De uns tempos para cá, por conta das inovações tecnológicas, os jogos do Homem-Aranha vêm ganhando um caráter cada vez mais épico. Porém, não podemos negar que algumas aventuras antigas também conseguiram prender a atenção de players dos mais diversos estilos.
Pois é! O famoso herói já protagonizou uma boa série de missões espetaculares e, mesmo em jogos com gráficos modestos, embalou uma boa quantidade de horas de um gameplay cheio de ação, movimentos espetaculares e lutas contra alguns vilões icônicos.
Sabendo disso, resolvi criar este post para falar sobre 13 jogos do Homem-Aranha que marcaram época. Como irá notar, a minha lista conta com clássicos incríveis e algumas aventuras modernas que até hoje dão o que falar… vamos conferir a seleção?
The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin (1991)
Para abrir esta lista com excelentes jogos do Homem-Aranha, resolvi citar o lendário The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin. Esse título foi lançado para os consoles da SEGA e acabou atraindo a atenção dos fãs das HQs, por conta da sua história envolvente.
De modo geral, nessa aventura, o “teioso” é forçado a derrotar diversos vilões, com vistas a obter as chaves que vão desarmar uma bomba nuclear que está sob o comando do Rei do Crime. O game segue uma estrutura típica de jogos de plataforma e seu nível de ação é bem elevado. Lenda!
Spider-Man The Video Game (1991)
Com um elenco invejável, Spider-Man The Video Game conseguiu fazer a alegria dos fãs de fliperamas no início da década de 1990. O título foi criado para acompanhar a “febre dos jogos Beat ‘em Up” da época e apresenta belos desafios (que podem ser compartilhados por até quatro jogadores).
Além do “miranha”, os players podem assumir o controle sobre a Gata Negra, o Gavião Arqueiro e o icônico Namor. E, claro, alguns dos vilões mais importantes das histórias do herói acabam surgindo no fim de cada fase. Sem dúvidas, esse é um game que ainda merece atenção.
Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (1994)
Considerado por muitos players como um dos melhores jogos de Super Nintendo, Spider-Man and Venom: Maximum Carnage é outro representante do gênero Beat ‘em Up que merece elogios. Aliás, o título é uma bela adaptação de um interessante arco das HQs.
Nessa aventura, o “teioso” divide as atenções com o poderoso Venom, com vistas a derrotar o vilão Carnificina. Ao longo das fases, diversos personagens (vilões e heróis) fazem aparições especiais e o nível de dificuldade é bem elevado. Em suma, vale a pena revisitar esse clássico.
The Amazing Spider-Man: Lethal Foes (1995)
Curiosamente, os players do ocidente só conseguiram curtir o clássico The Amazing Spider-Man: Lethal Foes após alguns anos, pois a versão original do game jamais foi lançada fora do Japão. De fato, para muita gente, esse jogo ainda é um grande mistério.
Apostando em construções que o colocam no grupo dos jogos de ação 2D, The Amazing Spider-Man: Lethal Foes conta uma história que foi apresentada em uma HQ de série limitada, lançada em 1993. O título tem um elenco invejável e muitas mecânicas criativas. Então, sugiro que não deixe de tentar curtir essa aventura por meio dos emuladores.
Spider-Man (2000)
Mesmo tendo sido lançado para diversas plataformas, foi no PS1 que o ótimo Spider-Man acabou brilhando de forma mais intensa. Detalhe: esse título foi produzido com a mesma game engine do lendário Tony Hawk’s Pro Skater, o que o ajudou a se posicionar como uma aventura bem diferenciada e deixou os jogos 2D do herói para trás.
No que diz respeito à história, temos o vilão Dr. Octopus comandando o “lado do mal” e diversos heróis fazendo aparições especiais. O jogo também marcou época por contar com diversos uniformes alternativos para os heróis e um modo “What If…?” (com desfechos alternativos). Resumindo, esse é um dos melhores jogos do Homem-Aranha.
Spider-Man 2: Enter Electro (2001)
Surgindo como uma sequência “next-gen” para o ótimo Spider-Man, Spider-Man 2: Enter Electro deu aos fãs a chance de curtir outra aventura memorável. O título apresentou construções tridimensionais bem interessantes e, apesar de não ter aproveitado o potencial máximo do PS2, conseguiu marcar as memórias de muitos players.
Como o nome do game sugere, essa aventura tem o vilão Electro como o comandante das ações do “time do mal”. Obviamente, também temos diversas participações especiais, com direito a certas aparições dos X-Men. O game não fez tanto sucesso quanto seu antecessor, mas ainda merece atenção.
Spider-Man: The Movie (2002)
No ponto médio desta lista com ótimos jogos do Homem-Aranha, resolvi posicionar o lendário Spider-Man: The Movie. Esse foi um dos grandes jogos de aventura da sua época e conseguiu chamar ainda mais atenção por replicar os eventos que marcaram o filme homônimo que tinha estreado alguns meses antes.
Dessa vez, temos o vilão Duende Verde aparecendo como o principal antagonista e muitos dos grandes momentos do filme foram adaptados com enorme precisão. Em outras palavras, esse é o jogo que deu início à fase de aventuras de proporções épicas do herói no mundo dos games.
Ultimate Spider-Man (2005)
Ultimate Spider-Man se destaca por ter ganhado versões distintas para as mais diversas plataformas, apesar de a sua trama ter sido mantida (com algumas poucas adaptações). De todo modo, temos aqui um título que também se encaixa no grupo dos jogos Beat ‘em Up.
Apresentando tudo sob uma perspectiva de terceira pessoa, Ultimate Spider-Man é uma adaptação de uma série homônima de HQs e seu mundo aberto é grande o bastante para os players desejarem explorar ao máximo. Ademais, também é possível controlar o icônico Venom. Grande game!
Spider-Man: Friend or Foe (2007)
Muito elogiado pelos críticos e pelos players, Spider-Man: Friend or Foe é um nome que não poderia ficar de fora desta seleção com ótimos jogos do Homem-Aranha. Detalhe: nesse game, temos uma boa série de personagens jogáveis, mas alguns são exclusivos de certas plataformas.
Em linhas gerais, a trama envolve alienígenas, vilões icônicos, a S.H.I.E.L.D. e outros elementos importantes da Marvel. Assim, a gente acaba ficando diante de grandes desafios e lutas eletrizantes. Certamente, esse é um game que até merecia ser mais conhecido do que é.
Spider-Man: Shattered Dimensions (2010)
Abordando o tema das múltiplas dimensões, Spider-Man: Shattered Dimensions conseguiu atrair a atenção de muitos fãs do “teioso” e até hoje é lembrado com carinho. Além disso, o título adicionou uma boa série de furtividade às aventuras do personagem, o que acabou aumentando o apelo da jornada para certas pessoas.
Nesse game, os players podem assumir o controle sobre quatro versões do “miranha” e, como não poderia deixar de ser, as habilidades diferenciadas de cada herói acabam deixando o gameplay bem envolvente. Com toda a certeza, essa é uma das jornadas mais curiosas do herói no mundo dos games.
The Amazing Spider-Man (2012)
The Amazing Spider-Man é um daqueles muitos jogos de ação e aventura que acabaram sendo influenciados pelo lendário Batman: Arkham Asylum. Sim, a estrutura do jogo e o sistema de combates guarda muitas semelhanças com o referido game, mas algumas singularidades surgem para “movimentar as coisas”.
É importante ressaltar também que o título tem uma relação direta com o filme homônimo lançado em 2012, mas apresenta alguns personagens adicionais e certos momentos únicos. Com isso, os players acabam ficando “presos” a mais um dos melhores jogos do Homem-Aranha.
Marvel’s Spider-Man (2018)
Ícone do PS4, Marvel’s Spider-Man voltou a chamar a atenção não faz muito tempo, por conta da liberação de uma versão para PC. Com isso, mais players puderam encarar a aventura e verificaram que essa é uma superprodução que merece ser classificada como “obrigatória”.
Em síntese, o título coloca o “teioso” em diversas situações desafiadoras e encanta com gráficos impressionantes e uma enorme liberdade para explorar uma bela versão virtual da cidade de New York. E só para constar, uma sequência já está em processo de desenvolvimento e promete ser incrível!
Spider-Man Miles Morales (2020)
Arrematando esta lista com ótimos jogos do Homem-Aranha, temos o impecável Spider-Man Miles Morales. O título até ganhou uma versão para o PS4, mas foi criado com foco total no PS5, o que quer dizer que suas construções já fazem uso de todo o potencial da “nova geração” de consoles.
Outro grande destaque do game é o protagonismo dado ao personagem Miles Morales, que aceita a complicada missão de viver uma vida comum, enquanto faz o possível para salvar o dia usando a máscara do “miranha”. Enfim, esse é um game imperdível!
E não deixe de citar outros jogos do Homem-Aranha!
Como pôde perceber, o Homem-Aranha já protagonizou algumas aventuras memoráveis e fez a alegria de muitos players. Por conta disso, podemos dizer que o herói é um sinônimo de sucesso. Não à toa, também é grande o número de jogos em que o personagem aparece como um belo coadjuvante.
E é isso! Os jogos do Homem-Aranha são lendários e todos têm boas memórias com algumas dessas aventuras. Para finalizar, peço que não deixe de compartilhar este post e de falar sobre as suas memórias com os games em que o “teioso” é o protagonista ou um convidado de luxo. Conto com a sua participação. Até a próxima…