Índice
Não é de hoje que a busca por jogos para PC fraco tem sido uma das mais populares da internet. Essa busca, de certo modo, revela um desejo muito grande que alguns players têm, de fazer parte da comunidade gamer, mesmo não tendo máquinas assustadoramente poderosas.
Felizmente, os players que fazem esse tipo de busca sempre se deparam com um “mundo de opções”. Isto é, há muitos games leves e de grande qualidade à espreita, esperando por gamers de diversos estilos. E sim, a variedade, em termos de tipos de jogos, também é impressionante.
Sabendo disso, eu resolvi criar esta lista. Como irá notar, separei aqui 31 jogos para PC fraco que são relativamente recentes e podem oferecer a você uma experiência de alto nível, sem exigir uma máquina muito poderosa. Então, se você deseja se divertir mesmo com uma máquina modesta, a minha seleção será de grande ajuda… vamos dar uma olhada?
01
de 33
Como classificamos os jogos para PC Fraco
Um jogo é classificado como “fraco” quando pode rodar em PCs com especificações modestas ou antigas sem comprometer a experiência do usuário. Esses jogos são projetados ou otimizados para funcionar de maneira eficiente em sistemas com menor capacidade de processamento, menos memória RAM e placas gráficas integradas ou menos potentes.
Eles geralmente têm requisitos mínimos que garantem uma performance aceitável mesmo em máquinas mais simples. Veja alguns pontos:
- Requisitos de Sistema Baixos: Exige menos de 4GB de RAM, processadores de gerações anteriores e placas gráficas integradas.
- Gráficos Simplificados: Utiliza gráficos menos complexos que não demandam alto poder de processamento gráfico.
- Tamanho de Arquivo Reduzido: Ocupa menos espaço no disco rígido, facilitando a instalação em sistemas com armazenamento limitado.
- Baixo Consumo de Recursos: Menor uso de CPU e GPU, permitindo que o jogo rode de forma mais suave em hardware menos potente.
- Otimização Eficiente: Desenvolvido ou adaptado para funcionar bem em uma ampla gama de configurações de hardware.
- Compatibilidade com Sistemas Operacionais Antigos: Funciona em versões mais antigas de sistemas operacionais, como Windows 7 ou até mesmo XP.
- Configurações Gráficas Flexíveis: Oferece opções de ajuste gráfico para que os jogadores possam otimizar a performance conforme as capacidades de seu PC.
Esta classificação permite que jogadores com PCs mais antigos ou menos potentes ainda possam desfrutar de uma experiência de jogo agradável sem a necessidade de upgrades caros. Bom, agora vamos a lista!
02
de 33
RimWorld
Para abrir esta lista com jogos para PC fraco, meu eleito é o excelente RimWorld, de 2018. Apesar de oferecer um visual bem simplificado, esse indie consegue prender a nossa atenção por um bom tempo, com suas mecânicas curiosas e seu alto nível de simulação.
De modo geral, RimWorld coloca os players no papel de sobreviventes de um acidente com uma nave espacial. Após a queda, em um planeta distante, a luta pela vida se inicia e ela é extremamente desafiadora. A criação de uma colônia espacial e a expansão dela são motivos de sobra para você experimentar esse game.
03
de 33
Terraria
Já que abri a lista com um game de sobrevivência, nada mais justo do que citar um fenômeno que também segue por essa linha. Logicamente, estou falando do aclamado Terraria, que foi lançado em 2011, mas ainda se posiciona como um dos maiores jogos indie de todos os tempos.
Sob uma perspectiva 2D, Terraria também “brinca” com a ideia de sobreviver em um mundo hostil. O título mescla elementos de diversos gêneros e promove uma experiência sandbox invejável. Não à toa, mesmo após tantos anos, sua posição entre os títulos mais jogados da Steam continua intacta. Lenda!
04
de 33
Don’t Starve Together
Lançado em 2016, Don’t Starve Together nasceu para ser o modo multiplayer do clássico Don’t Starve, de 2013. Contudo, por funcionar como um standalone, o game também alcançou muito sucesso, garantindo aos players uma divertida e desafiadora luta pela sobrevivência.
Assim como acontece com o jogo original, Don’t Starve Together coloca os players em lugares selvagens e os “força” a buscar por recursos e itens capazes de proteger suas vidas. Como se trata de um multiplayer, o “lado cooperativo” ajuda a deixar as coisas ainda mais interessantes.
05
de 33
Fae Tactics
Na minha visão, Fae Tactics é um game que poderia dar vida a uma franquia incrível, pois seu mundo é muito bem construído e só não foi explorado até a exaustão, pois a desenvolvedora que o criou é bastante modesta. Ainda assim, essa é uma aventura que eu recomendo fortemente, especialmente para quem é fã de RPGs táticos.
Isso mesmo! O jogo segue pela linha do lendário Final Fantasy Tactics, mas conta com um sistema de coleção de criaturas que até remete aos jogos da franquia Pokémon. No fim das contas, essa é uma daquelas pérolas indie que não são tão conhecidas como mereciam, mas sempre conseguem encantar quem decide apostar nelas.
06
de 33
Bastion
Com um visual único e um narrador que reage aos movimentos do personagem principal, Bastion é um clássico que não poderia ficar de fora desta seleção com ótimos jogos para PC fraco. Lembrando que esse foi o game de estreia da Supergiant, que hoje é uma das desenvolvedoras indie mais respeitadas da indústria dos games.
De qualquer forma, o fato é que estamos falando de um Action RPG muito interessante, que apresenta uma história envolvente e várias mecânicas de jogo criativas, assim como algumas armas que têm funcionamentos únicos e acabam deixando o gameplay bem diversificado. Sem dúvidas, esse é um game que merece uma atenção especial.
07
de 33
Persona 4 Golden
Surgindo “de surpresa nos PCs”, Persona 4 Golden conseguiu se posicionar como um dos grandes sucessos de 2020, mesmo sendo um port de um título lançado em 2012. Obviamente, o apelo do nome Persona acabou ajudando o game a alcançar os reviews extremamente positivos que alcançou.
Em Persona 4 Golden, os players acompanham uma história envolvente, que começa com uma série de assassinatos. Ao longo da aventura, diversos Personas podem ser utilizados em um sistema de combates bem estratégico. Além disso, a questão dos “simuladores de relacionamento” ajuda a dar ao game um ar bem diferenciado. Belo RPG!
08
de 33
Age of Empires II: Definitive Edition
Surgindo como um presente para celebrar os 20 anos do jogo original, Age of Empires II: Definitive Edition (2019) tratou de revisitar um dos maiores jogos de estratégia de todos os tempos. Essa remasterização promoveu diversas otimizações e, melhor ainda, adicionou ao game uma boa série de novidades.
Com mecânicas que ajudaram a definir o gênero Estratégia em Tempo Real, Age of Empires II: Definitive Edition oferece uma experiência bastante imersiva e garante muitas horas de gameplay. Como eu destaquei, o título conta com diversas otimizações e novos pacotes de conteúdo, recheado de novas campanhas e civilizações. Clássico!
09
de 33
The Sims 4
Para quem não dispensa um bom game de simulação, The Sims 4 (de 2014) pode ser uma opção bem atrativa. Afinal, poucos jogos conseguem apresentar os muitos desafios da vida cotidiana de uma forma tão divertida. Pois é! Nesse título, os players só têm que se preocupar em viver.
Por se tratar de um jogo importante (de uma franquia lendária), The Sims 4 continua recebendo atualizações capazes de deixar as aventuras ainda mais atrativas. E como o game tem construções bem simples, ele acaba se tornando uma boa pedida para quem busca por jogos para PC fraco mais casuais.
10
de 33
Total War: Three Kingdoms
Total War: Three Kingdoms é um dos títulos mais surpreendentes desta lista de jogos para PC fraco. Digo isso, pois o game foi lançado em 2019, exibe gráficos belíssimos, mas pode ser jogado com uma simples Intel UHD Graphics 620, que é uma placa de vídeo bem modesta e que está presente em muitos “PCs de entrada”.
Isso acaba fazendo com que esse excelente jogo de estratégia se torne uma das opções mais atrativas da minha seleção. Total War: Three Kingdoms conta a história dos Três Reinos de uma forma impecável e não deixa a desejar, no quesito “épico” (que é uma “exigência” dessa lendária história chinesa).
11
de 33
Command & Conquer: Remastered Collection
E para não cometer o erro de deixar uma importante lenda “de fora”, temos aqui a incrível Command & Conquer: Remastered Collection, que foi lançada em 2020 e traz os dois primeiros Command & Conquer, em versões remasterizadas e cheias de novidades.
A Command & Conquer: Remastered Collection renova uma experiência clássica dos PCs e apresenta um editor de mapas incrível. Além disso, as melhorias na interface do usuário e o grande pacote de conteúdo adicional são destaques que merecem a sua atenção!
12
de 33
Grim Dawn
Pensando em quem está sempre buscando por jogos parecidos com Diablo, resolvi citar nesta lista o ótimo Grim Dawn, de 2016. O jogo é um Action RPG de alto nível, que se passa em um ambiente sombrio e construído com base na estética da Era Vitoriana.
Grim Dawn tem uma história pesada, na qual duas raças de poderes superiores se encontram em guerra e, no meio de tudo, como meros recursos, estão os humanos, ou seja, os players. Os combates são intensos e o sistema de desenvolvimento de personagens é muito bom. Vale a pena conferir!
13
de 33
Overcooked!
Figura sempre presente em listas de “jogos para dois”, Overcooked! (2016) é, com toda a certeza, um dos jogos mais divertidos já inventados. Sim! O título tem uma premissa muito interessante (cozinhar em meio a desafios) e sua execução é primorosa.
Em Overcooked!, os players se tornam chefs de cozinha e devem colaborar entre si para conseguir finalizar os pratos a tempo. Todavia, as missões não são fáceis e, geralmente, os cenários são caóticos e cheios de obstáculos. Lembrando que o título recebeu uma sequência em 2018 e ela é igualmente incrível!
14
de 33
Astroneer
Apesar dos gráficos “infantis”, Astroneer, que foi lançado em 2016, é um jogo de sobrevivência e exploração espacial que garante fortes emoções. E mesmo sendo uma excelente pedida para quem busca por jogos para PC fraco, o game consegue promover uma experiência visual impactante.
Em suma, Astroneer coloca os players na pele de um astronauta que decide embarcar na “Corrida do Ouro do século XXV”. Isso quer dizer que o game foca em uma viagem interplanetária, cujo objetivo é encontrar os tesouros do universo. E a viagem é memorável. Não deixe de experimentar!
15
de 33
SUPERHOT
Deixando esta lista de jogos para PC fraco um pouco mais movimentada, apresento SUPERHOT, de 2016. Esse FPS conta com um estilo de arte bem minimalista e foca em sequências de ação de tirar o fôlego. Para quem busca por shooters diferenciados, o game é um “prato cheio”.
SUPERHOT tem uma premissa simples, mas consegue se tornar viciante, já que seus muitos modos de jogo incitam os players a continuarem desafiando os próprios limites. O nível de adrenalina atinge patamares muito elevados e a diversão é garantida. Enfim, mais uma ótima opção!
16
de 33
Portal 2
Falando de jogos bem diferenciados, eu não poderia deixar de incluir Portal 2, de 2011, nesta lista com grandes jogos para PC fraco. Esse título conseguiu chamar a atenção do mundo e “abocanhar” uma grande quantidade de prêmios graças ao seu gameplay inovador (e sem exigir muito dos PCs).
De uma forma bem resumida, Portal 2 é um jogo de plataforma 3D, que se passa sob uma perspectiva de primeira pessoa e foca na criação de portais interdimensionais para a superação de muitos quebra-cabeças. Como se a sua inteligente premissa não fosse suficiente, o game ainda conta uma bela história. Imperdível!
17
de 33
Hades
No ponto médio desta lista recheada com grandes jogos para PC fraco, temos o excelente Hades. O game foi lançado em 2019 e, assim como acontece com outros títulos da Supergiant Games, oferece uma aventura Action RPG de proporções épicas, na qual o visual e as mecânicas singulares são belos destaques.
Como o nome do jogo sugere, Hades tem uma história relacionada à mitologia grega. Tudo se passa sob um formato isométrico e o estilo artístico é um verdadeiro espetáculo. O título permaneceu por um bom tempo no regime Early Access e quando foi lançado se tornou um fenômeno altamente premiado.
18
de 33
Darkest Dungeon
Falemos agora de um dos RPGs mais interessantes que pude experimentar nos últimos anos, ou seja, o impactante Darkest Dungeon, de 2016. O game possui um estilo visual bem voltado para o lado gótico e oferece uma “pegada” diferenciada, ao abordar as condições psicológicas dos heróis.
Com um belo sistema de combate baseado em turnos, Darkest Dungeon também se posiciona como um game desafiador, já que elementos típicos de jogos roguelike surgem vez ou outra para causar certa frustração. De todo modo, essa é uma aventura imperdível para quem não dispensa um bom RPG.
19
de 33
Cuphead
Presença marcante em listas de jogos para dois e jogos indie de alto nível, Cuphead, de 2017, é uma força a ser reconhecida. Com um gameplay tão divertido quanto desafiador, esse título é uma escolha certeira para quem busca por jogos para PC fraco.
Em linhas gerais, Cuphead conta a história de dois irmãos que perdem uma aposta para o Diabo e são obrigados a fazer “alguns serviços” para salvar suas almas. O jogo tem um estilo visual único e se posiciona como um shooter que merece muito respeito.
20
de 33
Borderlands 2
Por mais que Borderlands 3 seja o “game da vez” na franquia, é inegável que Borderlands 2 (2012) é um clássico moderno que ainda “dá um caldo”. Resolvi incluir esse título na lista, pois o pacote The Handsome Collection pode ser a garantia de muitas horas de gameplay (com esse game, a pré-sequela e muitos DLCs).
Borderlands 2 dispensa comentários, mas vale ressaltar que o jogo é um FPS com elementos de jogos de RPG, cuja história arrebatadora e o gameplay insano merecem a sua total atenção. Esse é o título para o qual eu retorno sempre que sinto vontade de sair dando uns tiros por aí!
21
de 33
Slay the Spire
E se você gosta de jogos que misturam elementos de diversos gêneros, de uma forma coesa e inteligente, sugiro que dê uma boa olhada em Slay the Spire, de 2019. O título pode ser classificado com um RPG de combates em turnos, com mecânicas de Jogos TCG e uma “pitada” de roguelike.
Apesar de a mistura de elementos parecer bem excêntrica, Slay the Spire consegue prender a atenção dos players e desafiá-los de diversas formas. Para completar, o game ainda conta com um estilo visual bem interessante e um enorme número de cartas colecionáveis.
22
de 33
Iratus: Lord of the Dead
Iratus: Lord of the Dead, de 2020, é um game que não esconde o fato de ter sido inspirado em Darkest Dungeon, que já citei nesta lista. O jogo é relativamente recente, mas traz construções leves, que garantem que até mesmo os PCs mais modestos o rodem com tranquilidade.
Apesar da leveza das construções, o game é um RPG sombrio, dotado de um estilo visual muito bonito e mecânicas bem atrativas. Por ter elementos de jogos roguelike, a dificuldade também é acentuada. Logo, é bom você preparar o espírito antes de embarcar nessa jornada desafiadora.
23
de 33
Darkwood
Geralmente, quando vamos chegando perto do Halloween, muitos sites liberam ótimas listas com jogos de terror. Porém, poucas vezes eu vi o ótimo Darkwood figurando nelas. Lançado em 2017, esse game é um survival horror bem diferenciado, que merece ser aproveitado em uma noite escura (fica aqui o desafio).
O jogo se diferencia de outros games de terror por se apresentar sob uma perspectiva top-down. Aliás, é por conta dessa estrutura peculiar que Darkwood acaba ficando desesperador, já que os players são “jogados” em cenários sombrios e não têm qualquer apoio contra os perigos à espreita. Em síntese, esse é um game perturbador.
24
de 33
rFactor 2
E se você estava aguardando por uma opção para “pisar fundo”, apresento agora o ótimo rFactor 2, de 2013. Mesmo não sendo tão badalado quanto outros jogos de corrida, esse título oferece um alto nível de simulação, diversos tipos de carros e disputas de tirar o fôlego.
O que chama mais atenção em rFactor 2 é o fato de o jogo lidar com diversas categorias do automobilismo, o que dá aos players grande liberdade e variedade para entrar nas competições. Na verdade, esse game é tão bom que eu fico surpreso de não vê-lo marcando presença em listas com bons jogos de corrida.
25
de 33
Starbound
Já que eu citei o fenômeno Terraria, lá no início da lista, resolvi incluir por aqui o excelente Starbound (2016), que é bem semelhante ao clássico indie, mas oferece algumas mecânicas diferenciadas e, de modo geral, uma experiência que eu, particularmente, gosto muito mais.
Em Starbound, os players conseguem viver uma jornada interplanetária impecável. Exploração, construção, criação e manutenção de naves e colônias espaciais… enfim, tudo isso faz parte do “pacote” desse excelente título. Sendo assim, sugiro que não deixe de experimentá-lo, ok?
26
de 33
Timespinner
O gênero Metroidvania é um dos poucos que sempre oferecem boas opções para quem procura por jogos para PC fraco. Nesse caso, dentre as muitas alternativas, selecionei o excelente Timespinner, de 2018. Escolhi esse game, pois sua premissa de viagem no tempo tem um apelo enorme e é executada com maestria.
Além de oferecer um gameplay bem inteligente, Timespinner remete ao lendário Castlevania: Symphony of the Night de muitas maneiras. Assim, embora o jogo seja uma experiência única, quem jogou o referido clássico acaba adorando consumir algumas boas doses de nostalgia.
27
de 33
Sleeping Dogs: Definitive Edition
Nossa lista esbarra agora em um título que traz sequências de ação incríveis e uma trama digna do cinema. Sim, Sleeping Dogs: Definitive Edition, de 2014, é um exemplo de grande jogo de ação e roda em PCs mais fracos de uma forma bem tranquila.
Nesse game, os players assumem o papel de um policial que, disfarçado, resolve se infiltrar em uma gangue e, posteriormente, em um sindicato criminoso da cidade de Hong Kong. Sleeping Dogs: Definitive Edition traz cenas impactantes, com muito Kung-Fu, carros, tiros, etc. Uma aventura memorável, definitivamente.
28
de 33
Ion Fury
E mantendo a adrenalina desta lista no mais alto nível, apresento agora um “projeto de Doom”, chamado Ion Fury. Lançado em 2019, o game se posiciona como um FPS “à moda antiga”, que remete a uma era na qual jogos como Duke Nukem, Wolfenstein e Doom “davam as cartas”.
Acompanhando a história da agressiva Shelly “Bombshell” Harrison, os players têm a oportunidade de explorar um imenso mundo no qual hordas de adversários não param de surgir em nenhum momento. Se eu fosse resumir esse game em uma frase seria: “corra, atire e divirta-se… destruindo tudo”.
29
de 33
Streets of Rage 4
Por mais que Streets of Rage 4, lançado em 2020, seja um título bem recente, sua estrutura “retrô” o torna acessível aos mais diversos tipos de máquina. E isso, claro, é uma excelente notícia para quem está a fim de viver uma jornada marcada por muita pancadaria e efeitos visuais explosivos.
Com um visual renovado, em relação aos títulos do Mega Drive, Streets of Rage 4 promove momentos de rara diversão, que podem ou não ser vivenciados por grupos de amigos. Além do mais, a história do game é bem bacana e seus personagens são um espetáculo à parte.
30
de 33
Gravity Circuit
Agora, se você curte games com uma pegada retrô e é fã dos clássicos títulos da franquia Mega-Man, Gravity Circuit é uma opção certeira. O jogo apresenta construções em pixel art muito bonitas e acaba fazendo a gente achar que realmente está curtindo uma aventura por meio do saudoso Super Nintendo (o que é uma ótima notícia para quem curte boas doses de nostalgia).
E o mais legal é que o game tem uma aparência de “jogo velho”, mas suas mecânicas são extremamente modernas e os controles são muito responsivos. Assim, quem decide apostar no título acaba tendo a chance de curtir uma experiência de ação e aventura bem movimentada, que se encaixa perfeitamente no formato dos jogos de plataforma 2D.
31
de 33
Chained Echoes
Dentre todos os JRPGs lançados nos últimos tempos, Chained Echoes é, com toda a certeza, um dos melhores. Aliás, o game nem é japonês, mas consegue resgatar a magia dos clássicos RPGs japoneses que brilharam na década de 1990, sendo o lendário Chrono Trigger uma referência que “marca presença” em vários momentos do jogo.
Bem, o fato é que Chained Echoes tem tudo aquilo que um “RPG das antigas” pode oferecer de melhor e ainda conta uma história muito bem construída. Os sistema de batalhas, por sua vez, apresenta um alto grau de dinamismo e o fato de os personagens poderem controlar robôs gigantes acaba deixando tudo ainda mais interessante. Certamente, esse é um game imperdível!
32
de 33
Disco Elysium
Para finalizar esta lista de jogos para PC fraco no mais alto nível, resolvi apelar para a maior surpresa indie do ano de 2019. Isso mesmo! Apelei para o aclamado Disco Elysium. Esse RPG é um dos mais arrojados e criativos já lançados e não exige uma máquina poderosa para ser aproveitado.
Em Disco Elysium, os players assumem o papel de detetives, que devem explorar o belo mundo aberto à disposição, com o intuito de resolver os mais intrigantes casos. O game é rico em mecânicas criativas e seus diálogos poderiam facilmente ser compilados em muitos livros. Que jogo espetacular!
33
de 33
Jogos para PC Fraco: agora é só começar a jogar!
Como a busca por jogos para PC fraco acontece com enorme frequência na web, tratei de criar um post um pouco maior, a fim de lhe dar muitas opções. Como pôde perceber, tentei abranger uma série de estilos e acredito que, com essas alternativas, você terá tudo o que precisa para garantir muitas horas de gameplay.
Ainda assim, tenho noção de que há outras opções de enorme qualidade esperando para serem descobertas. Portanto, já vou começar a fazer as minhas pesquisas, com o intuito de melhorar ainda mais a lista. E se quiser me ajudar, não deixe de compartilhar este post com outros amigos que curtem jogos para PC fraco. Até a próxima…