O primeiro Playstation foi lançado em 1994. Até hoje, ele é o sexto console mais vendido do mundo. No entanto, não é necessário saber sobre essa informação para afirmar que se trata de um dos maiores consoles da história. Não mesmo! Basta olharmos para nossas próprias memórias. Quem viveu essa época sabe do que estou falando. Os “gamers veteranos” sabem que alguns dos melhores jogos de PS1 são também alguns dos melhores jogos de toda a história dos games.
Com isso em mente, hoje eu resolvi criar um post um pouco mais complexo… Tudo começou quando eu estava revirando umas caixas com coisas antigas aqui em casa. Em algumas dessas caixas, encontrei cerca de 300 jogos de PS1. E, claro, rapidamente fui tomado pela nostalgia. Minha coleção estava recheada de clássicos. Aliás, quase chorei quando encontrei a versão japonesa do lendário Tales of Phantasia (que eu comprei por R$ 1,50, há mais de duas décadas).
Enfim, o fato é que as caixas cheias de jogos e boas lembranças acabaram me dando a inspiração necessária para propor uma lista com os 30 melhores jogos de PS1. O curioso é que, mesmo pensando em um “Top 30”, ficou difícil escolher os títulos que marcariam presença na lista. Então, peço que, por favor, comece a se preparar. A partir de agora, a era do PS1 será revivida por aqui, em toda a sua glória e esplendor. Isto é, aperte o open, coloque o disco, feche a tampa e pressione o power, pois agora vamos começar a viagem… vem comigo?
Dino Crisis
Dino Crisis é um daqueles games que vêm figurando na lista de remakes mais desejados pelos gamers. E não é sem motivos. Lançado em 1999, pela Capcom, o game foi, em um primeiro momento, rotulado como uma espécie de Resident Evil com dinossauros.
Todavia, não demorou muito até que o jogo assinado por Shinji Mikami (criador de Resident Evil) conquistasse os seus próprios fãs. Regina, a heroína, foi boa o bastante para manter os players engajados em conflitos contra dinossauros mortíferos em uma ilha isolada. Resumindo, esse é um clássico perfeito para abrir esta lista com os melhores jogos de PS1.
Silent Hill
Já que iniciamos com um game do gênero survival horror, nada melhor do que continuarmos nessa mesma linha de raciocínio. Nesse caso, para mim, não houve game mais “horror” do que o primeiro Silent Hill, lançado em 1999, pela Konami.
É impossível não sentir aquela pontinha de desespero ao andar pelas ruas cheias de neblina da maldita cidade fantasma. A busca de Harry Mason por sua filha deixou muitos players intrigados e marcou a memória de todos. Depois, as revelações da história deixaram todos ainda mais perplexos. Coisa de louco!
https://www.youtube.com/watch?v=ciMAO262nZ0
Resident Evil 2
Basta ver o sucesso estrondoso do remake lançado em 2019, para saber que Resident Evil 2 é realmente um grande clássico do PS1. A aventura original foi lançada em 1998, pela Capcom, e representou uma grande evolução em relação ao seu antecessor, que já havia sido incrível.
No game, Leon e Claire dividem as atenções e protagonizam momentos surreais, enquanto fazem de tudo para sobreviver na icônica Raccoon City. A cidade está infestada de zumbis, temos a corporação Umbrella agindo por trás das cortinas e cenas épicas. Felizmente, o remake nos ajudou a lembrar da grandeza desse título.
Castlevania: Symphony Of The Night
Lançado em 1997, pela Konami, Castlevania: Symphony Of The Night é um dos jogos mais influentes da “era do PS1” e muitos players consideram o título como o mais importante da franquia Castlevania (que conta com muitos jogos, mas só alguns poucos realmente marcaram época).
A história foca no personagem Alucard e em sua jornada dentro do labiríntico castelo do Drácula. Enquanto o herói avança, criaturas horrendas surgem para tentar impedir seu avanço e cabe aos players controlá-lo com habilidade e os melhores equipamentos possíveis, com vistas a chegar até o confronto final.
Mega Man X4
A série Mega Man X fez tanto sucesso que até hoje é cultuada pelos fãs. Tendo oito títulos (alguns melhores do que os outros), a série passou pelo PS1 com o lendário Mega Man X4, lançado em 1997, pela Capcom.
Na aventura, os jogadores podem escolher entre X e Zero. Essa escolha influencia a forma como os desafios surgem e a história, obviamente. No mais, temos o padrão clássico da franquia, com obstáculos, saltos improváveis e muitos inimigos. Resumindo, um clássico em todos os sentidos e uma presença marcante entre os melhores jogos de PS1.
Legacy Of Kain: Soul Reaver
Legacy Of Kain: Soul Reaver é mais um game icônico e um dos melhores jogos de PS1. Lançado em 1999, pela Eidos Interactive, o game apresentou uma continuação para a história iniciada em Blood Omen: Legacy of Kain.
Com um enredo pesado, envolvendo o mundo dos mortos e um protagonista desfigurado, o jogo encantou muitos players com seus cenários góticos e sua ação desafiadora. Lembrando que, até o hoje, a história permanece em aberto e muitos aguardam por uma conclusão.
Crash Bandicoot 3
Em 1998, Crash Bandicoot 3, lançado pela Sony, surgiu para apresentar uma versão definitiva para as aventuras de um marsupial que se tornou um dos símbolos do PS1. Após duas aventuras incríveis, o terceiro título arrematou uma trilogia insana (ou N-sane).
O jogo é desafiador e os perfeccionistas não podem descansar até conseguir todas as caixas e diamantes de cada fase. O game é uma verdadeira viagem no tempo e seus personagens são cativantes o suficiente para colocar esse título na nesta lista com os 30 melhores jogos de PS1.
https://www.youtube.com/watch?v=Rb-ESfFYrcc
Crash Team Racing
Como tocamos no nome dessa lenda, nada melhor do que relembrar também do lendário Crash Team Racing (que recebeu um remake em 2019). Lançado em 1999, pela Sony, o game tratou de reunir os personagens da franquia, colocando-os em corridas emocionantes.
Mesmo seguindo uma linha Mario Kart, Crash Team Racing conseguiu garantir horas de diversão para muitos gamers. As corridas são muito emocionantes, os personagens são engraçados, o universo está em perigo… enfim, uma ideia muito bem executada.
Vagrant Story
Na minha humilde opinião, Vagrant Story é um dos jogos mais geniais já laçados. O problema é que o game, lançado pela Squaresoft (agora Square Enix), chegou no ano 2000, ou seja, o mesmo ano em que o PS2 chegou para fazer história. Em outras palavras, o jogo não deu sorte e foi ofuscado por um “divisor de águas da indústria”.
De todo modo, Vagrant Story é uma aventura intrigante e extremamente sombria. Combinando puzzles e elementos de RPG de uma forma majestosa, o game encanta com seu sistema de combates e suas infinitas customizações. Esse é, com toda a certeza, um dos melhores jogos de PS1 e um verdadeiro merecedor de um remake.
Front Mission 3
Já que tocamos no nome da Square, podemos incluir na nossa lista de melhores jogos de PS1, o lendário Front Mission 3. O game foi lançado em 2000 e foi o primeiro jogo da franquia a ter uma versão em inglês.
Como não poderia deixar de ser, essa aventura se tornou uma das favoritas entre os fãs de RPGs táticos. Reunindo robôs gigantes (que podiam ser customizados) e um cenário cheio de conflitos, o game chamou atenção por sua história séria e suas missões desafiadoras.
Tekken 3
Ultrapassamos o “top 10” e, como você já deve ter percebido, ainda temos muitas lendas a incluir nesta lista de melhores jogos do PS1. Agora, vamos falar sobre Tekken 3. Lançado em 1997, pela Namco, o game ajudou a consolidar a franquia como uma das maiores entre os jogos de luta.
“Reciclando” personagens clássicos e apresentando novos lutadores, Tekken 3 conseguiu se tornar uma “versão definitiva” para o PS1. Esse é aquele tipo de jogo que não nos permite descansar até que todos os personagens, até mesmo os mais secretos, sejam liberados. Excelente!
Metal Gear Solid
Metal Gear Solid foi uma verdadeira revolução. Lançado em 1998, pela Konami, o game criado pelo gênio Hideo Kojima conseguiu encantar os fãs. A aventura é tática, dinâmica, inteligente, envolvente… e a história é algo digno dos cinemas.
Metal Gear é, sem dúvidas, uma das franquias mais importantes da história dos games. Nos consoles seguintes, os gráficos mais poderosos ajudaram a deixar tudo mais cinematográfico, mas o primeiro título ainda é considerado um dos mais geniais.
Syphon Filter
Dando continuidade a esta lista com os 30 melhores jogos de PS1, temos Syphon Filter. Lançado em 1999, pela 989 Studios, a aventura coloca os jogadores no comando do agente Gabriel Logan, que luta contra terroristas e um vírus mortal.
Misturando momentos de tiroteios insanos com momentos “stealth”, o game consegue envolver os jogadores e desafiá-los com suas missões complexas. A grande quantidade de armas e cenários deixa a aventura ainda mais interessante. Sem contar que a história tem sua reviravoltas. Muito bom!
Tomb Raider 2
Lara Croft e Tomb Raider acabaram se tornando nomes tão populares graças ao PS1. No console, a heroína e a franquia brilharam ao máximo, coletando fãs em sua trajetória de sucesso. Dentre os títulos lançados no console, Tomb Raider II, que chegou em 1997, graças à Eidos Interactive, foi um dos destaques.
Apesar de manter as principais características do primeiro jogo, Tomb Raider II foi uma evolução, trazendo novas armas, novos movimentos, fases maiores, mais inimigos e desafios espetaculares. Em suma, a aventura, que se centrava na busca pela Adaga de Xian, é épica.
Spider Man
Em 2018, Marvel’s Spider-Man, jogo exclusivo do PS4, se posicionou como o melhor jogo do Homem-Aranha em toda a história dos games. Contudo, em 2000, Spider-Man, lançado pela Activision, foi considerado o melhor jogo do herói aracnídeo até então.
A aventura é uma verdadeira homenagem aos quadrinhos, apresentando roupas alternativas do herói, aliados e muitos vilões clássicos. O gameplay é movimentado e a ação está por todos os cantos. Certamente, um dos melhores jogos de PS1.
Tony Hawk’s Pro Skater
Já que falamos do game Spider-Man (que “pegou emprestada” a engine do jogo de skate), temos que falar do lendário Tony Hawk’s Pro Skater. Lançado em 1999, pela Activision, o game foi o responsável por deixar os skates ainda mais populares aqui no Brasil.
O curioso é que o jogo vai muito além da ideia de fazer manobras e isso foi crucial para o seu grande sucesso. Os desafios em cada fase são complicados, mas instigam os jogadores a sempre tentar novamente. No plano de fundo, a incrível trilha sonora dita o tom de um jogo inesquecível.
Driver
Quando chegou no PS1, Driver (lançado em 2000, pela Infogrames e GT Interactive) deixou todos encantados. A fase inicial, que acontece em um estacionamento, é um momento inesquecível e um início arrebatador para a uma aventura diferenciada.
No game, os jogadores assumem o controle de um policial disfarçado, que utiliza suas habilidades ao volante para conquistar a confiança dos sindicatos criminosos. A história é incrível, há muitos carros, muitas missões e motivos de sobra para colocar esse título entre os melhores jogos do PS1.
Chrono Cross
Criado com o intuito de ser uma continuação para o lendário Chrono Trigger, Chrono Cross chegou ao PS1 em 1999, graças à Squaresoft (hoje Square Enix). Bem, a aventura tem as suas ligações com Chrono Trigger, mas se posicionou como uma sequência independente, apresentando um incrível conceito de universos paralelos.
Chrono Cross é um resumo perfeito de toda a expertise da Square para criar RPGs. O sistema de batalhas é excelente, os personagens são interessantes e a história… sem dúvidas, uma das melhores de todos os tempos. Algumas pendências ainda ficaram e, por isso, muitos fãs sonham com um terceiro título nessa “franquia”.
Need For Speed
Need for Speed foi um dos primeiros títulos a serem lançados para o PS1. No futuro, a franquia se transformaria em um filme e ainda receberia outros títulos lendários, mas foi em 1994 que a Eletronic Arts começou a escrever essa bela história.
Em relação aos jogos que vieram depois, no próprio PS1, Need for Speed era muito limitado. Porém, o game surgiu como um ícone que representava o salto da era 16-bits para a era 32-bits e esse papel marcante na história posiciona o jogo como um dos melhores jogos de PS1.
Bust a Move
Conhecido como Bust a Move na versão em japonês, Bust a Groove foi um dos primeiros jogos a misturar música com videogames. Lançado em 1998, pela Enix, o game alcançou um status cult ao longo dos anos e conseguiu estabelecer uma base para os “jogos musicais” que vieram depois.
A ideia de Bust a Move é genial. Dois dançarinos competindo para ver quem faz os combos mais irados. Os passos de dança são baseados em modelos reais e as músicas são incríveis. Esse jogo fez muita gente treinar e aperfeiçoar a noção de ritmo, ou seja, uma “balada” inesquecível.
Breath Of Fire IV
No PS1, Breath of Fire, a lendária franquia da Capcom, já havia feito história com Breath of Fire III. Entretanto, em 2000, Breath Of Fire IV surgiu para dar uma nova cara a essa lenda dos RPGs.
Com uma bela história e gráficos extremamente originais, o game encantou muitos jogadores. As batalhas se tornaram ainda mais interessantes e as transformações de Ryu (o personagem principal) conseguiram deixar os players empolgados. Com certeza, um JRPG memorável!
Xenogears
Falando em JRPGs memoráveis, não há como não citar Xenogears. O game, lançado pela Square em 1998, ainda é uma memória viva nas mentes de muitos jogadores. Aliás, podemos dizer que Xenogears foi um dos responsáveis por transformar os videogames em “coisa de gente grande”.
A história do game é tão complexa, que mesmo com os grandes combates e robôs gigantes, o jogador acaba ficando “preso” aos diálogos e às reviravoltas. Sonhar com um remake de Xenogears é algo que muitos fãs ainda fazem, especialmente por conta do desejo de corrigir a parte final do game, que foi acelerada devido a problemas da equipe. Como seria lindo!
Medal Of Honor
O PS1 foi o “berço” de muitas franquias lendárias e Medal Of Honor é uma delas. Laçado em 1999, pela Dream Works, Medal Of Honor ofereceu uma nova visão em relação aos conflitos da Segunda Guerra Mundial (e essa visão foi arquitetada pelo lendário Steven Spielberg).
O game é um FPS emocionante, que coloca o jogador na pele do Tenente Jimmy Patterson. As missões são complexas e toda a história do jogo se passa no contexto dos últimos anos da Segunda Grande Guerra. Esse é mais um jogo que possui todos os elementos necessários para figurar entre os melhores jogos do PS1.
Parasite Eve
Parasite Eve foi um jogo tão bom quanto curioso. Na época do seu lançamento (1998), o gênero survival horror estava no centro das atenções e a Square não quis ficar de fora dessa onda. No entanto, a empresa japonesa era conhecida por seus RPGs lendários e isso acabou mexendo com o projeto.
No fim, Parasite Eve nasceu como “uma criatura híbrida”. Isto é, mesclando elementos de RPG e Survival Horror, o jogo ficava entre esses dois universos. Certamente, a história de Aya Brea e sua luta contra monstros horrendos marcou a vida de muitos fãs.
Valkyrie Profile
Lançado em 1999, pela Enix, Valkyrie Profile foi um dos RPGs mais marcantes da era do PS1. O game conseguiu fazer com que as histórias se tornassem extremamente cativantes, forçando os jogadores a embarcarem em jornadas emocionantes.
Baseado na mitologia nórdica, o jogo mantém o foco em uma Valquíria, que voa pelos campos de batalha e coleta as almas dos guerreiros mortos como recrutas para o exército destinado a encarar o Ragnarok. De modo geral, podemos dizer que esse é um RPG de qualidade ímpar, com cenários incríveis, personagens complexos e momentos muito tocantes.
https://www.youtube.com/watch?v=-S8oZLvqp9U
Vigilante 8
É incrível pensar que uma equipe de apenas 5 pessoas conseguiu gerar um jogo tão incrível como Vigilante 8. Na época, as equipes de desenvolvimento contavam com 20 a 30 pessoas. O fato é que, em 1998, a Activision entregou ao mundo um game muito original, com carros cheios de armas.
A batalha entre os Coyotes e os Vigilantes, que foi baseada em fatos reais, se tornou um ícone do PS1 e conquistou uma legião de fãs. O conflito é marcado por personagens carismáticos e máquinas armadas “até os dentes”. Lembrando que um terceiro Vigilante 8 chegou a ser anunciado para o PS2, mas o projeto nunca viu a luz do dia. Uma pena!
Gran Turismo 2
A franquia Gran Turismo foi mais uma a nascer no primeiro console da Sony. Apesar de o primeiro título também ser um dos melhores jogos do PS1, foi em Gran Turismo 2 (lançado em 1999, pela Polyphony Digital) que os jogos de corrida do console atingiram o seu potencial máximo.
O jogo é marcado pelos famosos testes de licenças e pela infinidade de carros e marcas famosas. As corridas são emocionantes, os cenários belíssimos e a emoção de pilotar uma máquina poderosa em alta velocidade conseguiu deixar marcas nas memórias dos fãs do automobilismo no mundo dos games.
Final Fantasy Tactics
A franquia Final Fantasy teve o seu auge no PS1. Contudo, apesar dos grandes títulos dentro do gênero RPG, Final Fantasy Tactics, um RPG tático, apresentou uma “nova pegada” e se tornou uma lenda. Lançado em 1997, pela Square, o game continua sendo uma memória viva na mente dos gamers veteranos.
A jornada de Ramza, “O Herege” é uma das mais incríveis da história dos games. Temos traições, intrigas, conflitos, paixões.. temos tudo que um bom gamer poderia querer. Imaginar uma série baseada em Final Fantasy Tactics (no melhor estilo Game of Thrones) não seria exagero algum, não acha?
Final Fantasy VII
E já que despertamos um monstro chamado Final Fantasy, nada melhor do que citarmos um verdadeiro divisor de águas no mundo dos games. Pois é! Final Fantasy VII, lançado em 1997, pela Square, foi o maior ícone de uma geração. O game fez com que a palavra épico tivesse um sinônimo virtual.
Com uma história complexa e personagens cativantes, o game conseguiu deixar todos envolvidos do início ao fim. As batalhas são incríveis, os diálogos perfeitos, os sistemas, mini games… Falar de Final Fantasy VII sem suspirar de emoção é um desafio que poucos fãs conseguem superar.
Legend Of Mana
Para arrematar a nossa lista com os 30 melhores jogos de PS1, temos uma lenda chamada Legend of Mana. Com suas histórias emocionantes e missões dotadas de um enorme apelo emocional, o game encantou muita gente. Chegando em 2000, graças à Square, esse jogo foi um marco no meu histórico gamer.
Sim, para encerrar a lista decidi apostar em um dos meus jogos favoritos. Essa aventura tem gráficos que são verdadeiras obras de arte, os personagens são cativantes e tudo acontece de uma forma muito dramática. Para completar, os combates são divertidos e não seria exagero você decidir “zerar esse jogo” pela oitava vez.
Os melhores jogos de PS1… e ainda ficaram faltando muitos!
E essa foi a lista com os 30 melhores jogos de PS1, na visão do The Game Times. Sim, eu sei que muitos jogos não apareceram na lista. Se fôssemos citar cada título em cada franquia, iríamos conversar até o fim dos tempos. Por isso, me limitei a apontar os destaques que marcaram o meu histórico gamer e as memórias de muitos players.
Ainda assim, é bom lembrar que o The Game Times é feito para todos os gamers. Por esse motivo, fique à vontade para comentar, citando os jogos que você gostaria de incluir na lista ou falando sobre as suas memórias com os títulos citados. Aliás, sugiro que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, poderemos garantir que mais pessoas se juntem a nós nesse revival épico. O PS1 foi um tesouro para os gamers, vamos aproveitar e degustar nossas lembranças! Até a próxima…