Uma questão que vem sendo muito discutida, em relação aos consoles da próxima geração, é a retrocompatibilidade. Por meio desse sistema, jogos de gerações anteriores podem ser aproveitados em consoles mais novos, de forma otimizada. Logo, trata-se de uma funcionalidade bem atrativa.
Nesta geração, a retrocompatibilidade foi um dos grandes destaques da Microsoft. Por isso, os fãs da Sony passaram a aguardar por novidades da empresa japonesa nesse sentido. Bem, após muitos rumores e especulações parece que agora saberemos como o PS5 irá funcionar em relação a esse aspecto… vamos conferir?
A retrocompatibilidade do PS5
Como você já deve saber, a Sony tem feito “jogo duro”, no que tange à liberação de informações acerca do PS5. E isso, claro, tem gerado certa frustração e incentivado uma grande leva de especulações.
Felizmente, graças a uma publicação oficial da Sony, agora não restam mais dúvidas sobre a questão da retrocompatibilidade. Isto é, o PS5 conseguirá rodar os jogos do PS4, por meio dos discos ou dos formatos digitais. Aliás, os players poderão transferir jogos do PS4 para o PS5 por meio de uma conexão WiFi.
No que diz respeito aos acessórios, as informações pontuam que a compatibilidade dependerá do jogo, ou seja, se o título de PS4 oferecer suporte, o controle do PS5 poderá ser utilizado, por exemplo.
Outro ponto importante diz respeito às otimizações dos jogos. Nesse caso, a Sony confirmou que alguns games terão um “boost” de desempenho e melhorias gráficas. No entanto, a gigante japonesa não apresentou nenhuma lista para esclarecer quais serão esses games.
Para arrematar, a publicação deixou claro que mais de 4000 jogos do PS4 poderão ser aproveitados no PS5. Na verdade, apenas dez títulos do console não serão retrocompatíveis no PS5. Eis a lista:
- DWVR
- Afro Samurai 2 Revenge of Kuma Volume One
- TT Isle of Man – Ride on the Edge 2
- Just Deal With It!
- Shadow Complex Remastered
- Robinson: The Journey
- We Sing
- Hitman Go: Definitive Edition
- Shadwen
- Joe’s Diner
E o duelo PS5 vs Xbox Series X | S fica mais acirrado
Conforme eu destaquei no início deste texto, um dos poucos destaques da Microsoft nesta geração de consoles foi a questão da retrocompatibilidade. O Xbox One garantiu a alegria de muita gente, ao garantir experiências otimizadas para os títulos do Xbox 360. E isso forçou a Sony a se movimentar.
Em suma, a próxima geração terá o PS5 retrocompatível com mais de 4000 mil jogos do PS4 e o Xbox Series X | S retrocompatível com mais de 1000 jogos do Xbox One, do Xbox 360 e do primeiro Xbox. Obviamente, a quantidade de títulos é uma vantagem da Sony e a variedade de plataformas é uma vantagem da Microsoft.
Assim, podemos dizer que, no quesito retrocompatibilidade, o duelo PS5 vs Xbox Series X | S fica bem acirrado. E sim, isso só aumenta as dúvidas em relação a qual console comprar na próxima geração. Eu já tomei a minha decisão… e você? Até a próxima…