A Ubisoft emitiu uma declaração pública pedindo desculpas ao público japonês após as polêmicas geradas com o jogo Assassin’s Creed Shadows.
O novo título da popular franquia transporta os jogadores ao Japão Feudal, um cenário repleto de detalhes históricos e culturais. No entanto, a tentativa da desenvolvedora de retratar este período gerou críticas e preocupações sobre a autenticidade e sensibilidade cultural da representação.
Desde o início do desenvolvimento de Assassin’s Creed Shadows, a Ubisoft enfatizou que a intenção do jogo não era entregar uma recriação factual da história, mas sim inspirar a curiosidade dos jogadores. Para garantir uma experiência imersiva e respeitosa, a equipe de desenvolvimento trabalhou em estreita colaboração com consultores externos, historiadores, pesquisadores e a Ubisoft Japão.
Controvérsias da comunidade
Apesar desses esforços, alguns materiais promocionais revelados até agora geraram preocupação. A comunidade japonesa expressou seu desconforto com certas representações, levando a Ubisoft a emitir um pedido de desculpas público. A empresa afirmou que todas as imagens divulgadas estão em desenvolvimento e que o jogo continuará a evoluir até seu lançamento, previsto para 15 de novembro.
A Ubisoft também esclareceu que, embora consultem diversas pessoas durante o desenvolvimento, as decisões finais são tomadas pelas equipes criativas. Isso foi destacado para evitar que críticas sejam direcionadas aos colaboradores, especialmente aos externos que contribuíram para o projeto.
Confira abaixo a nota:
“Esforços de autenticidade geral: Empregamos um esforço significativo para garantir uma representação imersiva e respeitosa do Japão Feudal. No entanto, nossa intenção nunca foi apresentar nenhum de nossos jogos Assassin’s Creed, incluindo Assassin’s Creed Shadows, como representações factuais da história ou de personagens históricos. Em vez disso, nosso objetivo é despertar a curiosidade e encorajar os jogadores a explorar e aprender mais sobre os cenários históricos que nos inspiram.”
“Assassin’s Creed Shadows foi, antes de tudo, projetado para ser um jogo que conta uma ficção histórica envolvente ambientada no Japão Feudal. Nossa equipe colaborou extensivamente com consultores externos, historiadores, pesquisadores e equipes internas da Ubisoft Japão para orientar nossas escolhas criativas.”
“Apesar desses esforços contínuos, reconhecemos que alguns elementos em nossos materiais promocionais causaram preocupação dentro da comunidade japonesa. Por isso, pedimos sinceras desculpas. Todas as imagens do jogo apresentadas até agora estão em desenvolvimento e o jogo continuará evoluindo até o lançamento.”
“Com base nas críticas construtivas que recebemos, continuaremos nossos esforços até colocarmos este jogo em suas mãos – e além. Também queremos esclarecer que, embora tenhamos consultado muitas pessoas durante o processo de desenvolvimento, elas de forma alguma são responsáveis pelas decisões tomadas pelas equipes criativas no interesse da jogabilidade e do entretenimento. Consequentemente, pedimos respeitosamente que qualquer crítica não seja direcionada aos nossos colaboradores, tanto internos quanto externos.”
“Liberdades Criativas e Inspirações Históricas: Embora nos esforcemos pela autenticidade em tudo o que fazemos, os jogos Assassin’s Creed são obras de ficção inspiradas por eventos e figuras históricas reais. Desde o seu início, a série tem tomado licenças criativas e incorporado elementos de fantasia para criar experiências envolventes e imersivas. A representação de Yasuke em nosso jogo é uma ilustração disso. Sua vida única e misteriosa o tornou um candidato ideal para contar uma história de Assassin’s Creed com o cenário do Japão Feudal como pano de fundo.”
“Embora Yasuke seja retratado como um samurai em Assassin’s Creed Shadows, reconhecemos que isso é um assunto de debate e discussão. Incorporamos isso cuidadosamente em nossa narrativa e, com nosso outro personagem principal, o shinobi japonês Naoe, que é igualmente importante no jogo, nossos protagonistas duplos proporcionam aos jogadores diferentes estilos de jogabilidade.”
“Valorizamos muito seu feedback e encorajamos vocês a continuarem compartilhando seus pensamentos, respeitosamente. Embora entendamos que é muito difícil atender às expectativas de todos, esperamos sinceramente que, quando Assassin’s Creed Shadows for lançado em 15 de novembro, os jogadores no Japão e ao redor do mundo apreciem a dedicação, o esforço e a paixão que colocamos nele.”
Inspirações Históricas
A série Assassin’s Creed sempre incorporou elementos de fantasia e ficção em seus jogos, mesmo ao usar eventos e figuras históricas como pano de fundo. Em Assassin’s Creed Shadows, a vida de Yasuke, um samurai de origem africana no Japão Feudal, é reinterpretada para servir de base a uma narrativa única. Embora a vida de Yasuke continue sendo um tema de debate histórico, sua inclusão visa oferecer uma perspectiva inovadora e emocionante.
Outro personagem importante no jogo é Naoe, um shinobi japonês, que junto com Yasuke, permite aos jogadores experimentar diferentes estilos de jogabilidade. A Ubisoft espera que a dualidade entre esses dois personagens principais enriqueça a experiência do jogador, proporcionando uma dinâmica variada e envolvente.
Assassin’s Creed: Shadows será lançado em 15 de novembro para PC, PS5 e Xbox Series S|X.