Ontem, 14 de julho, por meio de um vídeo e de um post bem técnico, a Microsoft apresentou uma série de informações acerca do Xbox Velocity, ou seja, um conjunto de tecnologias cujo objetivo é ajudar o Xbox Series X a ter jogos mais expansivos e com um carregamento muito mais rápido.
Apesar de as informações terem focado em muitos aspectos técnicos, alguns pontos do post e do vídeo apresentaram que a performance do console será 40 vezes melhor do que o Xbox One… vamos aos detalhes?
Xbox Velocity
De modo geral, o post e o vídeo deixa claro que o conjunto de tecnologias chamado Xbox Velocity será composto por quatro grandes componentes: memória NVMe SSD customizada, descompactação acelerada por hardware, API Direct Storage e Sampler Feedback Streaming (SFS).
Logicamente, o que importa para os gamers é saber como essas tecnologias irão influenciar a indústria do jogos. Nesse caso, Jason Ronald, um dos responsáveis pela construção do Xbox Series X, tratou de dar algumas explicações.
Para começar, Ronald pontuou que a memória NVMe SSD customizada irá garantir uma performance consistente e dar aos desenvolvedores dos jogos mais segurança para projetar e otimizar seus produtos, removendo muitas das barreiras que são encontradas hoje em dia.
No que tange à descompactação acelerada por hardware, os testes indicam um desempenho cem vezes melhor que o da geração atual e a API Direct Storage dá aos desenvolvedores total acesso ao potencial máximo do console, garantindo otimizações que podem praticamente eliminar os tempos de carregamento.
Para finalizar, a tecnologia SFS é uma ideia inovadora que fará uso do potencial gráfico do Xbox Series X para carregar aspectos gráficos de forma mais rápida.
E o que é que tudo isso quer dizer?
Em outras palavras, a arquitetura Xbox Velocity foi criada para dar aos desenvolvedores o acesso ao potencial máximo do console. E isso pode, no fim de tudo, dar aos players, games cada vez mais otimizados e experiências muito superiores às oferecidas pela geração atual.
“A arquitetura Xbox Velocity fornece um novo nível de desempenho e recursos muito além das especificações brutas do próprio hardware. A Xbox Velocity Architecture repensa fundamentalmente como um desenvolvedor pode tirar proveito do hardware fornecido pelo Xbox Series X”, finaliza Ronald. “De técnicas de renderização totalmente novas à eliminação virtual de tempos de carregamento. A mundos vivos maiores e mais dinâmicos onde, como jogador, você pode escolha como deseja explorar. Não podemos ficar mais animados com os primeiros resultados que já estamos vendo”, afirmou Jason Ronald.
Felizmente, o fim do ano está se aproximando e, junto com ele, temos a promessa da estreia da nova geração de consoles. Quando essa estreia acontecer, poderemos verificar, na prática, o que é que todas essas especificações e tecnologias irão nos proporcionar. De qualquer modo, as informações são animadoras. Temos que ficar de olho. Até a próxima…