Table of Contents
De modo geral, um RPG de ação (ou Action RPG) entrega justamente aquilo que a “tag” sugere. Isto é, os jogos do subgênero apresentam tudo aquilo que os RPGs têm de melhor, mas fazem isso com o apoio de combates mais movimentados e outros elementos que costumam marcar os jogos de ação.
E o mais legal é que essa tag é bem abrangente e pode até ser adicionada a jogos de outros gêneros, como é o caso dos soulslikes, dos metroidvanias, roguelikes e por aí vai. Na verdade, basta um game ter uma pegada “role-playing” e um pouco mais de ação para ele já merecer um lugar nesse grupo.
De qualquer forma, o fato é que um bom RPG de ação pode fazer a alegria de vários tipos de players. Não à toa, o subgênero está sempre em alta em lojas como a Steam. Sabendo disso, separei aqui 15 games desse tipo que você não pode deixar de conferir… vamos dar uma olhada?
01
of 17
Como escolher um bom RPG de ação?
Antes de apresentar os games focados na tag RPG de ação, acho válido deixar aqui algumas dicas para ajudar nas suas buscas por jogos desse tipo. Nesse caso, é sempre bom destacar que os games mais populares desse subgênero costumam apresentar:
- Combates bem movimentados (muitos contam com mecânicas soulslike e roguelike para deixar as coisas mais atrativas);
- Belos mapas (podendo ser cenários bem grandes ou mundos abertos);
- Boas histórias (para manter o player com vontade de “seguir em frente”;
- Belos personagens (pois são eles que realmente fazem as tramas ficarem interessantes).
Vale lembrar também que os Action RPGs podem apostar em diversos tipos de perspectivas, ou seja, você pode encontrar jogos em primeira pessoa, terceira pessoa, isométricos, top-down e por aí vai… Bem, acho que essas dicas já vão lhe ajudar a identificar grandes games do subgênero. Então, agora podemos avançar para as minhas sugestões…
02
of 17
Genshin Impact (2020)
Para dar início a esta seleção focada em grandes games que ostentam a tag RPG de ação, temos um dos maiores fenômenos da história recente do mundo dos games, ou seja, o incrível Genshin Impact. Esse jogo já merece muita atenção, por oferecer uma experiência “premium” de forma gratuita.
Isso mesmo! Quem quiser curtir essa aventura não precisa pagar nada e pode consumir todos os pacotes de conteúdo sem restrições, sendo as limitações (para quem não deseja investir) mais relacionadas com personagens e certos itens. Sem dúvidas, essa é uma opção que merece um “test-drive”.
03
of 17
Diablo IV (2023)
A franquia Diablo tem características tão peculiares, que muita gente prefere fazer uso da tag Diablolike para descrever os jogos que seguem “a fórmula” criada pela Blizzard. Porém, a verdade é que os games da série são belos Action RPGs e o excelente Diablo IV é perfeito para ilustrar isso.
O jogo oferece conflitos bem movimentados e seus elementos típicos dos jogos de RPG dão aos players o total controle sobre as builds e a progressão dos personagens. Como bônus, temos uma história bem interessante, que continua recebendo novos capítulos até hoje. Vale a pena conferir.
04
of 17
Asterigos: Curse of the Stars (2022)
Falemos agora do excelente Asterigos: Curse of the Stars, que é um daqueles games que mereciam ser muito mais conhecidos do que realmente são. Pois é! Essa aventura nos apresenta a um mundo inspirado nas mitologias grega e romana e se destaca por apresentar combates bem intensos.
O game também merece elogios por garantir o acesso a várias armas e, por consequência, vários estilos de jogo. Para arrematar, temos construções gráficas muito bonitas e alguns desafios que são bons o bastante para nos manter entretidos por um bom tempo.
05
of 17
Trials of Mana (2020)
Versão remake de um grande clássico do Super Nintendo (que nunca chegou a ser lançado fora do Japão), Trials of Mana é um RPG de ação que respeita a essência da lendária franquia Mana e entrega histórias protagonizadas por personagens muito carismáticos.
Vale ressaltar que o game conta com seis protagonistas e três narrativas distintas. Assim, a gente acaba ficando com vontade de reiniciar a aventura mais duas vezes, só para conferir os detalhes das jornadas de certos personagens. Enfim, essa é uma opção que merece um olhar mais atento.
06
of 17
The Outer Worlds (2019)
Como eu já destaquei, a tag Action RPG pode ser atribuída a qualquer título que tenha elementos típicos dos jogos de RPG e boas doses de ação. Isso quer dizer que podemos ter até alguns shooters nesse grupo de games. Nesse sentido, um belo exemplo é o incrível The Outer Worlds.
Esse jogo foi criado por uma desenvolvedora especializada em experiências “role-playing” e se destaca por garantir uma viagem espacial memorável, com direito a uma bela história, tiroteios intensos, um sistema de escolhas (que realmente afeta a trama) e muito mais. Não deixe de experimentar.
07
of 17
The First Descendant (2024)
Sendo o jogo mais recente desta seleção, The First Descendant acaba chamando a atenção por apresentar construções gráficas impressionantes. Contudo, a verdade é que o game vai além das aparências e entrega uma experiência de altíssimo nível. Melhor ainda, essa é uma opção gratuita.
Sim! Esse título pode ser aproveitado sem custos iniciais e conta com atrativos capazes de prender a atenção de vários tipos de players. Cabe ressaltar que o jogo ainda pode ser classificado com a tag looter shooter, o que já resume muito bem o tipo de experiência que você encontrará se decidir apostar nele.
08
of 17
Warframe (2013)
E como eu falei do The First Descendant, achei válido citar o clássico Warframe. Afinal, esse game já está na ativa há muitos anos e continua registrando números impressionantes (observação: tudo indica que The First Descendant e Warframe vão brigar pela atenção dos players nos próximos anos).
De qualquer forma, o fato é que Warframe é mais um game grátis e também conta com atrativos capazes de garantir a diversão de muita gente. Aliás, o jogo realmente dá uma enorme ênfase à ação e seus conflitos elevam o nível da adrenalina de uma forma impressionante. Muito bom!
09
of 17
Sand Land (2024)
No ponto central desta seleção com grandes games que ostentam a tag RPG de ação, temos o divertido Sand Land. Esse jogo toma como base um mangá criado pelo finado Akira Toriyama (criador de Dragon Ball) e conta uma história muito interessante, que se passa em um mundo tomado pela areia.
Dentre seus destaques, o game apresenta um estilo anime com um traço muito característico, batalhas movimentadas, vários tipos de veículos e muitas opções de personalização. Em suma, podemos dizer que essa é uma opção obrigatória para quem é fãs das famosas animações japonesas.
10
of 17
Scarlet Nexus (2021)
Falando em animações japonesas, temos aqui o ótimo Scarlet Nexus, que acabou dando vida a um anime excelente. Esse jogo representa os Action RPGs com propriedade e apresenta batalhas espetaculares, nas quais os personagens podem fazer uso de poderes psíquicos incríveis.
O game conta com dois protagonistas e belos coadjuvantes, o que acaba nos fazendo ficar mais envolvidos com a história. Detalhe: a trama é muito bem construída e tem algumas reviravoltas que nos pegam de surpresa. Portanto, essa é uma aventura que merecia ser mais conhecida do que realmente é.
11
of 17
Dragon’s Dogma 2 (2024)
Mesmo tendo dividido opiniões, Dragon’s Dogma 2 registrou números impressionantes, em termos de unidades vendidas, e despontou como mais um grande sucesso no currículo da eterna Capcom. Logicamente, o fato de o jogo ser o sucessor de um grande clássico o ajudou a “começar com o pé direito”.
De qualquer forma, cabe ressaltar que essa aventura é marcada por conflitos de proporções épicas e elementos que garantem uma experiência “role-playing” digna de nota. E só para constar, os devs seguem trabalhando para aprimorar o game e os updates vem sendo liberados com uma boa frequência.
12
of 17
Path of Exile (2013)
Voltando a falar sobre jogos no “estilo Diablo”, temos aqui o excelente Path of Exile. Esse game já está na ativa há muitos anos e, mesmo prestes a receber uma sequência, continua registrando números impressionantes, sem contar que as expansões liberadas de tempos em tempos sempre conseguem movimentar as coisas.
Em síntese, o título oferece tudo aquilo que os diablolikes têm para entregar, mas a forma como a premissa é executada acaba garantindo um “ar diferenciado” à experiência. Além disso, as árvores de habilidades são tão complexas que os players perdem horas e mais horas criando seus personagens únicos. Ótima opção!
13
of 17
No Rest For The Wicked (2024)
Mesmo ainda estando no regime Early Access, No Rest For The Wicked já conseguiu atrair a atenção de milhões de players. E não foi sem motivos. O jogo apresenta um estilo visual único e combina o melhor dos diablolikes com o melhor dos jogos soulslike.
Como estamos falando de um jogo que ainda está em pleno desenvolvimento, a história ainda não está completa, mas o que temos à disposição no momento já serviu para a gente entender que uma conspiração épica está em construção. Logo, essa é uma promessa que merece ser acompanhada com uma atenção especial.
14
of 17
Granblue Fantasy: Relink (2024)
Granblue Fantasy: Relink tem uma história curiosa. O game foi anunciado em 2016, mas só foi lançado em 2024. Felizmente, apesar de todos os problemas que marcaram os processos de desenvolvimento, o jogo apresentou um nível de qualidade muito elevado.
Além de apostar em um estilo anime belíssimo, Granblue Fantasy: Relink conta com vários personagens carismáticos e ainda oferece opções que garantem uma jogatina multiplayer muito envolvente. No fim das contas, essa acaba sendo uma opção praticamente obrigatória para os fãs de jogos japoneses.
15
of 17
ASTLIBRA Revision (2022)
Agora, se você estava sentindo falta de jogos 2D nesta seleção, ASTLIBRA Revision é uma alternativa que você precisa conferir. O jogo é muito bem avaliado pelos players e chama a atenção por apresentar batalhas movimentadas e cheias de efeitos espetaculares.
Melhor ainda, esse game apresenta um nível de profundidade surpreendente e chefões capazes de deixar qualquer jogador frustrado. E mais, os cenários são muito bem construídos e a narrativa tem momentos impressionantes. Certamente, essa é uma pérola que merecia ser bem mais popular.
16
of 17
Elden Ring (2022)
Colocando um ponto final nesta lista com representantes do subgênero RPG de ação, temos o GOTY dos GOTYs, ou seja, o lendário Elden Ring. Como um bom soulslike, o jogo apresenta um nível de dificuldade bem elevado, mas é quase impossível não “cair no vício”.
As Terras Intermédias (mundo no qual a aventura se passa) são impressionantes e nos fazem querer explorar cada canto. E para deixar tudo ainda mais interessante, temos uma expansão que foi liberada não faz muito tempo e adicionou mais um capítulo à bela história. Lenda!
17
of 17
RPG de ação: ainda há muitas aventuras incríveis por aí!
Como pôde perceber, a tag RPG de ação é bem abrangente e acaba sendo aplicada a jogos que normalmente representam outros gêneros e subgêneros. Ainda assim, a fórmula básica desses jogos é bem fácil de ser entendida e não faltam games de qualidade para nos ajudar com esse entendimento.
E é isso! Agora você ficou sabendo um pouco mais sobre o funcionamento da tag Action RPG e já pode fazer uso dos exemplos desta lista para começar a explorar outras aventuras desse tipo. Por fim, peço que você não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nas minhas sugestões. Conto com o seu apoio. Até a próxima…