Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020
Notícias sobre Games e e-Sports



PS5: especificações do console são reveladas e a comparação inevitável já foi feita

Finalmente a Sony resolveu abandonar sua estratégia defensiva e apresentou ao mundo as especificações do PS5. Curiosamente, a apresentação, embora…

Por Yohan Bravo , em Outros Games , data: 18 de março de 2020 Tags:, , ,

Finalmente a Sony resolveu abandonar sua estratégia defensiva e apresentou ao mundo as especificações do PS5. Curiosamente, a apresentação, embora tenha sido muito explicativa, ficou bem longe daquilo que os fãs esperavam (ninguém esperava por uma palestra tediosa).

Enfim, o fato é que a apresentação nos permitiu ter um vislumbre completo do poder do PS5. Obviamente, com base nessas informações a comparação inevitável, com o Xbox Series X, não pôde deixar de ser feita… vamos analisar as informações?

PS

As especificações do PS5

Como eu destaquei, a “cerimônia” de apresentação do PS5 ficou muito longe daquilo que os fãs esperavam. Enquanto a Microsoft fez um show ao redor do Xbox Series X, a Sony colocou Mike Cerny, o principal arquiteto do sistema, para falar sobre questões técnicas.

Sim, Cerny apresentou uma bela aula, mas os players estavam querendo ver um show… e isso não aconteceu. De todo modo, a apresentação nos permitiu “anotar” os seguintes dados acerca do PS5:

  • CPU: Processador AMD de 8x núcleos Zen 2 a 3.5GHz (frequência variável)
  • GPU: 10.28 teraflops (TFLOPs), 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
  • Arquitetura de GPU: RDNA 2 personalizado da AMD
  • Memória/Interface: 16GB GDDR6/256-bit
  • Largura de banda de memória: 448GB/s
  • Armazenamento interno: 825GB SSD personalizado de 825GB
  • Velocidade da IO: 5.5GB/s (não comprimido), entre 8-9GB/s (comprimido)
  • Armazenamento expansível: Slot de NVMe SSD
  • Armazenamento externo: Suporte para HDD com USB
  • Drive ótico: Drive de Blu-ray 4K Ultra HD

Mais uma vez, os rumores que antecederam essa apresentação oficial conseguiram “acertar na mosca” em diversas previsões. Desse modo, não podemos dizer que as especificações foram surpreendentes.

E as comparações do PS5 com Xbox Series X começaram a ser feitas…

Logicamente, tendo todos essas dados oficiais “em mãos”, não demoraria muito até que alguém corresse até a web para lançar um quadro comparativo, colocando o Xbox Series X e o PS5 na balança… eis os resultados…

CPU

No que diz respeito ao poder dos processadores dos dois consoles, o equilíbrio é visível. Ambas as máquinas serão equipadas com processadores AMD de oito núcleos Zen 2. Nesse quesito, o Xbox Series X leva uma leve vantagem, por apresentar uma frequência de 3.8 GHz, contra os 3.5 GHz do PS5.

GPU

Na questão do poder de processamento gráfico, o Xbox Series X também leva vantagem. O console da Microsoft apresenta 12TFLOPS e 52 CUs a 1.825 GHz, enquanto o PS5 oferecerá 10.28 TFLOPS e 36 CUs a 2.23 GHz.

Obviamente, a vantagem é apenas teórica e pode ser que, na prática, a diferença sequer seja sentida. A questão da otimização dos recursos será um fator determinante, para saber qual dos consoles é realmente melhor nesse quesito.

RAM

Na Memória RAM, temos um empate. Ambos os consoles irão apresentar 16GB de Memória RAM.

Armazenamento

Nesse quesito, tivemos uma situação curiosa. O Xbox Series X oferecerá 1TB de espaço de armazenamento, com possibilidade de expansão, mas a velocidade de leitura será de 2.4 GB/s para dados não comprimidos e 4.8 GB/s para dados comprimidos.

O PS5, por sua vez, oferecerá menor capacidade de armazenamento (825 GB, com possibilidade expansão), mas terá uma velocidade de leitura bem superior: 5.5 GB/s para dados não comprimidos e 8 (ou 9) GB/s para dados comprimidos. É com essa velocidade que os “loading” ficarão perto da extinção.

PS5 versus Xbox Series X: quem ganha?

Embora a vantagem do Xbox Series X, em número absolutos, seja clara, acredito que ainda é muito cedo para dizer que o console da Microsoft já ganhou a “briga”.

Além disso, se o poder dos números fosse o único quesito importante, outros consoles que fracassaram ao longo da história teriam sido um sucesso.

Em suma, a conclusão que podemos tirar, com base em tudo que foi apresentado nos últimos dias, é: a próxima geração de consoles promete ser um grande salto evolutivo em relação à atual. E, claro, como gamer, fico agora no hype para começar a ver os primeiros títulos brilhando nessas máquinas. Até a próxima!

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email