Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020
Notícias sobre Games e e-Sports



O impacto do Coronavírus no mundo dos games

É inegável que o assunto mais falado nos últimos dias tem sido o infame Coronavírus. O vírus de código 2019-nCoV…

Por Yohan Bravo , em Outros Games , data: 30 de janeiro de 2020 Tags:,

É inegável que o assunto mais falado nos últimos dias tem sido o infame Coronavírus. O vírus de código 2019-nCoV teve sua origem na China, mas já está fazendo vítimas em outros países e afetando uma série de setores em todo o globo.

coronavirus

Dentre esses setores, o mundo dos games têm sido afetado de diversas formas, com aumentos nas vendas de certos títulos, cancelamentos em competições de eSports e problemas com os produtos feitos na China.

Diante desse cenário, resolvi reunir aqui as principais informações relacionadas ao Coronavírus e à forma como ele tem movimentado o mundo dos games. Vamos conferir?

O Coronavírus trouxe à luz um novo gênero

Não faz muito tempo, noticiamos aqui que, por conta do infame vírus, o game Plague Inc. passou por um período de grande aumento, em relação ao número de vendas. E isso chamou a atenção para um gênero pouco conhecido, chamado Outbreak Sim.

De forma resumida, esse gênero simula ocorrências de epidemia e pandemia, colocando os players nos papéis de criadores de doenças mortais ou de defensores da humanidade, frente a vírus ameaçadores.

Esses games são caracterizados por dar aos players uma noção geral de todos os estágio que compreendem a evolução de uma doença infecciosa.

E, claro, as ocorrências relacionadas ao Coronavírus acabaram chamando a atenção dos players, que encontram nos Outbreak Sims verdadeiras aulas sobre a mecânica por trás de uma epidemia.

O Coronavírus e o cancelamento de competições do mundo dos eSports

Outro “efeito colateral” do Coronavírus no mundo dos games foi o cancelamento de competições do segmento dos eSports. Obviamente, os cancelamentos aconteceram na China (que é o país que tem sido afetado diretamente pelo vírus).

Ainda assim, já que games como Overwatch e League of Legends são “títulos globais”, esses cancelamentos acabam dando margem para que outras competições ao redor do globo acabem sendo canceladas também, caso as suspeitas em relação ao vírus se intensifiquem em outros países.

Por ora, dois torneios de League o Legends e algumas disputas da Overwatch League (aquelas que aconteceriam na China) tiveram sua datas alteradas. No entanto, nada impede que esses eventos sejam remanejados para outras localidades ou, na pior das hipóteses, sejam cancelados.

O Coronavírus e a produção chinesa

Como todos sabem, muitos dos gadgets do mundo dos games são produzidos na China. Por conta disso, não é preciso pensar muito para concluir que, caso o vírus avance, diversas linhas de produção do mundo dos games serão prejudicadas.

Nesse sentido, eu chamo a atenção para uma recente declaração do senhor Shuntaro Furukawa, CEO da Nintendo. O executivo afirmou (em entrevista) que as fábricas a serviço da empresa japonesa, na China, já estão começando a sentir os impactos do vírus.

Caso a situação se agrave, a Nintendo terá problemas com a produção do Nintendo Switch. E isso pode acontecer com outras empresas que concentram suas principais linhas produtivas no país oriental.

Resumindo, uma doença tão perigosa é capaz de movimentar todo o planeta de uma forma muito relevante. E não, o mundo dos games não está imune a isso. Sendo assim, resta torcermos para que a doença seja controlada o quanto antes… e não estou dizendo isso por conta dos riscos inerentes ao mundo dos games, mas pelo bem-estar de toda a humanidade. Até mais…

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email