Sábado, 07 de Dezembro de 2019
Notícias sobre Games e e-Sports


Shenmue III: saiba como alguns players eternizaram mensagens provocadoras no game

Há alguns dias, uma informação muito curiosa pontuou que algumas mensagens provocadoras de players brasileiros foram incluídas no game Shenmue…

Por Yohan , em Outros Games , data: 27 de novembro de 2019 Tags:,


Há alguns dias, uma informação muito curiosa pontuou que algumas mensagens provocadoras de players brasileiros foram incluídas no game Shenmue III. Menções a times de futebol e piadas relacionadas aos rivais foram o grande destaque das mensagens. Daí uma pergunta surgiu: “mas como foi que os players conseguiram veicular seus textos?”.

Bem, para lhe explicar como as “brincadeiras” foram possíveis, resolvi criar este post. Obviamente, aproveitarei o ensejo para falar um pouco sobre Shenmue III. Sendo assim, não deixe de conferir.

Shenmue III: o resumo

Lançado no dia 19 de novembro, para PS4 e PC, Shenmue III surgiu para dar continuidade à história que havia sido pausada em 2001, quando Shenmue II foi lançado.

Por se tratar de uma franquia lendária, que nasceu no extinto SEGA Dreamcast, o projeto foi envolto em muitas expectativas. Aliás, não podemos deixar de citar que Shenmue III só ficou pronto por ter recebido o apoio dos players.

Isso mesmo! O game foi produzido com o apoio de uma campanha de financiamento coletivo, que se tornou, sem demoras, umas das campanhas mais bem-sucedidas de toda a história da plataforma Kickstarter. E foi por conta dessa campanha que as mensagens provocadoras acabaram sendo possíveis.

Veja bem: caso você não tenha visitado a página da campanha, é bom saber que um dos planos de contribuição dava aos players a oportunidade de eternizar mensagens particulares em um livro de notas que seria apresentado no jogo.

Bem, as mensagens foram registradas e foram incluídas no jogo. E não demorou até que os brasileiros, conhecidos por não deixar uma piada passar, mostrassem seu senso de humor, em provocações bem curiosas.

As curiosas mensagens

A mensagem que acabou chamando a atenção da mídia foi assinada por Bruno V. M Patrzek. Como irá notar, o texto tem uma “informação secreta” que denota uma provocação clara à Sociedade Esportiva Palmeiras. Confira:

“O tempo passou, muitas PALMEIRAS crescendo desde Shenmue 2. Muitos falaram NÃO. TEM muito mais gente que disse sim. Isso é um feito MUNDIAL”.

Quando observamos as palavras que o player deixou em letras maiúsculas, é possível formar a frase: “Palmeiras não tem mundial”. Quem gosta de futebol sabe que essa é uma provocação típica que os rivais direcionam ao clube paulista.

E o futebol voltou a ser pauta em outra mensagem. Dessa vez, o autor se apresentou como Lucas Fornazieri. Veja o que ele escreveu:

“Depois de mais de uma década de insistência, aqui estamos! Obrigado aos fãs de todo o mundo, especialmente aos brasileiros! Vai Corinthians!”.

Mais uma vez, os brasileiros chamaram a atenção por sua irreverência… mas o que eu posso dizer de Shenmue III é…

Minhas impressões sobre Shenmue III

Agora que o segredo das mensagens provocadoras foi explicado, posso dar as minhas impressões sobre Shenmue III. Nesse caso, ressalto que não me aprofundei nas análises, por falta de tempo, mas já tenho algumas opiniões bem definidas sobre o título.

Para começar, mesmo com as melhorias gráficas, o game apresenta uma atmosfera que remete aos seus antecessores de uma forma incrível. Essa sensação nostálgica acaba dando a impressão de que essa sequência não demorou quase vinte anos para ser lançada.

Seguindo essa ideia, muitos dirão que o game pode não ter evoluído ou que ficou abaixo da qualidade dos títulos atuais. Em minha visão, essa experiência “retrô”, com total respeito à história dos dois games anteriores, foi uma decisão muito inteligente.

Em relação ao gameplay, Shenmue III também não mudou muito. Ainda temos as opções que ajudaram a franquia a marcar seu nome na história, com algumas adições interessantes, especialmente em relação à dinâmica dos combates.

A história, que sempre foi um dos pontos altos da franquia, me pareceu bastante interessante, até o ponto em que acompanhei. Mais uma vez, o game manteve a forma de apresentação da trama de um jeito bem fiel àquilo que os jogos anteriores apresentaram.

Resumindo, Shenmue III é um game destinado aos fãs. Quem tem boas memórias em relação à franquia, certamente irá adorar o título. Para os mais exigentes, é possível que as missões maçantes e a falta de um sistema de desenvolvimento de personagem mais interessante sejam pontos bem negativos.

Shenmue III: ainda não é o capítulo final!

Chegamos ao fim deste post, mas não ao fim da história de Shenmue. Isto é, a obra de Yu Suzuki, conforme ele mesmo já afirmou, ainda tem mais capítulos a serem exibidos. Vamos torcer apenas para que o próximo game não demore mais vinte anos (quase isso) para chegar às mãos dos players.

Aos players que eternizaram suas mensagens em Shenmue III, ficam aqui as minhas congratulações (sem ofensas ao Palmeiras) pela presença de espírito. Até mais.

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email