No dia 30 de setembro, de forma surpreendente, a Microsoft liberou o serviço xCloud, em fase Beta, para todos os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate aqui no Brasil. Com isso, diversos players já puderam ter uma ideia de como a tecnologia vai facilitar o acesso ao mundo dos games.
Logicamente, como estamos falando de uma solução que ainda está em fase Beta, melhorias serão feitas com o passar do tempo. Porém, não podemos negar que os resultados já têm sido ótimos. E agora, parece que o poder dos Xbox Series X já vai ficar ao alcance de todos… vamos entender melhor essa história?
Xbox Series X via xCloud?
Em uma postagem que foi publicada no site The Verge, a Microsoft confirmou que o serviço xCloud já está fazendo uso do poder dos Xbox Series X para garantir uma jogatina de alto nível para todos.
De uma forma resumida, isso quer dizer que os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate que optarem por jogar via nuvem passarão a acessar os consoles Xbox Series X e terão a oportunidade de desfrutar de uma jogatina com visuais em alta resolução e taxa de frames na casa dos 60fps.
Em outras palavras, mesmo sem ter um console da nova geração, os players vão conseguir aproveitar a jogatina como se tivessem, por meio de uma simples conexão com a internet.
Vale destacar que a Microsoft também mencionou que está realizando testes para garantir o acesso ao Xbox Game Pass por meio de Smart TVs. Com isso, será possível ter uma experiência ainda mais parecida com a de um console, mesmo sem ter um.
E quanto à qualidade do serviço xCloud?
Conforme eu destaquei, o xCloud foi liberado aqui no Brasil no dia 30 de setembro e ainda está em um estágio Beta. No entanto, mesmo sabendo que ainda há espaço para melhorar, posso dizer que a minha experiência com a tecnologia foi muito boa.
Quando realizei os meus testes, selecionei os títulos mais pesados do catálogo do Xbox Game Pass e confesso que me surpreendi. A jogatina acontece normalmente, apesar de as filas para acessar o game terem gerado uma espera considerável.
Outro ponto que deve ser ressaltado diz respeito à qualidade da conexão. Em relação ao preview, que ficou disponível para um seleto grupo de players, a melhora foi enorme, mas imagino que os players com planos de internet mais modestos terão certos problemas.
Curiosamente, a Microsoft afirma que o usuário precisa ter uma internet de 10mb para poder jogar, mas eu, com 300mb, verifiquei alguns problemas quando usei a frequência de 2.4 GHz.
Ainda assim, as minhas primeiras impressões em relação ao xCloud foram ótimas e imagino que tudo será melhorado com o tempo. Portanto, a Microsoft merece uma salva de palmas por continuar tornando o mundo dos games mais acessível. Até a próxima…