Os jovens após saírem do Ensino Médio são aconselhados pelos seus pais a fazerem cursos na Universidade que sejam considerados “tradicionais”. Direito, Medicina, Odontologia e Engenharia são os conselhos que você irá mais ouvir.
Agora se você gosta de ficar um bom tempo do dia na Internet, saiba que você pode programar jogos online e lucrar com isso! Por isso que vale a pena pesquisar as vantagens e desvantagens de fazer uma faculdade nesse caso.
O que diz a indústria de games?
Assim como acontece em outras profissões que várias pessoas trabalham como autônomas no país, se você não fizer faculdade de curso digital, não significa que não irá encontrar trabalho.
Essa indústria engloba várias áreas diferentes e é comum que vejamos empresas de jogos com funcionários que são formados em outras áreas, como marketing e administração, mas que se encontraram nos games.
A experiência é o que mais conta. Não pense em chegar para uma empresa de games e mostrar o seu perfil e logo dizer: tenho curso superior. Isso é importante, porém não é o diferencial. A criação de um bom portfólio irá contar muito mais.
Algumas vantagens de investir em faculdade de jogos digitais
Mesmo que já tenhamos te informado que uma faculdade nessa área não será o maior diferencial, é importante uma formação acadêmica, até mesmo pensando em dar aulas e ter um ótimo salário como professor universitário.
Você terá que buscar sempre obter relação com profissionais da sua área, estabelecendo assim o seu networking. Alguns professores em sua faculdade não trabalham especificamente com jogos e sim com outros segmentos da carreira digital, mas eles sempre poderão te dar boas dicas.
E claro se você for ingressar em uma faculdade, escolha a que ofereça a melhor estrutura. Estude bastante e também tente por uma bolsa, onde todos os seus estudos serão pagos.
Parcerias a longo prazo e quem sabe abrir uma Startup no futuro
Não são poucas as Startups que foram criadas desde jovens que se conheceram na universidade, tinham ideias parecidas e a vontade de empreender, não obedecer às ordens e ganhar bastante dinheiro.
No mundo dos games isso também acontece com bastante frequência. Temos como exemplos a Pocket Trap, que surgiu de dois rapazes que se conheceram na Universidade e começaram a planejar o próprio negócio. No Brasil temos mais de 300 empresas voltadas para games e é seguro que outras surgirão após algum integrante passar pela Universidade.
Se você passar por uma faculdade em que estude um curso digital, como programação ou ciência da computação, já saiba que irá conhecer muitas pessoas de mente aberta e que poderão ter ideias parecidas com você. Quem sabe a sua vontade de crescer não se relacione com a de outros colegas.
Seja lá o que você for fazer, invista nos jogos por que realmente gosta disso. Não faça por obrigação de outros familiares e sim, sempre, por que tem vontade de trabalhar com isso.