A final da quarta etapa da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF 4), que acontece neste sábado (20/03), reúne as doze melhores equipes da fase classificatória para uma disputa em nove quedas que decidirá a grande campeã.
A equipe vencedora garantirá uma vaga para a disputa do mundial que será realizado em abril, o Free Fire World Series.
A responsabilidade dos players é grande e, invariavelmente, a pressão também. Manter a tranquilidade e o equilíbrio são fundamentais para que o desempenho seja satisfatório. Por isso, a SS e-Sports Popibank conta com a ajuda de psicólogos que ajudam a manter os jogadores mais tranquilos.
“Durante a semana eu faço um relatório para eles e marcamos um dia para que possam acompanhar os treinamentos remotamente. Assim, se percebem alguma irregularidade na equipe, conseguem trabalhar nisso para que os jogadores estejam alinhados no grande dia”, explica o treinador Victor ‘Metal’.
Nesta fase final, cada equipe chega com uma bonificação que vai de 0 a 12 pontos, de acordo com a posição alcançada na fase de classificação. Campeão da última temporada pela SS e-Sports Popibank, Metal deu uma pausa nos treinos e contou um pouco sobre a preparação da equipe para a decisão.
“É um dia especial, nos preparamos a temporada inteira pra chegar aqui. Agora, o importante é termos concentração e regularidade”, afirmou.
Classificação final da LBFF 4 exige treinos mais intensos
Com a classificação para a final, a semana exige treinamentos ainda mais intensos dos jogadores.
“Durante a classificatória nós treinávamos em dois horários do dia, o que somava menos de 6 horas. Essa semana estamos realizando treinos que variam de 20 a 25 salas todos os dias, buscando a melhor qualidade possível em todas elas. É um treinamento bem mais desgastante, pois chegamos a mais de 8 horas por dia”, explicou Metal.
O treinador da SS pontua que, além dos treinamentos, é muito importante avaliar todo o aprendizado conquistado durante a temporada.
“Nós revemos todos os nossos erros, pois como a final é apenas em um dia, o campeão será a equipe mais regular. Por isso é importante saber dos nossos erros para não repeti-los e das dificuldades que temos, para chegarmos preparados”, avalia.
Para levar a taça ao final, o melhor coach da última temporada, diz que é necessário estar com “os pés no chão e a cabeça concentrada”.
“O que mais trabalho com os players neste momento é o emocional. A cada partida que disputarmos temos que ‘resetar’ o resultado e manter o foco para a próxima, como se fosse a primeira e os placares ainda estivessem ‘zerados’”, pontua.
A final da LBFF 4 acontece neste sábado (20/03), a partir das 13 horas. A transmissão será realizada pelos canais oficiais da Garena Brasil no YouTube, pelo aplicativo de lives BOOYAH! e pelo canal Loading, na TV aberta.