De uns tempos para cá, a “onda” dos remakes vem ganhando cada vez mais força na indústria de jogos eletrônicos e até hoje há desenvolvedoras trabalhando em versões refeitas de alguns jogos clássicos. Aliás, certos projetos desse tipo até conseguiram fazer mais sucesso do que os títulos originais.
E como ainda há muitos games que parecem ter ficado presos no passado, os players estão sempre sonhando com a chance de curtir versões refeitas dos seus jogos favoritos. De fato, esse é um assunto que geralmente rende discussões muito interessantes.
Sabendo disso, resolvi criar este post para apresentar alguns remakes que estão no topo das listas de desejos dos players. Obviamente, incluí alguns dos meus próprios sonhos na seleção, mas tenho certeza de que você não vai querer deixar de ler até o fim… vamos começar?
Dino Crisis (1999)
Para abrir esta lista com os remakes que os players ainda sonham em jogar, resolvi citar o icônico Dino Crisis. Esse é um dos melhores jogos de PS1 e, como a Capcom tem apostado com força nos jogos refeitos, os players continuam sonhando com a chance de revisitar o game.
Sendo um dos grandes representantes do gênero survival horror, Dino Crisis conta com momentos cheios de tensão e o contexto envolvendo dinossauros é um atrativo adicional muito interessante. Com toda a certeza, uma aventura refeita iria ser muito bem recebida pelos fãs do clássico.
Vigilante 8 (1998)
Velho conhecido dos fãs de jogos de combate veicular, Vigilante 8 é um game que conseguiu marcar as memórias de muita gente. Contudo, com o passar do tempo, seus criadores acabaram deixando a IP de lado, o que fez muitos players começarem a sonhar com um remake.
Cabe ressaltar também que já faz um tempo que a gente não tem acesso a um grande jogo de combate veicular, ou seja, um game desse gênero, com todo o requinte e o poderio da nova geração de consoles, conseguiria impressionar. Nesse caso, Vigilante 8 seria a franquia perfeita para fazer isso.
Vagrant Story (2000)
Como Vagrant Story “nasceu e morreu na era do PS1” já faz um bom tempo que os fãs de jogos de RPG vem aguardando por novidades, seja na forma de um remake, um remaster ou um novo jogo. E sim, como esse é um dos meus games favoritos, eu costumo sonhar com uma aventura refeita.
Na verdade, acho que esse título se encaixaria perfeitamente com o padrão dos jogos soulslike, dada a sua pegada sombria. De qualquer forma, o fato é que esse título conta uma história incrível e ainda tem cenários cheios de mistérios e elementos únicos. Em suma, essa lenda merece ser relembrada pela Square Enix.
Breath of Fire 3 (1997)
Voltando a falar de jogos da Capcom, temos aqui uma aventura que marcou época. Breath of Fire 3 é constantemente lembrado por quem teve um PS1 e sua história ainda é uma das mais cativantes da franquia. Logo, não é preciso pensar muito para saber por que os fãs sonham com um remake do título.
Outro detalhe interessante diz respeito ao fato de que a franquia já está na “geladeira” há muitos anos. Isto é, se a Capcom quisesse reviver a série, uma versão refeita desse grande game seria uma boa ideia. Sem dúvidas, a galera gamer iria celebrar bastante!
Okami (2006)
Apesar de as listas de desejos de remakes focarem mais em jogos das décadas de 1980 e 1990, não podemos negar que Okami é uma aventura que merece ser revisitada. O título é considerado como um dos melhores do PS2 e seus recursos inovadores poderiam ser expandidos ao máximo, com o apoio das tecnologias mais modernas.
E como o game tem um estilo visual único, uma versão refeita acabaria deixando a jornada ainda mais impressionante. Como bônus, poderíamos ter algumas mecânicas novas e novos cenários. Enfim, esse é um clássico cult que daria vida a um remake incrível.
Black (2006)
Black é outro jogo que brilhou no PS2, mas acabou sendo deixado de lado pelos devs. E o curioso é que estamos falando de um título que até hoje é lembrado com carinho pelos fãs e até teria “poder de fogo” para disputar com os jogos da franquia Call of Duty.
Vale lembrar que Black apresenta um nível de qualidade tão elevado que até chegou a ser comparado com games da geração posterior. Além do mais, sua trama é muito bem construída e tudo indica que uma aventura completamente refeita iria ser um grande sucesso de vendas.
Syphon Filter (1999)
Durante a “era do PS1” Gabriel Logan se tornou um personagem tão importante, que ninguém acreditaria que a franquia Syphon Filter seria colocada “na geladeira” alguns anos depois. Por isso, muitos fãs sonham com a chance de revisitar a série (e um remake do primeiro título seria uma ótima ideia).
Apresentando elementos típicos de jogos de tiro, mas com uma boa dose de elementos de furtividade, Syphon Filter apresenta ideias que serviriam muito bem para embalar belas horas de jogatina na nova geração de consoles. Portanto, o game é perfeito para ilustrar a ideia básica desta lista.
The Legend of Dragoon (1999)
Curiosamente, The Legend of Dragoon só foi conquistando fãs com o passar do tempo. Na época em que foi lançado, o game ficou na sombra dos RPGs da Square, mas depois acabou ganhando um status cult e passou a figurar nas listas dos remakes mais sonhados pelos players.
Esse título apresenta um mundo medieval fantasioso e sistemas que poderiam ser expandidos de uma forma muito interessante em um remake. Para completar, as transformações em “Dragoon” iriam ficar impressionantes com o apoio das inovações tecnológicas mais modernas.
Terranigma (1995)
No ponto médio da seleção, resolvi incluir um dos meus desejos pessoais. Sim, Terranigma é um jogo que eu adoro, mas que muita gente sequer conhece, pois o projeto foi marcado por diversos problemas e demorou muito para chegar ao ocidente. Ainda assim, sua história é imperdível.
Ademais, se levarmos em consideração o sucesso feito por The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, não é preciso pensar muito para saber que um remake de Terranigma, seguindo pela linha de raciocínio do título da Nintendo, acabaria fazendo enorme sucesso.
Legacy of Kain: Soul Reaver (1999)
Na minha visão, Legacy of Kain: Soul Reaver é um jogo que se encaixaria muito bem com os padrões dos jogos soulslike. E como a franquia já está “na geladeira” há muito tempo, acho que os devs poderiam considerar um projeto seguindo por essa linha (e tenho certeza que muitos fãs iriam gostar da ideia).
Afinal, o jogo apresenta um mundo sombrio o bastante para ser um “souls” e suas mecânicas essenciais poderiam ser adaptadas a esse padrão facilmente. Lembrando que o último jogo da série deixou a história em um grande cliffhanger, mas os devs poderiam usar o remake para dar um “reboot” na trama.
Final Fight (1989)
Como o gênero Beat ‘em Up parece estar voltando a ganhar força, o sonho de ver a Capcom anunciando um remake para o lendário Final Fight não parece tão absurdo. Ainda mais se considerarmos que o título nem precisaria ter gráficos de última geração para atrair a atenção dos fãs.
Para quem não se lembra, Final Fight foi idealizado como uma sequência para o primeiro jogo da série Street Fighter, mas as coisas acabaram tomando um rumo inesperado e o jogo deu vida a uma franquia que até hoje é lembrada com muito carinho pelos veteranos do mundo gamer.
Parasite Eve (1998)
A franquia Parasite Eve ganhou dois títulos durante a “era do PS1” e uma terceira aventura chamada 3rd Birthday chegou a ser lançada para o PSP. Mesmo assim, é o primeiro jogo da história protagonizada pela personagem Aya Brea que ainda é considerado pelos players como um grande clássico cult.
Por conta disso e considerando que alguns dos maiores survival horrors de todos os tempos estão recebendo remakes, sonhar com o retorno do jogo é mais do que justo. Detalhe: o título também conta com elementos típicos de jogos de RPG, o que poderia ser explorado de diversas formas pelos devs.
Guitar Hero (2005)
Lançado para o PS2, Guitar Hero foi o game que trouxe os jogos de ritmo para o centro das atenções por um tempo. Quem se lembra da época em que o título e suas sequências foram lançados sabe muito bem que a galera gamer ficou extremamente empolgada e apaixonada por seus “controles/guitarras”.
O jogo tem um tracklist incrível e um remake poderia resgatar a emoção de “dominar” essas canções de uma forma nova, com direito a mais recursos visuais e novas mecânicas. Pensando bem, um jogo refeito poderia até ditar uma “nova fase” na história da franquia.
Persona 2: Innocent Sin e Eternal Punishment (1999 e 2000)
Quem é fã de JRPGs sabe muito bem que o ápice da franquia Persona na “era do PS1” foi o lendário Persona 2, que acabou sendo dividido em dois títulos distintos (o Innocent Sin só chegou ao ocidente muitos anos depois, por meio do PSP) e deu uma personalidade mais marcante à série.
Pensando em um remake, tudo indica que a Atlus faria muito bem se adicionasse as mecânicas do bem-sucedido Persona 5 às ideias do clássico game do PS1. E sim, uma coletânea com versões refeitas dos dois Persona 2 seria muito bem-vinda. Será que rola?
Driver (1999)
Por ter uma pegada cinematográfica e um enredo que poderia ser expandido de uma forma muito mais envolvente, Driver é outro game que merecia ser considerado pelos produtores de remakes (e tenho certeza que muitos fãs iriam adorar se o jogo fosse refeito).
Apesar de focar em um gameplay mais puxado para o lado dos jogos de corrida, Driver conta com ideias e missões bem envolventes. Assim, com o poderio da nova geração de consoles, a gente teria a chance de revisitar a história, com direito a uma boa série de inovações.
Xenogears (1998)
Mesmo sendo um dos games mais brilhantes de todos os tempos, Xenogears sofreu com problemas e sua parte final acabou perdendo um pouco de qualidade. Devido a isso (e levando em consideração o fato de que o jogo foi lançado há mais de duas décadas), um remake é um grande sonho dos fãs.
Pensando bem, a aventura tem um enredo tão complexo, que a gente poderia ter até uma trilogia de remakes. Com isso, a bela história poderia ser explorada de forma perfeita e os devs teriam “espaço” para incluir cenas de proporções épicas e outros elementos interessantes.
Tales of the Abyss (2005)
Como eu sou um “fã de carteirinha” da franquia Tales of, da Bandai Namco, resolvi fechar esta lista citando o meu amado Tales of the Abyss. Tenho certeza de que os fãs também consideram esse como um dos melhores games da série japonesa e, por consequência, ficariam muito animados com um remake.
Tales of the Abyss tem um dos melhores elencos da franquia e sua história é realmente arrebatadora. Então, um remake com gráficos no estilo Honkai: Star Rail, mapas mais bem elaborados e novidades para o sistema de combates teria tudo para se tornar um grande sucesso.
E não deixe de citar outros remakes muito desejados!
Como pôde perceber, quando o assunto é remakes, não é nada difícil revirar os nossos “baús de memórias” e resgatar aventuras que merecem ser refeitas. E como eu incluí alguns dos meus sonhos particulares nesta seleção, vou dar a você a chance de fazer o mesmo.
Para tanto, basta você compartilhar o post e apresentar os remakes que você mais gostaria de jogar. Ao fazer isso, você vai estar apresentando a seleção para mais jogadores e a gente ainda vai ficar com mais ideias interessantes. Vai que os devs resolvem seguir as nossas sugestões. Bem, conto com o seu apoio. Até a próxima…