Siga nossas redes sociais

Outros Games

PS5: especificações do console são reveladas e a comparação inevitável já foi feita

Publicado

em

Finalmente a Sony resolveu abandonar sua estratégia defensiva e apresentou ao mundo as especificações do PS5. Curiosamente, a apresentação, embora tenha sido muito explicativa, ficou bem longe daquilo que os fãs esperavam (ninguém esperava por uma palestra tediosa).

Enfim, o fato é que a apresentação nos permitiu ter um vislumbre completo do poder do PS5. Obviamente, com base nessas informações a comparação inevitável, com o Xbox Series X, não pôde deixar de ser feita… vamos analisar as informações?

PS

As especificações do PS5

Como eu destaquei, a “cerimônia” de apresentação do PS5 ficou muito longe daquilo que os fãs esperavam. Enquanto a Microsoft fez um show ao redor do Xbox Series X, a Sony colocou Mike Cerny, o principal arquiteto do sistema, para falar sobre questões técnicas.

Sim, Cerny apresentou uma bela aula, mas os players estavam querendo ver um show… e isso não aconteceu. De todo modo, a apresentação nos permitiu “anotar” os seguintes dados acerca do PS5:

  • CPU: Processador AMD de 8x núcleos Zen 2 a 3.5GHz (frequência variável)
  • GPU: 10.28 teraflops (TFLOPs), 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
  • Arquitetura de GPU: RDNA 2 personalizado da AMD
  • Memória/Interface: 16GB GDDR6/256-bit
  • Largura de banda de memória: 448GB/s
  • Armazenamento interno: 825GB SSD personalizado de 825GB
  • Velocidade da IO: 5.5GB/s (não comprimido), entre 8-9GB/s (comprimido)
  • Armazenamento expansível: Slot de NVMe SSD
  • Armazenamento externo: Suporte para HDD com USB
  • Drive ótico: Drive de Blu-ray 4K Ultra HD

Mais uma vez, os rumores que antecederam essa apresentação oficial conseguiram “acertar na mosca” em diversas previsões. Desse modo, não podemos dizer que as especificações foram surpreendentes.

E as comparações do PS5 com Xbox Series X começaram a ser feitas…

Logicamente, tendo todos essas dados oficiais “em mãos”, não demoraria muito até que alguém corresse até a web para lançar um quadro comparativo, colocando o Xbox Series X e o PS5 na balança… eis os resultados…

CPU

No que diz respeito ao poder dos processadores dos dois consoles, o equilíbrio é visível. Ambas as máquinas serão equipadas com processadores AMD de oito núcleos Zen 2. Nesse quesito, o Xbox Series X leva uma leve vantagem, por apresentar uma frequência de 3.8 GHz, contra os 3.5 GHz do PS5.

GPU

Na questão do poder de processamento gráfico, o Xbox Series X também leva vantagem. O console da Microsoft apresenta 12TFLOPS e 52 CUs a 1.825 GHz, enquanto o PS5 oferecerá 10.28 TFLOPS e 36 CUs a 2.23 GHz.

Obviamente, a vantagem é apenas teórica e pode ser que, na prática, a diferença sequer seja sentida. A questão da otimização dos recursos será um fator determinante, para saber qual dos consoles é realmente melhor nesse quesito.

RAM

Na Memória RAM, temos um empate. Ambos os consoles irão apresentar 16GB de Memória RAM.

Armazenamento

Nesse quesito, tivemos uma situação curiosa. O Xbox Series X oferecerá 1TB de espaço de armazenamento, com possibilidade de expansão, mas a velocidade de leitura será de 2.4 GB/s para dados não comprimidos e 4.8 GB/s para dados comprimidos.

O PS5, por sua vez, oferecerá menor capacidade de armazenamento (825 GB, com possibilidade expansão), mas terá uma velocidade de leitura bem superior: 5.5 GB/s para dados não comprimidos e 8 (ou 9) GB/s para dados comprimidos. É com essa velocidade que os “loading” ficarão perto da extinção.

PS5 versus Xbox Series X: quem ganha?

Embora a vantagem do Xbox Series X, em número absolutos, seja clara, acredito que ainda é muito cedo para dizer que o console da Microsoft já ganhou a “briga”.

Além disso, se o poder dos números fosse o único quesito importante, outros consoles que fracassaram ao longo da história teriam sido um sucesso.

Em suma, a conclusão que podemos tirar, com base em tudo que foi apresentado nos últimos dias, é: a próxima geração de consoles promete ser um grande salto evolutivo em relação à atual. E, claro, como gamer, fico agora no hype para começar a ver os primeiros títulos brilhando nessas máquinas. Até a próxima!

Continuar lendo

Outros Games

Pós-Temporada da Call of Duty League começa hoje, de forma online

Publicado

em

Como os fãs da franquia Call of Duty bem sabem, a pós-temporada do Campeonato Mundial de Call of Duty: Modern Warfare, estava prevista para acontecer ainda em 2020 e ofereceria uma premiação total de 4,6 milhões de dólares aos participantes. Contudo, por conta do COVID-19, o evento teve que ser “transportado para o mundo online”.

Sim, por meio das redes sociais, a organização da Call of Duty League apresentou uma chamada para um comunicado oficial, no qual os detalhes relacionados à versão online da competição foram liberados. Vamos conferir?

Call of Duty League, via internet

Campeonato Mundial de Call of Duty: Modern Warfare

Campeonato Mundial de Call of Duty: Modern Warfare

Assim como aconteceu com outras grandes competições do mundo dos eSports, a Call of Duty League acabou tendo que ser “transportada para o mundo online”, por conta do COVID-19. A justificativa para a mudança, claro, foi a segurança de todos. Confira…

“A Call of Duty League tem trabalhado em estreita colaboração com equipes e jogadores nos últimos meses em relação aos Playoffs da Temporada 2020 e ao Championship Weekend. Devido aos riscos contínuos à saúde associados ao COVID-19 e ao nosso foco de prioridade coletiva em proteger a segurança de nossas equipes, jogadores, funcionários da liga e pessoal parceiro, o restante da temporada será realizado online. Essa decisão foi tomada com muito cuidado, comunicação e consideração ao longo de muitas discussões”.

No site oficial da Call of Duty League, outros detalhes foram revelados e, ao que tudo indica, algumas novidades interessantes irão ser adicionadas às competições no formato online. Acompanhe…

Câmera Universal

Uma das novidades apresentadas no comunicado diz respeito a uma “configuração de câmera universal”, que ficará ativa ao longo das partidas. De modo geral, essa câmera irá dar aos fiscais da liga uma visão sobre os players e seus setups…

“A Liga está fornecendo a todos os competidores uma configuração de câmera universal que estará ativa durante todas as partidas. As câmeras fornecerão visibilidade para que os funcionários da liga possam ver e verificar o console, controlador e monitor de cada competidor, conforme necessário. Uma vez que uma partida atinge o status oficial de verificação pronto, os jogadores precisarão estar sentados e na câmera. As câmeras estarão no local antes do início do New York Subliners Home Series em 10 de julho”.

Escolha dos Servidores

Outro ponto interessante entre as novidades é a questão da escolha dos servidores para a realização das partidas. Nesse caso, as equipes poderão testar alguns servidores de forma antecipada e vetar a utilização de alguns deles…

“Atualmente, para cada CDL Home Series, as equipes recebem uma lista de três servidores (de um grupo de nove) para testar e determinar quais servidores preferem vetar. Durante os Playoffs e o Championship Weekend, aumentaremos as opções de servidor de veto para cinco para cada partida. Adicionando mais opções, aumentamos a probabilidade de obter o melhor servidor possível para ambas as equipes. Além disso, com mais servidores em jogo para cada partida, haverá mais opções de recuo se houver um problema inesperado”.

A Call of Duty League Online promete!

Call of Duty: Modern Warfare

Call of Duty: Modern Warfare

Antes de finalizar o comunicado oficial, a organização da Call of Duty League pontuou que irá aumentar o tamanho das equipes de suporte, com o intuito de “lidar com todo e qualquer problema que possa surgir em um ambiente de competição online”.

Isso quer dizer que as disputas têm tudo para manter o alto nível de uma competição local e que, as pessoas que decidirem assistir, acompanharão performances de alto nível. Então, fique de olho no canal oficial da Call of Duty League no Youtube, pois a partidas começam hoje mesmo! Até a próxima…

Continuar lendo

Outros Games

Atualizações Pokémon Go: Jessie e James chegam no Pokémon Go!

Publicado

em

Por

Prepare-se para encrenca, encrenca em dobro! Finalmente, Jessie e James chegam nas atualizações Pokémon Go!

E ainda preocupada com a pandemia, nessa quarta (8) a Niantic anunciou dois novos recursos para manter os players em casa, mas desfrutando de suas aventuras no game.

Atualizações Pokémon Go: renda-se agora ou prepara-se para lutar!

Agora a dupla icônica do anime finalmente chegou ao game e com direito até ao balão Meowth! No entanto, corra para aproveitar essa novidade, pois a Niantic já avisou ser por tempo limitado.

A batalha com Jessie e James acontece da mesma forma que os outros membros da Equipe GO Rocket.

Quer os horários para encontrar a equipe? De acordo com os códigos da atualização, eles aparecem 4 vezes ao dia, nos seguintes horários:

  • 00h às 05h59 (horário de Brasília)
  • 06h às 11h59 (horário de Brasília)
  • 12h às 17h59 (horário de Brasília)
  • 18h às 23h59 (horário de Brasília)

Pronto para enfrentar Jessie e James?

Continuar lendo

Outros Games

Rainbow Six Siege ganha novo modo de jogo… por tempo limitado

Publicado

em

No mês passado, a Ubisoft lançou oficialmente a segunda temporada do quinto ano do aclamado Rainbow Six Siege. Desde então, a empresa vem trazendo belas novidades para os players e garantindo experiências envolventes e muito divertidas.

Bem, a ação mais recente promovida pela Ubi foi a adição de um novo modo de jogo, que só estará disponível por um curto período. Intitulado Attrition, o modo de jogo traz uma experiência arcade bem desafiadora e, por isso, merece a sua atenção… vamos aos detalhes?

Rainbow Six Siege: Modo Attrition

Rainbow Six Siege: Modo Attrition

Rainbow Six Siege: Modo Attrition

De acordo com o anúncio da Ubisoft, o modo Attrition estará disponível para os players entre os dias 09 e 13 de julho. Isto é, somente ao longo deste fim de semana, é que os players poderão aproveitar a novidade.

Em linhas gerais, no modo Attrition, os players participarão de disputas semelhantes às batalhas não ranqueadas, mas o grande desafio estará em uma particularidade. Os players que vencerem uma rodada não poderão selecionar os mesmos personagens na rodada seguinte.

Essa limitação promete deixar as coisas bem dinâmicas e desafiadoras. Logo, Attrition tem tudo para deixar o game bem movimentado neste fim de semana. Detalhe: o modo de jogo está disponível para todas as plataformas e não exige qualquer tipo de download para ser aproveitado.

Aliás, falando em deixar as coisas movimentadas no fim de semana, não se esqueça de que a Ubisoft vai promover um evento online no próximo domingo, 12 de julho, a partir da 16h (horário de Brasília). Nesse evento, muitas novidades serão apresentadas, inclusive para Rainbow Six Siege. Então, não deixe de conferir. Até a próxima…

Continuar lendo

Trending