Como já faz um tempo que não temos novidades no grupo dos jogos do Batman, tudo o que podemos fazer, por ora, é torcer para os devs resolverem liberar uma nova aventura épica do homem-morcego ou encarar os títulos clássicos que têm o herói no papel principal.
Felizmente, quando “olhamos para trás”, percebemos que o personagem tem um “currículo invejável”, no que diz respeito a adaptações para o mundo dos games. Em outras palavras, quem é fã do herói não pode dizer que não há boas opções, mesmo que elas não sejam muito recentes.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post para apresentar alguns jogos do Batman que são ótimos para quem não aguenta mais esperar por novas aventuras. Como irá notar, incluí aqui títulos de diversas eras, ou seja, você vai ter experiências tão nostálgicas quanto empolgantes… vamos conferir?
Batman: Arkham Asylum (2009)
Para abrir esta lista com incríveis jogos do Batman, resolvi citar o lendário Batman: Arkham Asylum. Esse jogo é o primeiro de uma trilogia épica (que vai ser apresentada na íntegra nesta seleção) e suas construções e ideias acabaram influenciando muitos jogos de ação e aventura.
Além de contar uma bela história, Batman: Arkham Asylum chama a atenção por apresentar um gameplay cheio de ação e com algumas boas doses de elementos furtivos. E, claro, a perspectiva, os golpes do herói e as lutas contra os chefões deixam as coisas ainda mais interessantes. Lenda!
Batman: The Video Game (1989)
Apesar de o divertido Batman: The Video Game não ter sido o primeiro jogo protagonizado pelo homem-morcego, podemos dizer que o título foi aquele que realmente “abriu as portas” para que outras aventuras do herói fossem lançadas. O game foi um dos destaques do saudoso “nintendinho” e muitos players ainda se lembram dele com carinho
Aliás, é importante destacar que, na época, Batman: The Video Game foi classificado como um dos melhores jogos de super-herói do mundo dos games, com suas construções 2D e seu alto nível de dificuldade. Sem dúvidas, essa é uma aventura que merece ser revisitada.
Batman Returns (1992)
Inspirado no filme homônimo lançado em 1992, Batman Returns conseguiu marcar as memórias de diversos players. Curiosamente, o game teve versões desenvolvidas por empresas distintas. Por exemplo, a Konami cuidou das versões destinadas ao NES e ao SNES e outras empresas assumiram o controle sobre as versões que brilharam em outras máquinas.
Ainda assim, a essência do título permaneceu a mesma, ou seja, temos aqui um legítimo Beat ‘em Up, no qual o Batman tem que “sair no braço” com diversos adversários, inclusive alguns chefões desafiadores. O título exige um tempo de prática para poder ser melhor aproveitado, mas é muito bom!
Batman Forever: The Arcade Game (1996)
Também pendendo para o lado dos “jogos de andar e bater”, Batman Forever: The Arcade Game coloca o homem-morcego diante de uma grande quantidade de adversários e apresenta gráficos com um estilo visual bem diferenciado. E mais, o icônico Robin pode ser controlado por um Player 2.
Cabe lembrar que esse jogo toma como base o filme homônimo lançado em 1995 e, por isso, os grandes vilões são o Charada e o Duas-Caras. Detalhe: o game conta com um sistema de combos que pode gerar sequências com mais de 150 golpes. Vale a pena conferir!
Batman & Robin (1998)
Dando continuidade aos eventos apresentados em Batman Forever: The Arcade Game, Batman & Robin apresentou diversas inovações para o grupo dos jogos do Batman e seu mundo 3D conseguiu atrair os olhares de muitos players, sem contar que a presença do Robin e da Batgirl como personagens adicionais foi uma ótima ideia.
Sinceramente, esse é um jogo que merecia ser muito mais conhecido do que realmente é. Temos uma trama inspirada no filme homônimo lançado em 1997, elementos típicos de jogos sandbox, a possibilidade de usar veículos e muito mais. De certo modo, a execução dessas ideias deixa um pouco a desejar, mas o jogo é interessante.
Batman: Gotham City Racer (2001)
Como seu título sugere, Batman: Gotham City Racer é uma opção indicada para os fãs de jogos de corrida. Sim, temos um time de personagens pilotando diversos veículos e participando de corridas marcadas por objetivos distintos e circuitos bem desafiadores.
Em linhas gerais, o game funciona como um Mario Kart focado no universo do homem-morcego e a jogatina apresenta power-ups, armas e algumas surpresas. Não, esse não é o melhor jogo de corrida lançado para o PS1, mas dá para curtir algumas horas de gameplay bem divertidas.
Batman: Arkham City (2011)
No ponto central desta lista com jogos do Batman, resolvi posicionar o ótimo Batman: Arkham City, que é o segundo título da lendária trilogia Arkham. Assim como seu antecessor, o game foi aclamado pela crítica e até ganhou alguns prêmios de jogo do ano.
A história conta com diversos personagens icônicos e o gameplay é marcado por elementos de furtividade e golpes dignos dos melhores jogos de luta. Em suma, Batman: Arkham City manteve o bom nome da série e seu sucesso foi grande o bastante para motivar os devs a prepararem um terceiro game. Excelente!
Batman Vengeance (2001)
Baseado nas animações Batman: The Animated Series e The New Batman Animated Series, Batman Vengeance fez muito sucesso na sexta geração de consoles e recebeu elogios por apresentar uma trama complexa e gráficos muito fieis aos das animações que o inspiraram.
Esse título também merece atenção por apresentar ideias típicas de jogos de plataforma 3D, mas com uma dose extra de ação. Para arrematar, o time de personagens é notável, com destaque para o Coringa, a Arlequina, a Hera Venenosa e o Comissário Gordon. Não deixe de dar uma olhada nessa aventura.
Batman: Begins (2005)
Mesmo não tendo feito tanto sucesso quanto o filme que o inspirou, Batman: Begins combinou elementos de jogos de aventura, Beat ‘em Up e furtividade, e acabou gerando algumas das ideias utilizadas na produção da trilogia Arkham. Por isso, o game se tornou mais importante alguns anos após a estreia.
Em termos de história, temos uma sequência de eventos que acompanha o roteiro do filme de 2005, com algumas pequenas modificações e cutscenes que apresentam trechos da produção hollywoodiana. Resumindo, o game não é brilhante, mas conta com belos atrativos.
LEGO Batman 1, 2 e 3 (2008, 2012 e 2014)
Falemos agora sobre três belos jogos do Batman que são perfeitos para a criançada. Pois é! A trilogia LEGO Batman apresenta histórias muito interessantes, mas com a leveza e o nível de comédia esperados de uma aventura focada no público infantil.
A trilogia oferece fases variadas, muitas situações cômicas e mecânicas que garantem a diversão de quem joga. Melhor ainda, os títulos contam com opções perfeitas para quem curte jogos cooperativos. Então, se você quer dividir boas horas de diversão com os amigos, essas aventuras são imperdíveis.
Batman: The Brave and The Bold – The Videogame (2010)
Exclusivo dos consoles Nintendo Wii e Nintendo DS, Batman: The Brave and The Bold – The Videogame costuma ser esquecido, mas eu não poderia deixá-lo de fora desta lista com jogos do Batman. Afinal, temos aqui um Beat ‘em Up com construções típicas de jogos 2D de plataforma.
De forma resumida, esse jogo segue a história contada na série animada lançada em 2008 e seu gameplay é bastante simples, mas muito envolvente. Logicamente, a versão do Nintendo Wii tem mais recursos, mas a essência da aventura é a mesma e merece atenção.
Batman: The Telltale Series (2016)
Seguindo o padrão dos jogos desenvolvidos pela Telltale, Batman: The Telltale Series é uma aventura narrativa, dotada de mecânicas do tipo “point-and-click” e um estilo visual diferenciado. Assim, quem decide apostar no game acaba se deparando com uma espécie de filme interativo.
Vale ressaltar que a série completa conta com cinco belos episódios e a trama se desenvolve de uma forma bem cativante, sob a perspectiva do homem-morcego (na maior parte da aventura). Certamente, esse game é um “prato cheio” para quem curte HQs e uma jogatina mais passiva.
Batman: Arkham Knight (2015)
Para fechar esta lista com ótimos jogos do Batman, temos o excelente Batman: Arkham Knight, que também fechou a lendária trilogia Arkham e acabou deixando os players “na saudade”, já que os fãs do homem-morcego não tiveram acesso a outras aventuras de alto nível após a estreia desse título.
Como destaques, Batman: Arkham Knight apresenta tudo aquilo que seus dois ótimos antecessores apresentaram, com a adição de algumas mecânicas inovadoras e uma trama digna de nota. Por isso, podemos dizer que esse jogo manteve a trilogia no mais alto nível e a ajudou a entrar para a história de forma definitiva.
E não deixe de citar outros jogos do Batman!
Conforme pôde notar, o homem morcego já protagonizou diversas aventuras e fez a alegria de muitos players. E o mais interessante é que a minha lista não fez menção a todos os jogos do herói e tampouco aos títulos em que ele aparece como um convidado de luxo ou um coadjuvante de peso.
Sabendo disso, gostaria de contar com a sua ajuda em uma coisa: se você puder compartilhar o post e indicar outros jogos do Batman (pode ser os títulos em que ele é apenas um, entre muitos personagens), mais pessoas vão dar uma olhada na seleção do The Game Times e mais sugestões serão dadas. Desse modo, ficaremos com uma “seleção definitiva”. Conto com o seu apoio. Até a próxima…