Siga nossas redes sociais

Outros Games

Pesquisa Game Brasil: Console é a plataforma onde se joga por mais tempo consecutivo

Publicado

em

Mesmo com a popularização dos smartphones e a ascensão do PC, é no bom e velho console doméstico que o público gamer brasileiro passa mais tempo jogando. É o que aponta a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), segundo a qual 41,5% dos jogadores videogames realiza sessões de até 3h, e 17,6% por mais de 3h.

Para efeito comparativo, o público gamer de PC que joga entre 1h e 3h é de 32,1%, embora 19,3% jogue por mais de 3h. Em relação à frequência, nos consoles, 28,9% realizam a atividade de 3 a 6 dias ao longo da semana, enquanto 20,3% jogam diariamente, o que se deve ao fato dos jogos serem mais imersivos e necessitarem de mais tempo.

Além disso, 58,2% do público de console joga online, sendo a PlayStation Network a rede mais utilizada, com 53,7%. Conectados, 32,1% desses gamers realizam a atividade de 3 a 6 dias por semana, e 49,2% em sessões de 1h a 3h. Os gêneros mais jogados são de ação (89,9%), aventura (88%), estratégia (86,1%), corrida (86%) e tiro/shooter (85%).

Embora 47,5% utilizem o console apenas para jogar, 47,9% ouvem música, assistem a filmes ou séries e realizam leituras por meio do aparelho. Entre outros hábitos, 13,8% conversam por meio de chats e acessam redes sociais nos videogames, enquanto 12,6% realizam compras e 12,5% compartilham e baixam arquivos.

Pesquisa Game Brasil Console

Faixa etária elevada e maior poder de compra

De acordo com a PGB, o público de consoles é predominantemente adulto, com 37,5% possuindo entre 25 a 34 anos. Antes dos jovens de 16 a 24 anos, que representam 29,6%, o segundo maior grupo é o de meia-idade, com 32,9% na faixa de 35 a 54 anos. O sexo dos jogadores é predominantemente masculino, mas com uma parcela significativa de mulheres (33,7%).

Trata-se, ainda, do público com maior poder de compra entre as demais plataformas, no qual 27,9% são de classe alta (A/B1) e 56,1% de classe média (B2/C1). “Essa elitização faz sentido considerando o valor dos jogos e dos próprios aparelhos, que ainda são feitos especialmente para jogar, diferente dos celulares e computadores que possuem usos diversos”, constata Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.

Em relação ao último console comprado, a maior parte do público adquiriu via revenda oficial, sendo 38,8% em lojas físicas e 23,6% em e-commerces. A aquisição de usados também aparece com destaque nos videogames, com 7,9% fazendo negócio com amigos ou conhecidos e 7,6% comprando em lojas online (como OLX, Mercado Livre e Enjoei, por exemplo).

Outra questão apurada pela pesquisa é que 40,2% deste público prefere não gastar nada além do investimento nos consoles e jogos. Mesmo assim, 23% adquire expansões de títulos e 21,4% paga assinaturas para ter acesso ao multiplayer online. Uma parcela menor compra itens de melhoria (17,3%), moedas virtuais (15,5%) e consumíveis de conveniência (12,2%).

PlayStation e outras preferências

Em relação às marcas, a PGB mostra que os aparelhos da Sony lideram em todos os sentidos. Em popularização, 38,4% dos gamers de console possuem o PlayStation 4 (PS4). Embora o Xbox 360, da Microsoft, fique em segundo lugar com 29,4%, apenas 22,5% possuem rival direto Xbox One, enquanto 23,6% conta com o PS2, 22,6% com o PS3 e 11% com o PS4 Pro.

A diferença permanece quanto ao aparelho que oferece a melhor experiência para jogar, com 35,7% preferindo o PS4 e 22,5% o PS4 Pro. Xbox One e Xbox One X aparecem mais distantes, com 11,3% e 10,2%, respectivamente. Também da atual geração de consoles, o Nintendo Switch conta com apenas 1,7% de preferência.

De acordo com o estudo, a principal vantagem de jogar no console, para 32,3% do público, são os títulos exclusivos, disponíveis apenas nestas plataformas. Utilizar os aparelhos para outras finalidades aparece na sequência, com 30,4%, enquanto a jogabilidade e presença de amigos no mesmo ambiente aparecem por último, com 28,4% e 22,5%, respectivamente.

Realizada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro.

Outros Games

Músicas de Davi Sabbag são adicionadas no jogo Avakin

Publicado

em

Por

Milton Nascimento já cantou “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, é nesta linha que o cantor Davi Sabbag ganha sua versão virtual e leva suas músicas para o game Avakin.

O artista apresenta um vibrante show no game com sons do EP Quando (2018) e do álbum Ritual (2019).

Os meios se transformam, mas o fim continua o mesmo: encontrar, impactar e transformar a vida das pessoas.

A busca por novos palcos e novas formas de conexão entre artista e fã foi que levou a Lockwood, empresa criadora do game, em parceria com a CLAV Music e Let’s Gig a abrir o caminho e amplificar a voz e canções de artistas emergentes no game.

Músicas de Davi Sabbag no Avakin!

O game britânico Avakin está em ascensão no Brasil, são mais de dois milhões de jogadores ativos no país e aproximadamente nove milhões de jogadores ao redor do mundo.

O game tem presença forte principalmente nos EUA, Rússia e Inglaterra, fato que amplifica ainda mais a disseminação do trabalho já que este show do Davi estará disponível para jogadores do mundo inteiro.

Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas assistam ao show do artista neste período de três dias. Desde o final de 2019, o Avakin já abriu suas portas para artistas brasileiros como Rael, Haikass e Giulia Be.

Avakin

E na prática, durante os dias 25, 26 e 27 de Setembro, os usuários poderão assistir ao Avatar de Davi, produzido especialmente para essa apresentação, cantando de três faixas em um ambiente virtual onde o público pode interagir entre si e conhecer o trabalho do artista.

O mundo dos games já é o setor de entretenimento mais rentável do mundo, ultrapassando cinema e música. Somente neste período de pandemia, o aumento de consumo de games foi de 50%.

Para a geração Z, os games já estão entre a principal fonte de conteúdo, a frente de televisão, notícias online e livros. Ou seja, um lugar indispensável para qualquer artista, criador e marca.

Sobre Avakin Life

Avakin Life é um game social para Android, iOS e PC que já obteve mais de 70 milhões de instalações. Foi criado e desenvolvido pela Lockwood Publishing, um dos maiores estúdios da Inglaterra.

No mundo de Avakin Life, os jogadores podem escolher entre mais de 28.000 itens virtuais para criar seu avatar único, decorar apartamentos, visitar virtualmente locais reais ou de fantasia e conversar e competir com outros jogadores em dezenas de espaços virtuais.

Continuar lendo

Outros Games

Doom Eternal chegará ao Xbox Game Pass no primeiro dia de outubro

Publicado

em

Parece que os fãs da Microsoft e do Xbox vão começar a sentir, de forma mais palpável, as consequências da aquisição da ZeniMax Media. Afinal, após muitos rumores, tudo indica que o aclamado Doom Eternal passará a fazer parte do Xbox Game Pass, já no primeiro dia de outubro.

Pois é! Ao longo da semana, algumas informações já haviam pontuado que essa estreia era possível. Porém, agora foi a própria Microsoft que confirmou a estreia do game em seu serviço de subscrição… vamos aos detalhes?

Doom Eternal no Xbox Game Pass

Conforme eu apresentei (via The Game Times) há alguns dias, a aquisição da ZeniMax Media, por parte da Microsoft, deu à empresa de Redmond o controle sobre diversos estúdios e, consequentemente, muitas franquias famosas. E, claro, não iria demorar muito até que essas franquias começassem a ser devidamente exploradas. E parece que a Microsoft resolveu começar “pegando pesado”.

Por meio do Twitter oficial do Xbox Game Pass, a empresa apresentou um pequeno teaser, que indicou a chegada de Doom Eternal ao Xbox Game Pass. A data da estreia foi marcada para o primeiro dia do mês de outubro e, como não poderia deixar de ser, o anúncio deixou muita gente animada.

Vale destacar que, em um primeiro momento, o game chegará apenas para o Xbox Game Pass dos Consoles. No caso da versão para PC, a Microsoft já prometeu que a estreia irá acontecer ainda em 2020. Logo, é só uma questão de ter um pouco de paciência.

De qualquer forma, é bom saber que o patrimônio da ZeniMax Media, que agora pertence à Microsoft, já está sendo colocado em bom uso.

E o que é que poderemos esperar para outubro?

Bem, por mais que a estreia de Doom Eternal, que é um forte candidato a jogo do ano, seja uma grande notícia, aqueles que estão inscritos no Xbox Game Pass sabem muito bem que, todos os meses, a quantidade de novidades vai muito além de um único jogo.

Nesse sentido, como a compra da ZeniMax deu à Microsoft a tutela sobre grandes franquias, é possível que muitas novidades estejam a caminho. Em outras palavras, poderemos ter o retorno de Dishonored, a chegada de novos Fallout, outros jogos da franquia Doom, os excelentes jogos da série The Evil Within e muito mais.

Obviamente, é possível que a Microsoft vá “dosar” a quantidade de estreias e ir liberando tudo aos poucos. Ainda assim, as expectativas para a próxima rodada de novidades para o Xbox Game Pass são as maiores possíveis. Temos que ficar de olho! Até a próxima…

Continuar lendo

Outros Games

RollerCoaster Tycoon 3 e Heroes & Generals WWII estão de graça na Epic Games Store

Publicado

em

Ontem, 24 de setembro, a Epic Games Store renovou a sua seção de jogos gratuitos e passou a oferecer uma versão remasterizada do clássico RollerCoaster Tycoon 3. Porém, além desse game, em um outro “canto da loja”, o excelente Heroes & Generals WWII também ficou à disposição.

Sendo assim, apesar de a loja estar destacando apenas um presente gratuito, os players poderão resgatar dois belos títulos e garantir mais uma boa rodada de jogatina, sem ter que gastar um único centavo… vamos aos detalhes dessa história?

Os jogos gratuitos da semana, na Epic Games Store

Quem já está acostumado a resgatar jogos na Epic Games Store, sabe muito bem que a loja tem uma seção específica, na qual são exibidos os jogos de grátis da semana atual e da semana seguinte (de acordo com o cronograma da loja).

Desse modo, assim que entramos na loja, não precisamos procurar muitos para encontrar os presentes gratuitos. Porém, às vezes, a Epic libera outros jogos de graça e eles não são apresentados na referida seção, o que faz com que certos players percam a oportunidade de resgatar alguns jogos.

E esse foi justamente o caso desta semana. Afinal, para os mais desatentos, tudo indica que apenas RollerCoaster Tycoon 3: Complete Edition pode ser resgatado até o dia 01 de outubro. Porém, uma outra novidade, chamada Heroes & Generals WWII, também está acessível. Vamos conhecer os dois games?

RollerCoaster Tycoon 3: Complete Edition

RollerCoaster Tycoon 3: Complete Edition

A franquia RollerCoaster Tycoon é conhecida por dar aos players a oportunidade de construir montanhas-russas insanas. E o terceiro título dessa franquia foi lançado em 2004. Isto é, estamos falando de um clássico. Todavia, o presente da Epic, RollerCoaster Tycoon 3: Complete Edition, é uma versão remasterizada do game, que foi lançada ontem, 24 de setembro. Sim, o presente é um lançamento e vale a pena aproveitar, já que o mesmo game está saindo por quase R$ 40,00 na Steam.

Heroes & Generals WWII

Heroes & Generals WWII

Após navegar um pouco pela loja, indo além da seção habitual dos jogos de graça, você poderá encontrar o excelente Heroes & Generals WWII de graça também. O título oferece uma excelente experiência FPS, que se passa na época da Segunda Guerra Mundial, e se destaca pelo gameplay intenso. Não deixe de aproveitar.

E quanto ao próximo jogo grátis?

Como sempre, assim que apresenta o jogo da semana atual, a seção de jogos grátis da Epic é atualizada e passa a exibir os jogos que serão dados, de forma gratuita, na semana seguinte.

Nesse caso, a partir do primeiro dia de outubro, os players poderão resgatar o aclamado Pikuniku. Esse indie é bem curioso e tem construções um tanto quanto estranhas. Contudo, não são poucas as pessoas que alegam ter ficado encantadas com a história e as ideias do game. Portanto, o próximo presente será muito bom.

Em suma, a semana atual da Epic Games Store e a próxima irão manter os players bem ocupados. Vale lembrar que Rocket League também chegou à loja e já está fazendo enorme sucesso. Enfim, o que nos resta agora é torcer para a Epic continuar mantendo o bom nível. Até a próxima…

Continuar lendo

Trending

X