Terça-Feira, 02 de Junho de 2020
Notícias sobre Games e e-Sports



Promessa de diamantes gratuitos em Free Fire é o novo golpe do momento

Se você joga Free Fire, sugiro que não deixe de ler esta notícia até o fim. Afinal, a intenção aqui…

Por Yohan Bravo , em Free Fire , data: 29 de abril de 2020 Tags:, ,

Se você joga Free Fire, sugiro que não deixe de ler esta notícia até o fim. Afinal, a intenção aqui é emitir um alerta para uma situação que vem se tornando cada vez mais comum e já enganou algumas pessoas.

Estou falando de um novo golpe, no qual uma pessoa entra em contato com os players, por meio do WhatsApp, oferecendo diamantes gratuitos, mas, na verdade, está inserindo softwares maliciosos nos smartphones. Sim, é isso que tem acontecido… vamos entender melhor essa história?

Free Fire: a história dos Diamantes Gratuitos

Bem, tudo começou quando as primeiras vítimas passaram a liberar seus relatos acerca do acontecido. Segundo esses relatos, o golpe tem início por meio do WhatsApp.

A princípio, o player recebe uma mensagem que, de modo geral, diz que, por força do coronavírus, determinada pessoa ou entidade está doando 1000 diamantes gratuitos.

Juntamente, com a mensagem, um link é enviado. E, claro, a Call To Action (chamada para a ação) pede para a pessoa clicar no referido link. Ao clicar no link, a pessoa passa por uma espécie de pesquisa, na qual algumas perguntas sobre “inocentes” são feitas.

Contudo, ao longo desse processo, o smartphone da pessoa é exposto a uma série de softwares maliciosos e, lógico, os riscos são enormes.

 

A análise dos especialistas

Após os primeiros casos do golpe terem sido confirmados, o time da Kaspersky (famosa empresa de segurança na internet) resolveu realizar o procedimento, com o intuito de verificar como o golpe é levado a cabo.

No relatório desses especialistas, fica claro que, ao longo da pesquisa falsa, são abertas diversas janelas no navegador do celular. Essas janelas apresentam propagandas e scarewares, que são aquelas famosas mensagens que emitem alertas assustadores, dizendo que o seu smartphone foi infectado.

Após concluírem o processo, conforme indicado pelos golpistas, os especialistas alegaram que há uma solicitação para que a mensagem seja compartilhada para mais cinco pessoas. Mesmo após fazer isso, os diamantes não são entregues.

Conclusão: se você receber alguma mensagem desse tipo, não clique nos links, evite o contato com o remetente da mensagem e bloqueie-o. Desse modo, você evitará expor o seu dispositivo aos riscos inerentes ao golpe.

O que diz a Garena?

Diante das ocorrências registradas, a Garena, empresa responsável por Free Fire, emitiu um comunicado oficial para a comunidade. Confira:

“Nós encorajamos todos os nossos jogadores a seguir os passos apropriados para se proteger no ambiente digital. A Garena nunca pedirá informações de login via ligação, SMS, e-mail, mensagens no chat do jogo ou qualquer outro tipo de serviço de mensagens. Os jogadores também devem olhar nossos canais oficiais, como o aplicativo oficial do Free Fire ou no Facebook oficial, para checar todas as novidades e informações sobre o jogo, onde nós também compartilhamos dicas para manter a segurança digital”.

Em suma, a Garena apenas reforçou a ideia de que toda e qualquer mensagem suspeita deve ser descartada. Se você joga Free Fire, a sugestão é que tome cuidado para não ser mais uma das vítimas desse novo golpe. Até a próxima…

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email