Por mais que a Epic Games Store tenha evoluído muito ao longo de 2020, não podemos negar que a Steam ainda é a loja de jogos mais importante do mundo. Bem, por conta dessa condição de superioridade, os números registrados pela plataforma acabam funcionando como um relatório que apresenta o panorama geral da jogatina por parte dos players dos PCs.
Nesse caso, gostaria de chamar a sua atenção para um série de listas liberadas pela Valve nos últimos dias. Nos documentos, a empresa tratou de relacionar os jogos mais bem-sucedidos, em termos de vendas e popularidade, do ano de 2020… vamos dar uma olhada?
Os jogos mais vendidos da Steam
Como sempre costuma fazer, a Valve liberou a lista com os jogos mais vendidos da Steam. Neste ano de 2020, os números foram bem interessantes, por conta da pandemia, e pudemos verificar o nascimento de alguns fenômenos. Vale destacar que a lista considera as vendas totais de um título, ou seja, além do “jogo base”, os números também contam com as vendas de DLCs e transações “in-game”. Confira:
- Among Us
- Counter-Strike: Global Offensive
- Cyberpunk 2077
- Destiny 2
- Doom Eternal
- Dota 2
- Fall Guys: Ultimate Knockout
- Grand Theft Auto V
- Monster Hunter: World
- Playerunknown’s Battlegrounds
- Red Dead Redemption 2
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
Apesar de Among Us ter sido um dos fenômenos deste ano, encontrar o jogo em primeiro lugar não deixa de ser surpreendente. Afinal, estamos falando de um título cujo preço é bem menor do que o dos concorrentes. Em outras palavras, o game vendeu uma quantidade impensável de cópias.
Os melhores lançamentos da Steam
Juntamente com a lista do jogos mais vendidos, a Valve também liberou uma relação com os lançamentos mais bem-sucedidos. Nesse caso, são considerados apenas os jogos que estrearam na loja em 2020 e os resultados obtidos dentro de um período de duas semanas após a estreia. Acompanhe:
- Baldur’s Gate 3
- Borderlands 3
- Command & Conquer Remastered Collection
- Cyberpunk 2077
- Crusader Kings III
- Death Stranding
- Doom Eternal
- Dragon Ball Z: Kakarot
- Fall Guys: Ultimate Knockout
- Fifa 21
- Football Manager 2021
- Grounded
- Half-Life: Alyx
- Horizon Zero Dawn
- Mafia: Definitive Edition
- Marvel’s Avengers
- Microsoft Flight Simulator
- Mount & Blade II: Bannerlord
- Persona 4 Golden
- Resident Evil 3
- Sea Of Thieves
- Star Wars: Squadrons
- Temtem
- The Outer Worlds
- Wolcen: Lords of Mayhem
Como não poderia deixar de ser, a presença de Borderlands 3 (na segunda posição) é o grande destaque dessa seleção, pois o jogo foi lançado em 2019, como um exclusivo temporário da Epic Games Store e isso não o impediu de fazer enorme sucesso na Steam, mesmo estreando no ano seguinte.
Os Jogos VR mais vendidos da Steam
Assim como aconteceu na lista com os jogos mais vendidos, esta lista considerou os resultados totais obtidos pelos títulos (vendas + DLCs + transações “in-game). Logicamente, a diferença foi o foco exclusivo nos títulos que fazem uso de gadgets de realidade virtual. Dê uma olhada:
- Arizona Sunshine
- Beat Saber
- Blade & Sorcery
- Boneworks
- Half-Life: Alyx
- Hot Dogs, Horseshoes & Hand Grenades
- Pavlov VR
- Pistol Whip
- Superhot VR
- The Elder Scrolls V: Skyrim VR
- The Walking Dead: Saints & Sinners
- VR Kanojo
No caso dessa lista, o que chama a atenção é a presença de Half-Life: Alyx “apenas” na quinta posição. O título foi um dos grandes vencedores do ano, nas categorias relacionadas ao segmento VR, mas, em termos de vendas, foi batido por outras games.
Os jogos mais vendidos vindos do Early Access
O regime Early Access da Steam é o responsável por ajudar os desenvolvedores a levantarem fundos para os seus jogos, por meio da oferta de games que ainda não estão prontos. Essa modalidade é muito bem aproveitada pelos estúdios indie e, em 2020, alguns grandes sucessos saíram do regime. E sim, são esses sucessos que estão na lista que está logo abaixo:
- Conqueror’s Blade
- Deep Rock Galactic
- Golf With Your Friends
- DJMax Respect V
- Factorio
- Hades
- Noita
- Risk Of Rain 2
- Skater XL
- Squad
- Torchlight III
- Wolcen: Lords Of Mayhem
Na lista apresentada acima, também foram considerados os números totais dos títulos (vendas + DLCs + transações “in-game”). Por isso, temos um resumo bem interessante de como o “mundo indie” se comportou ao longo do ano.
Jogos Mais Jogados
Por fim, temos aqui uma lista que guarda relação com o número de players se dedicando às aventuras e não com os resultados, em termos de vendas. Pois é! Aqui temos uma seleção com os jogos que superaram a marca de 200 mil jogadores simultâneos e registraram números incríveis ao longo do ano:
- Among Us
- Counter-Strike: Global Offensive
- Cyberpunk 2077
- Destiny 2
- Dota 2
- Grand Theft Auto V
- Life Is Strange 2
- Monster Hunter: World
- Mount & Blade II: Bannerlord
- Playerunknown’s Battlegrounds
- Terraria
Among Us foi o grande vencedor e seu feito deve ser enaltecido, já que superar o lendário CS:GO não é algo fácil, ainda mais dentro do “terreno da Valve”. Ainda assim, a surpresa maior foi Life Is Strange 2, que é uma experiência single player e conseguiu alcançar a sétima colocação.
Um belo resumo do “ano gamer” nos PCs
Conforme pôde notar, as listas da Valve nos deram uma boa ideia de como funcionou o mundo dos jogos de PC em 2020. Among Us foi realmente o fenômeno do ano e outros games clássicos como CS:GO e Dota 2 mostraram que ainda estão operando a “todo vapor”
E o mais legal é que essas listas são todas baseadas em números, ou seja, não há resumo mais preciso da jogatina nos PCs do que esse. Enfim, o que nos resta agora é torcer para que 2021 seja tão rico em grandes games como 2020 foi. Até a próxima…