jogo Resident Evil), o game alcançou um sucesso enorme, registrando números de vendas altíssimos e sendo aclamado pelos fãs do gênero survival horror. E, para falar a verdade, não é para menos, pois o game é terrível!
Em uma história macabra, que começa com um massacre e se desenrola dentro de uma realidade distorcida e insana, os jogadores assumem o papel de um detetive veterano que acorda em uma espécie de abatedouro humano e percebe que está sendo perseguido por um lunático com uma serra elétrica. Assim, a luta pela sobrevivência nesse game é desesperadora e os sustos não param de acontecer.
Silent Hill
Continuando com esta lista de jogos de terror, temos outra franquia lendária: Silent Hill. Lançada pela Konami em 1999, a série vem marcando presença no mundo dos games desde então. Melhor ainda, essa presença merece ser destacada, por conta das histórias mirabolantes e do clima de terror psicológico que todos os títulos conseguiram criar, ou seja, Silent Hill é uma espécie de síntese do gênero survival horror.
Com uma linha cronológica um tanto quanto bagunçada, as histórias dos oito títulos da série principal abordam temas profundos, como a força das emoções e dos pensamentos humanos. Obviamente, tudo isso acaba sendo apresentado de uma forma aterrorizante na cidade de Silent Hill. E, sinceramente, quem não se sentiu incomodado ao caminhar por aquelas ruas cheias de neblina que marcaram o primeiro título (um dos melhores jogos de PS1)? Dava uma agonia…
Rise of Insanity
Rise of Insanity é um dos jogos mais recentes desta lista de jogos de terror. Aliás, cabe ressaltar que, neste caso, sinceramente, o game não é tão aterrorizante assim. Entretanto, o que chama atenção nessa jornada é o suporte para gadgets de realidade virtual, o que faz com que a experiência fique altamente imersiva e, aí sim, as coisas começam a ficar mais obscuras!
No game, a história gira em torno de um psicólogo que teve a sua família assassinada e resolve utilizar um método inovador (com hipnose) para descobrir se o principal suspeito foi realmente o culpado pelo crime. Dessa forma, o jogo acaba se transformando em uma viagem para dentro de uma mente insana, na qual a escuridão reina e o clima de desordem mental é palpável.
Outlast
Fechando a primeira metade da lista, o game a ser apresentado é Outlast (na verdade os games). E, com toda a sinceridade do mundo, esse game é perturbador! Não à toa, o pessoal do famoso site Rock, Paper, Shotgun destacou que Outlast “não é uma experiência de como os jogos podem ser assustadores, é uma exemplificação”.
Com o apoio da empresa Thwacke!, que fornece especialistas em diversas áreas com o intuito de aumentar o nível de realismo dos games, o primeiro Outlast (que merece maior destaque) oferece terrores inimagináveis dentro de um manicômio, colocando os jogadores na pele de um jornalista que faz a frase “a curiosidade matou o gato” ter todo o sentido. Em relação aos outros títulos dessa série, as histórias variam, mas mantêm um clima de terror que, certamente, embalará noites assustadoras.
Layers of Fear
Diferentemente dos outros títulos citados nesta lista, Layers of Fear é classificado como um game do gênero psychological horror e, na verdade, essa classificação não poderia ter sido mais oportuna. Afinal, como o nome sugere, esse game aborda diversas formas de medo e consegue levar os jogadores a experimentar parte da loucura do protagonista.
De forma geral, o jogo mantém o seu foco na luta de um pintor, que retorna ao seu studio para tentar completar sua obra-prima. Todavia, por ser uma pessoa mentalmente instável, esse artista sem nome começa a ser confrontado por fantasmas e ilusões da sua própria mente. Assistindo a tudo isso, o jogador embarca em uma experiência imersiva incrível e sente na pele todas as camadas do medo.
Slender: The Arrival
Tomando como base um dos maiores mitos da internet, o famoso “Slender Man”, o game Slender: The Arrival, lançado em 2013, é uma releitura dessa “lenda urbana”, que consegue criar um clima angustiante e manter o jogador atento à sua trama e, obviamente, com muitas tensões pesando em seus ombros.
Slender: The Arrival se passa alguns anos após os eventos do game Slender: The Eight Pages (um projeto indie que também fala sobre essa lenda urbana). O fato é que o game, com seu clima sombrio e com a figura macabra do estranho Slender Man, consegue assustar os jogadores de inúmeras formas e elevar o nível de pressão psicológica a patamares altíssimos.
Visage
Para aumentar ainda mais o apelo da lista, temos o game Visage. Aliás, é bom destacar que o game foi lançado em 2020, mas sua versão “Early Access” já era boa o suficiente para chamar a atenção de muita gente. E a justificativa para esse sucesso é simples: temos aqui um jogo de terror que possui todos os elementos para que ninguém queira jogá-lo em uma noite solitária.
A história do game gira em torno de uma casa assombrada, na qual diversas famílias viveram. Muitos desses moradores passaram momentos de paz, mas alguns morreram de uma forma terrível. Diante disso, o jogador é transformado em uma espécie de testemunha, que vai perdendo sua sanidade por permanecer muito tempo no escuro ou por observar muitas cenas traumáticas em sequência.
Clock Tower
Nos aproximando do fim da lista, temos a obrigação de reviver alguns clássicos. Assim sendo, a franquia Clock Tower, como uma das primeiras aventuras do gênero survival horror, não poderia deixar de ser citada. E, infelizmente, já faz um bom tempo que a série não presenteia os fãs com um novo título.
De qualquer modo, a franquia, que fez a sua estreia no SNES, em 1995, marcou história por oferecer um clima assustador e mecânicas de jogo que exigiam que o jogador utilizasse o ambiente ao seu favor, já que as personagens geralmente eram frágeis mulheres que entravam em mistérios insanos e eram perseguidas por vilões lunáticos. Clássico!
Alone in the Dark
Para encerrar esta lista com jogos de terror, nada melhor do que relembrarmos a série de games que foi considerada como a pioneira no gênero survival horror. Sim, foi Resident Evil o game responsável pela popularização do gênero, mas foi em 1992 que o primeiro game Alone in The Dark foi lançado, dando início ao terror no mundo dos games (ótima opção para quem busca por jogos para PC fraco).
Assumindo o controle de investigadores de casos sobrenaturais, os jogadores embarcam nas tramas oferecidas pelos games da franquia e, rapidamente, se encontram imersos em histórias assustadoras e muito difíceis de ser superadas, já que os games dificultam a sobrevivência ao máximo, com poucas armas, pouca munição, poucos itens para recuperar as energias, mas com muito terror e situações extremamente tensas.
E é claro que há outros ótimos jogos de terror!
Por mais que esta lista com jogos de terror já tenha uma qualidade geral adequada aos gostos de muitos players, sei que diversos título incríveis acabaram ficando de fora. Portanto, gostaria de pedir para você compartilhar a lista e indicar alguns títulos que poderiam deixá-la ainda mais aterrorizante. Conto com o seu apoio. Até a próxima…