O site de Esports da Webedia Brasil, “Versus”, acaba de anunciar o documentário “Sim, nós jogamos”. Seu objetivo é mostrar o papel da mulher nos games e Esports.
A realização do documentário contou com a participação de uma das principais apresentadoras e editora-assistente do IGN Brasil, a Carol Costa.
A ideia do projeto é desafiar todas as culturas machistas direcionadas ao papel do público feminino no setor nacional. Na pesquisa Game Brasil 2019, as mulheres são maioria no público de jogadores casuais (58,8%), e quase a metade dos gamers hardcore (41,1%).
“Sempre existiram mulheres nos games”, explica Carol Costa. “Mas quanto mais exemplos de jornalistas, jogadoras, streamers e profissionais em um geral na área de games, maior o incentivo para que outras mulheres possam se posicionar neste cenário”, afirma a jornalista.
“Sim, nós jogamos”, com participações de mulheres de grande destaque na indústria de games
Carol Costa produz o documentário com mais 5 mulheres profissionais que ocupam posições de grande destaque na indústria nacional de games. Que são: Marina Leite (CEO da PRG Esports); Danielle “Cherna” Andrade (jogadora profissional de Rainbow Six); Melany Lo Lee (criadora de conteúdo e Streamer); Eliana Dib (produtora de Jogos) e Victoria Moreira (editora de vídeos).
O mês de março foi o escolhido para o lançamento do documentário “Sim, nós jogamos” ao qual celebramos o Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 8 do mês.
As mulheres entrevistadas no documentário citam vários pontos que tocam desde seu início de carreira nos games até sua evolução ao trabalho atual, como o machismo praticado pelos fãs e indústria.
“Ainda existe uma visão equivocada, principalmente de quem está fora do mercado, de que games são brinquedos, uma visão infantilizada. E cada vez mais vemos a importância de tratar o tema como realmente é: além de uma plataforma de entretenimento, um meio profissionalizado, que serve também ao aprendizado”, finaliza Costa.
Barbara Gutierrez, chefe de redação do IGN Brasil e Versus, endossa essa percepção: “Se observarmos o mercado de esports e games, a presença de mulheres em ligas competitivas e cargos altos em empresas do ramo é cada vez mais comum. Nós estamos nesta área para construir um ambiente plural, educando as pessoas de que nossa presença é natural e essencial. Essa é a realidade de igualdade que queremos buscar com essa produção”.
O documentário “Sim, Nós Jogamos” foi lançado no dia 12 de março, com transmissão veiculada pelos canais do Versus no YouTube, Facebook e Twitch.