Em 2018, durante a BlizzCon, a Blizzard anunciou uma versão remaster para o aclamado Warcraft 3. Por se tratar de um game que, de certo modo, deu origem a Dota e League of Legends, a empolgação dos fãs não pôde ser contida.
Contudo, no último dia 28 de janeiro, quando Warcraft 3: Reforged foi lançado, a decepção tomou o lugar das altas expectativas dos fãs. Isso mesmo! O game chegou cheio de problemas e muito aquém daquilo que a Blizzard havia prometido.
Daí, os fãs ficaram revoltados e foram até a web para exteriorizar suas frustrações. Segundo algumas pessoas, Warcraft 3: Reforged pode ter sujado o legado de uma das maiores lendas do gênero RTS. Vamos entender essa história?
O Warcraft 3 Original
Antes de falar sobre Warcraft 3: Reforged, sugiro que façamos uma pequena reflexão, a fim de reviver as memórias relacionadas ao título original. Nesse caso, temos Warcraft 3, que foi lançado em 2002.
O game foi o terceiro título de um franquia que, naquela época, era uma das mais populares da Blizzard. Com suas mecânicas diferenciadas, o game conseguiu redefinir o gênero RTS. Detalhe: foi esse game que introduziu (com eficiência) a ideia dos heróis que podiam evoluir.
Além disso, Warcraft 3 foi o jogo que inspirou dois dos jogos mais famosos da atualidade: Dota e LoL. Afinal, esses games surgiram a partir da criação de mapas modificados dentro do título da Blizzard.
O fato é que os grandes feitos de Warcraft 3 o elevaram ao patamar das lendas. Naturalmente, por se tratar de um título tão importante, o game acabaria sendo arrastado pela “onda dos Remakes e Remasters”…
O anúncio de Warcraft 3: Reforged…
Agora que já estamos com as memórias em dia, acerca do grande Warcraft 3, podemos começar a entender os motivos que levaram os fãs a bombardear a versão remaster do título.
Nesse caso, a história tem início lá em 2018, quando a Blizzard fez o primeiro anúncio do game. Durante a BlizCon do referido ano, a empresa americana elevou as expectativas com um trailer CGI impactante e muitas promessas.
Dentre essas promessas, estavam: novo conteúdo para o game; novas possibilidades de criação de mapas; melhorias gráficas; melhorias mecânicas; e outras mais.
Logicamente, a empolgação dos fãs foi até o nível máximo. Ter a oportunidade de reviver as aventuras incríveis de Warcraft 3, em uma versão totalmente repaginada, seria um sonho tornado realidade.
E o sonho veio… mas a realidade não foi tão bela quanto a Blizzard havia levado os fãs a crer…
Warcraft 3: Reforged: a realidade decepcionante…
Após quase dois anos esperando, os fãs finalmente puderam colocar suas mãos em Warcraft 3: Reforged. O título foi lançado no dia 28 de janeiro, mas trouxe consigo muitas frustrações.
Ao experimentar essa versão remaster, os players começaram a verificar uma série de problemas… animações mal feitas, problemas de crashes, problemas de desempenho, Inteligência Artificial de baixa qualidade, etc.
Diante de tantos problemas, claro, os fãs ficaram revoltados e muitos alegaram que a Blizzard não cumpriu aquilo que havia sido prometido. Aliás, alguns vídeos começaram a “pipocar” na web, apresentando comparações entre as promessas feitas na BlizzCon e aquilo que foi entregue. Confira o vídeo abaixo (feito pelo canal GyLaLa):
Os problemas apresentados pelo game também impulsionaram discussões calorosas em fóruns famosos, como o Reddit. Alguns players ridicularizaram o game e as notas baixas alcançadas no Metacritic. Outros players “mudaram” o nome do jogo para “Warcraft 3: Refunded”, em alusão a um “possível pedido de reembolso”.
E para completar o drama, informações dadas pela Revista Forbes pontuaram que Warcraft 3 possui um termo contratual que determina expressamente que todo o conteúdo criado no jogo pertence exclusivamente à Blizzard. Isso quer dizer que a empresa eliminou as chances de novos Dotas ou LoLs existirem.
Warcraft 3: Reforged não é a primeira “ilusão da Blizzard”…
Observando toda a situação com calma, podemos nos lembrar de que essa não é a primeira vez que a Blizzard frustra seus fãs. Na BlizzCon de 2018, a empresa criou uma expectativa acerca do anúncio de um Diablo 4, mas entregou um game mobile baseado na franquia.
No ano passado, representantes da empresa chegaram a declarar que a forma como a situação do anúncio de Diablo Immortal foi apresentado não foi bem feita. Os executivos assumiram o erro e prometeram evitar frustrar seus fãs novamente.
Porém, a promessa não foi cumprida. Na verdade, desde que a Blizzard uniu forças com a Activision, as polêmicas e os problemas com os fãs têm surgido de forma frequente e nada animadora.
Assim, infelizmente, o legado da empresa vai sendo manchado. E os fãs, por sua vez, acabam ficando preocupados com o destino de suas franquias favoritas. Diablo IV está a caminho, mas quem poderá garantir que não teremos outra decepção?
Resumindo, ao que tudo indica, a Blizzard perdeu seu rumo em algum lugar do processo. O trabalho feito em Warcraft 3: Reforged ficou muito aquém de uma desenvolvedora conhecida por sua competência. O jogo mereceu receber as notas que recebeu. E mais, mereceu ter se tornado alvo de memes e piadas. É uma pena!
O que nos resta agora é retornar ao bom e velho Warcraft 3 e torcer para que a Blizzard aprenda com os erros que vêm cometendo. Até mais…