De modo geral, os melhores jogos do Xbox One não são tão emblemáticos ou numerosos quanto os melhores jogos de PS4, mas temos que concordar que o console de oitava geração da Microsoft foi o lar de algumas experiências gamer dignas de nota.
Pois é! Alguns exclusivos da máquina conseguiram atrair a atenção de milhares de players e até hoje conseguem agradar. Não à toa, muitos desses games até vêm sendo aproveitados nos consoles da nova geração ou com o apoio do Xbox Game Pass.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar este post para apresentar os melhores jogos do Xbox One, na visão do The Game Times. Como irá notar, a lista conta com alguns exclusivos que marcaram época e aventuras que até hoje garantem boas horas de diversão… vamos conferir?
Halo 5: Guardians (2015)
Dando início a esta seleção com os melhores jogos do Xbox One, temos o ótimo Halo 5: Guardians. O jogo é o exclusivo mais vendido do console e recebeu muitos elogios, especialmente no que diz respeito aos gráficos e ao seu eletrizante componente multiplayer.
Infelizmente, a história do game deixa um pouco a desejar, na comparação com a trilogia original da franquia, mas, no fim das contas, a experiência acaba sendo bem satisfatória e o game desponta como um representante de peso da Microsoft na oitava geração.
Ori and The Blind Forest (2015)
Ícone do grupo dos jogos de plataforma, Ori and The Blind Forest é um dos exclusivos mais importantes da marca Xbox e uma daquelas aventuras que todos os players devem experimentar pelo menos uma vez na vida. Além disso, o estilo artístico do jogo é um espetáculo.
Nessa aventura, assumimos o controle sobre o simpático Ori, um espírito guardião que embarca em uma jornada cheia de perigos e momentos com um enorme apelo emocional. O game tem desafios muito bem elaborados e sua exploração, no estilo dos jogos metroidvania, deixa tudo muito mais interessante.
Sunset Overdrive (2014)
Com suas ideias inspiradas em games como Jet Set Radio e Tony Hawk’s Pro Skater, Sunset Overdrive acabou se tornando um jogo de tiro em terceira pessoa bem diferenciado e não demorou muito para se tornar um destaque em meio às opções exclusivas do Xbox One.
Essa é uma aventura bem movimentada, que ainda merece elogios por apresentar um visual incrível, um sistema de movimentação arrojado e boas doses de bom humor. Aliás, não seria exagero algum dizer que foi a qualidade desse game que acabou fazendo a Sony adquirir a empresa que o criou (Insomniac Games).
Quantum Break (2016)
Se você é fã da Remedy Entertainment, certamente deve ter jogado o excelente Quantum Break. O jogo segue o padrão da desenvolvedora e oferece uma experiência narrativa muito envolvente e ainda se destaca por mesclar cenas dignas de uma série de TV em meio à ação.
De modo geral, o título foi muito bem recebido e, apesar de não ter apresentado o mesmo brilhantismo de jogos como Control e Alan Wake, conseguiu marcar as memórias de muita gente. Detalhe: se você quiser saber mais sobre a história da Remedy, é só “dar o play” no vídeo que está logo abaixo…
Forza Motorsport 7 (2017)
Quem é fã das franquias exclusivas da Microsoft sabe muito bem que a franquia Forza é uma das mais importantes da marca Xbox e, durante a “era do Xbox One”, tivemos dois grandes títulos da série para curtir. Logicamente, vou citar os dois games nesta seleção com os melhores jogos do Xbox One, mas resolvi começar com o Forza Motorsport 7.
Muito elogiado pela crítica, o game garante uma experiência mais voltada para o lado da simulação e ainda chama atenção por contar com mais de 700 carros. Melhor ainda, os veículos podem ser usados em corridas de diversas modalidades e podemos customizá-los de muitas maneiras. Grande game!
State of Decay 2 (2018)
Agora, se você não dispensa oportunidades de curtir jogos de zumbis, State of Decay 2 é definitivamente uma alternativa que merece um olhar mais atento. Afinal, o game apresenta algumas mecânicas típicas de jogos de sobrevivência e ainda eleva a adrenalina com uma boa dose de ação.
Vale ressaltar também que a experiência se passa sob uma perspectiva de terceira pessoa e o mundo aberto do game é realmente impressionante. E sim, aproveitar a aventura no modo cooperativo é uma ótima forma de deixar as coisas bem mais divertidas.
Ryse: Son of Rome (2013)
Em linhas gerais, Ryse: Son of Rome é um game que divide opiniões até hoje. Isto é, enquanto muitos elogiam sua premissa e seus gráficos, há muitos que criticam a qualidade da história e certas nuances do gameplay. E mesmo com esse “impasse”, decidi fazer uma menção honrosa ao título.
É sempre bom lembrar que o jogo tem algumas mecânicas curiosas envolvendo o Kinect e nos apresenta a uma versão alternativa do Império Romano. De fato, sua jogabilidade deixa a desejar em certos momentos, mas a premissa é bem original e até merecia ser explorada novamente em outros contextos. Não deixe de conferir.
ReCore (2016)
ReCore não é o game mais original ou envolvente do mundo, mas consegue garantir boas horas de gameplay, com direito a certas mecânicas que adicionam um “tempero especial” à fórmula básica dos jogos de ação e aventura (e o mundo “semiaberto” do jogo é bem atrativo).
Cabe ressaltar que a história do game também é muito interessante, apesar de deixar uma impressão de “potencial” desperdiçado. Em outras palavras, ReCore é um game com um bom conjunto de atrativos e que merece pelo menos um “test-drive” (quando você estiver sem opções para curtir).
Killer Instinct (2013)
Outro game que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos do Xbox One é Killer Instinct. Esse jogo promove um reboot na lendária franquia que nasceu em 1994 e traz de volta alguns lutadores icônicos, sem deixar de introduzir algumas boas novidades.
Assim como costuma acontecer com certos games de luta, o título teve seu elenco de combatentes ampliado após a estreia e até ganhou uma Edição de Aniversário não faz muito tempo. Portanto, podemos dizer que essa é uma opção que merece um olhar mais atento.
Halo Wars 2 (2017)
Voltando a falar sobre a franquia Halo, temos aqui o excelente Halo Wars 2, que dá aos fãs de jogos de estratégia em tempo real a oportunidade de conferir conflitos de proporções épicas, sob uma perspectiva diferenciada, o que acaba expandindo o apelo do universo da franquia.
Ao longo da bela campanha, temos a oportunidade de conferir eventos épicos e algumas cinemáticas muito bem produzidas. E o mais interessante é que o jogo é muito amigável, o que quer dizer que os sistemas não são muito complexos e garantem uma jogatina bem tranquila para quem não leva jeito com games do gênero.
Rare Replay (2015)
Falemos agora de uma coletânea que é perfeita para aqueles jogadores que não dispensam uma boa “sessão nostalgia”. Sim, a coletânea Rare Replay conta com uma boa série de jogos “das antigas” que foram desenvolvidos pela Rare e por sua predecessora, a Ultimate Play The Game.
Dentre os 30 games disponíveis no pacote, temos alguns que acabam chamando mais atenção, como é o caso dos muitos clássicos lançados para o Nintendo 64, o excelente Kameo: Elements of Power e o inesquecível (e muito difícil) Battletoads. Vale a pena conferir!
Crimson Dragon (2013)
Remetendo aos clássicos jogos da franquia Panzer Dragoon, Crimson Dragon é um dos exclusivos do Xbox One que menos ouvimos falar sobre. E o engraçado é que o jogo é bem mais divertido do que outros títulos mais badalados e uma das opções que melhor aproveitaram o Kinect na 8ª geração.
Como seu nome sugere, Crimson Dragon dá uma ênfase especial aos dragões e nos coloca no controle dessas feras míticas. As missões são bem interessantes e o modo cooperativo acaba deixando o gameplay muito mais divertido e envolvente. Logo, podemos dizer que esse é um game que merecia ser mais conhecido do que realmente é.
Gears Tactics (2020)
De certo modo, Gears Tactics chegou para funcionar como uma espécie de XCOM derivado da franquia Gears e realmente conseguiu cumprir essa missão com louvor. O game apresenta combates táticos muito envolventes e não deixa de nos entreter com sua boa história, o que o faz merecer um lugar nesta seleção com os melhores jogos do Xbox One.
Enquanto avançamos nas muitas fases de uma campanha que pode garantir mais de 50 horas de gameplay, temos a chance de controlar diversos personagens com características únicas e de explorar cenários cheios de segredos. Resumindo, o jogo é um prato cheio para os “generais de plantão”.
Gears 5 (2019)
Ainda focando na franquia Gears, temos aqui o excelente Gears 5, que pode ser apontado como um dos melhores exclusivos da máquina da Microsoft. O jogo se apresenta sob uma perspectiva de terceira pessoa e dá continuidade à história da série de uma forma muito envolvente.
Obviamente, os principais “charmes” da famosa série de jogos foram mantidos intactos nesse novo capítulo da história, mas tivemos algumas adições bem interessantes para o gameplay. Com isso, o “pacote” oferecido pelo jogo acabou se tornando imperdível.
Forza Horizon 4 (2018)
Como eu destaquei há alguns parágrafos, a franquia Forza deu dois grandes games para os players na “era do Xbox One”. Um deles foi o Forza Motorsport 7, que eu já citei por aqui, e o outro, foi o excelente Forza Horizon 4 (com uma jogatina mais voltada para um lado arcade).
Apresentando um gameplay cheio de atrativos e visuais impressionantes, esse game é uma verdadeira celebração da cultura do automobilismo e ainda conta com mecânicas de customização incríveis, sem contar que as corridas são sempre emocionantes. Muito bom!
Dead Rising 3 (2013)
Conhecida por ser a dona da lendária franquia Resident Evil, a Capcom também é a criadora de outra série focada em zumbis, que é conhecida como Dead Rising. E na época do Xbox One, a gigante japonesa entregou o excelente Dead Rising 3 para os players.
Nesse jogo, a gente assume o controle sobre o personagem Nick Ramos e podemos criar diversas armas, com vistas a cumprir as missões mais desafiadoras em meio a um contexto pós-apocalíptico desolador. Lembrando que o jogo tem um modo cooperativo excelente e apresenta elevados níveis de ação.
Sea of Thieves (2018)
Arrematando esta seleção com os melhores jogos do Xbox One, temos o popular Sea of Thieves. O game dá a todos a chance de viver uma verdadeira aventura pirata e sua perspectiva de primeira pessoa acaba deixando as coisas muito imersivas e envolventes.
Com o passar dos anos, diversas doses de conteúdo novas foram adicionadas ao game e hoje ele pode ser apontado como um dos mais populares, dentre as produções criadas pelos Xbox Game Studios. Não à toa, o título estreou nos consoles PlayStation há pouco tempo e também vem sendo um dos mais baixados pelos fãs da Sony. Lenda!
Melhores Jogos do Xbox One… e ainda há outras opções!
Como pôde perceber, o Xbox One não chegou a “fazer tanto barulho” quanto o PS4, mas seu portfólio de jogos contou com alguns games muito bons e alguns deles continuam fazendo sucesso até hoje, com versões aprimoradas e ports para os PCs e outros consoles, coletâneas, etc.
E é isso! Se você curtiu a minha seleção, peço que não deixe de compartilhá-la. Desse modo, outros players vão poder conhecer alguns dos melhores jogos do Xbox One e entender que o console da Microsoft foi o lar de algumas aventuras dignas de nota. Até a próxima…