De modo geral, os melhores jogos do 3DS, ou seja, do famoso console portátil da Nintendo são aqueles que foram produzidos exclusivamente para a máquina ou se apresentaram como versões repaginadas de alguns games clássicos. E, claro, muitos desses títulos guardam relação com franquias lendárias.
É bem verdade que o Nintendo 3DS não causou tanto impacto quanto o Nintendo DS, mas o portátil registrou belos números e sua biblioteca de jogos conta com algumas pérolas que ainda são capazes de prender a atenção de fãs dos mais diversos gêneros.
Enfim, como você já deve ter percebido, o The Game Times resolveu montar esta seleção justamente para apresentar alguns dos melhores jogos do 3DS. Com isso, você vai poder ter uma ideia bem clara acerca do “poder de fogo” da máquina, em termos de aventuras épicas… vamos conferir?
Mario Kart 7 (2011)
Abrindo esta seleção com os melhores jogos do 3DS, temos o badalado Mario Kart 7. Normalmente, os jogos da série Mario Kart são grandes sucessos de venda em qualquer console da Nintendo e esse título não foge à regra. Isto é, o jogo é o mais vendido da história do 3DS.
Apesar de não apresentar muitas inovações para a série, Mario Kart 7 conseguiu encantar muita gente com seus belos gráficos, suas corridas insanas e algumas surpresas que fazem as disputas ficarem bem mais intensas. Sem dúvidas, esse é um dos jogos obrigatórios do famoso portátil.
Pokemon X e Y (2013)
De acordo com os relatórios da Nintendo, a franquia Pokémon conseguiu ficar com três posições no “Top 5” do ranking dos games mais vendidos do 3DS e foram os ótimos Pokemon X e Y que acabaram ficando na segunda colocação desse ranking.
Esses games merecem atenção, pois oferecem uma bela experiência “role-playing”, muitos monstrinhos interessantes, uma bela história e um visual que consegue encantar. Em suma, podemos dizer que o título é um “prato-cheio” para qualquer fã de jogos de Pokémon.
Animal Crossing: New Leaf (2012)
Apresentando um gameplay mais voltado para o lado da simulação, Animal Crossing: New Leaf foi muito elogiado pelos players e pela crítica e sua história começa de uma forma bem engraçada, já que o nosso personagem é confundido com o prefeito de uma cidade pequena e passa a executar as funções do cargo sem demoras.
Daí, à medida que a aventura vai evoluindo, temos a chance de cuidar de diversos aspectos da cidade e ainda podemos aproveitar várias atividades interessantes. Aliás, alguns elementos do jogo funcionam em tempo real, o que acaba deixando as coisas ainda mais imersivas. Muito bom!
New Super Mario Bros. 2 (2012)
Mesmo apresentando uma das piores avaliações da série principal da franquia Mario (no Metacritic), o ótimo New Super Mario Bros. 2 não deixa de ser um verdadeiro deleite para os fãs de jogos de plataforma. Além disso, o game conta com alguns elementos curiosos.
Cabe ressaltar que o jogo dá uma ênfase especial à coleta de moedas e apresenta alguns poderes novos que “caíram nas graças” de muita gente. E sim, a história também guarda relação com um rapto da Princesa Peach, com direito ao vilão Bowser causando mais confusões.
Bravely Default (2012)
Inicialmente, o ótimo Bravely Default só ficou disponível em território japonês. Contudo, algum tempo depois, uma versão expandida, intitulada Bravely Default For The Sequel, acabou sendo liberada em escala global e os players puderam conferir uma aventura épica.
É sempre bom destacar que esse game começou a ser produzido como uma sequência para o clássico Final Fantasy: The Four Heroes of Light, mas as coisas mudaram e o título ganhou uma “personalidade própria”. Com toda a certeza, podemos dizer que esse é um dos melhores jogos do 3DS e uma opção imperdível para fãs de JRPGs.
Tales of the Abyss (2012)
E por falar em JRPGs, temos aqui um belo representante do gênero e uma das maiores aventuras da franquia Tales of, da Bandai Namco. Sim! Tales of the Abyss foi lançado originalmente para o PS2, mas ganhou um port para o 3DS e conseguiu fazer a alegria de muita gente.
De forma resumida, a versão 3DS do game apresenta a mesma história do jogo original, mas oferece alguns recursos que aproveitam as particularidades do portátil, assim como gráficos repaginados. E só para constar, os personagens desse game são um espetáculo à parte. Não deixe de conferir!
Monster Hunter 4 Ultimate (2013)
Quarto título da lendária franquia da Capcom, Monster Hunter 4 Ultimate é um RPG de ação que brilhou no 3DS e conseguiu atrair a atenção dos players com belos desafios e adversários de proporções colossais (apesar de não ter apresentado muitas inovações).
Para quem é fã de Monster Hunter, o jogo é muito fácil de ser entendido. Temos a missão de derrotar feras poderosas e aprimorar nossos personagens, visando encarar feras ainda mais poderosas. O game tem batalhas bem movimentadas e seu estilo visual consegue “apimentar as coisas”. Não deixe de dar uma olhada!
Resident Evil: Revelations (2012)
Ainda falando sobre jogos da Capcom, temos aqui o inesquecível Resident Evil: Revelations. O jogo foi muito elogiado pelos players e pelos críticos, por garantir um retorno às “raízes assustadoras” da franquia, ou seja, a ênfase nas ideias básicas do gênero survival horror é um destaque e tanto.
De modo geral, a história desse game se passa entre os eventos acontecidos nos ótimos Resident Evil 4 e Resident Evil 5 e apresenta muitos personagens conhecidos, assim como algumas “caras novas”. No fim das contas, esse é um jogo que merecia ser muito mais conhecido do que realmente é.
Super Smash Bros. for Nintendo 3DS (2014)
Promovendo batalhas eletrizantes, Super Smash Bros. for Nintendo 3DS é um dos melhores jogos do 3DS e uma opção imperdível para aqueles que são fãs de jogos de luta. O game conta com personagens de diversas franquias e sua presença no “Top 10” do ranking dos títulos mais vendidos do portátil não é uma surpresa.
Vale destacar que o jogo segue o padrão clássico da lendária série, mas conta com algumas inovações que conseguem deixar as disputas bem movimentadas. Como bônus, temos vários modos de jogo divertidos e um belo aproveitamento dos principais recursos do 3DS. Excelente!
Donkey Kong Country Returns 3D (2013)
Como o lendário Donkey Kong Country, de 1994, acabou se tornando um dos melhores jogos do Super Nintendo, o ótimo Donkey Kong Country Returns 3D não precisou fazer muito para se tornar um grande sucesso. Detalhe: a versão do 3DS tomou como base o game lançado para o Nintendo Wii, em 2010.
Bem, apesar de não ter apresentado o mesmo brilhantismo do game de 1994, esse título conseguiu manter o legado da subsérie Country bem vivo e ainda adicionou algumas boas ideias à fórmula. Não à toa, o título registrou muitas vendas e foi bastante elogiado pela crítica.
Kirby: Planet Robobot (2016)
Como não poderia deixar de ser, a simpática bolinha rosa conhecida como Kirby também “deu as caras” no Nintendo 3DS e acabou fazendo muito sucesso. Nesse caso, o jogo que merece um olhar mais atento é o divertido Kirby: Planet Robobot, que apresenta algumas novidades muito curiosas.
Em síntese, o game nos dá a chance de controlar o icônico Kirby em uma batalha contra forças alienígenas e tem como grande destaque uma armadura especial, que pode ser usada pelo protagonista para encarar alguns adversários únicos e certos puzzles. Certamente, essa é uma das melhores aventuras do herói cor-de-rosa.
Metroid: Samus Returns (2017)
Metroid: Samus Returns não chegou a entrar no “Top 10” do ranking dos jogos mais vendidos do Nintendo 3DS, mas conseguiu marcar as memórias de muitos players, ao reapresentar a história do clássico Metroid II: Return of Samus, de 1991, com o apoio de gráficos repaginados e novidades no gameplay.
O game apresenta uma perspectiva 2.5D muito interessante e promove um retorno ao formato clássico da franquia. Infelizmente, algumas inovações acabam tirando um pouco da graça da exploração, mas, ao fim de tudo, a experiência continua sendo muito satisfatória.
Luigi’s Mansion: Dark Moon (2013)
Quando foi lançado de forma oficial, Luigi’s Mansion: Dark Moon recebeu muita atenção, pois o primeiro jogo da série Luigi’s Mansion foi lançado em 2001 e deixou muita gente sonhando com uma sequência, ou seja, esse game colocou um ponto final em um longo período de espera.
Melhor ainda, Luigi’s Mansion: Dark Moon conta com uma boa série de ideias interessantes e apresenta uma história curiosa, na qual o irmão do Mario é obrigado a encarar vários adversários. A aventura tem um nível de dificuldade bem acentuado e certamente merece um lugar nesta seleção com os melhores jogos do 3DS.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (2011)
Versão remasterizada do jogo mais bem avaliado de todos os tempos, The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D foi apontado por muitos especialistas como o melhor remaster já feito. E isso, claro, ajudou o game a se tornar um dos mais vendidos da história do Nintendo 3DS.
Dentre as novidades dessa versão, temos as construções gráficas aprimoradas, algumas mecânicas que fazem uso da tela do 3DS, uma trilha sonora otimizada e muito mais. Resumindo, The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D resgata um grande clássico e aumenta o valor do portfólio do famoso portátil de forma considerável.
Fire Emblem Awakening (2012)
E se você já estava sentindo falta de algum jogo da franquia Fire Emblem nesta seleção, eis aqui o incrível Fire Emblem Awakening. O game não chegou a entrar no “Top 10” do ranking dos mais vendidos da história do 3DS, mas foi muito bem avaliado pelos players e pela crítica.
Com o game, temos a chance de acompanhar uma história memorável e uma boa quantidade de batalhas estratégicas muito envolventes. E o mais interessante é que o jogo trouxe novidades para a “fórmula básica” da franquia, o que o fez atrair a atenção de novos jogadores. Com certeza, essa é uma das “pérolas escondidas” do 3DS.
Kid Icarus: Uprising (2012)
Dentre todas as IPs da Nintendo, a franquia Kid Icarus é uma das que estão há mais tempo sem receber novidades, o que é até surpreendente, já que o ótimo Kid Icarus: Uprising (título mais recente da série, até o momento) fez muito sucesso junto aos players do 3DS.
De forma resumida, o game apresenta ideias típicas dos jogos de tiro em terceira pessoa e seu gameplay remete aos chamados “rail shooters”. O design do jogo também merece elogios e alguns desafios são bons o bastante para elevar o nível da adrenalina.
Mario & Luigi: Dream Team (2013)
Voltando a falar sobre os irmãos Mario e Luigi, temos aqui o ótimo Mario & Luigi: Dream Team, que é o quarto jogo da série Mario & Luigi. Esse título foi muito elogiado por garantir uma experiência mais “de boa”, com direito a um sistema de combates em turnos excelente.
No que diz respeito à história, tudo se passa dentro de um sonho do icônico Luigi e temos os principais personagens da franquia Mario brilhando nos momentos certos. Curiosamente, esse jogo não recebe tanta atenção quanto merece, mas você pode apostar que ele é um dos melhores jogos do 3DS.
Shin Megami Tensei IV (2013)
Representando a famosa franquia da Atlus com propriedade, Shin Megami Tensei IV é um típico JRPG, no qual temos a chance de encarar belos combates em turnos e uma trama que consegue prender a nossa atenção do início ao fim, ao abordar alguns temas bem maduros.
O jogo também merece elogios por apresentar um estilo visual diferenciado, uma boa série de demônios (que funcionam como os personas da franquia Persona) e uma trilha sonora impecável. Para você ter uma ideia, o game foi tão bem recebido que até ganhou uma sequência em 2016 e esse título também pode ser apontado como um destaque do 3DS.
Star Fox 64 3D (2011)
Outro remake que brilhou no 3DS foi o ótimo Star Fox 64 3D. O game apresentou tudo aquilo que o clássico do Nintendo 64 tinha de melhor, mas contou com algumas “adições sutis”, que foram boas o bastante para modernizar a experiência, sem prejudicar o apelo nostálgico.
Esse título também faz bom uso das telas do 3DS para deixar as coisas mais interativas e garante conflitos bem movimentados. Em outras palavras, podemos dizer que essa é uma opção certeira para todos aqueles que curtem os chamados “jogos de navinha”.
Yo-Kai Watch (2013)
Yo-Kai Watch abriu as portas para o nascimento de uma franquia muito bem-sucedida e conseguiu encantar os players com seu mundo fascinante e um sistema de combates simples, mas bem envolvente. E mais, o jogo ainda explorou as virtudes do 3DS com muita eficiência.
Tecnicamente, Yo-Kai Watch pode ser descrito como um “Pokémon com Yōkai”, sendo os Yōkai versões estilizadas das famosas criaturas do folclore japonês. O game tem uma história bem interessante e se destaca por ir ficando mais envolvente à medida que vamos avançando com a trama. Grande jogo!
Super Mario 3D Land (2011)
Para arrematar esta seleção com os melhores jogos do 3DS, temos o ótimo Super Mario 3D Land, que pode ser descrito como uma combinação do Super Mario 64 com o Super Mario Galaxy e o New Super Mario Bros., ou seja, o game é um espetáculo.
Cheio de mundos incríveis para os players explorarem, o título apresenta mecânicas divertidas, novos poderes e um visual que realmente faz a alegria daqueles que começaram a curtir a franquia Mario no século passado. Com toda a certeza, essa é uma aventura que merece um olhar mais atento.
Os melhores jogos do 3DS… e ainda há mais!
Como pôde perceber, a minha seleção deixa claro que o Nintendo 3DS foi o lar de diversos games de altíssimo nível. Ainda assim, é sempre bom destacar que o console teve outros jogos de qualidade que não foram citados por aqui, mas são bons o bastante para garantir muitas horas de um gameplay incrível.
E é isso! Esta lista tratou de apresentar os melhores jogos do 3DS e certamente você vai se divertir muito, se decidir seguir as sugestões do The Game Times. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nos belos games que eu citei por aqui. Até a próxima…