A partir de 23 de setembro, estará disponível para download na Steam o game nacional independente Wirewalk()↳, onde a protagonista Rada desvenda os mistérios por trás de um vírus de computador que está trazendo caos para toda a cidade.
O título (que já tem demo disponível) custará R$19.99 e terá 10% de desconto no lançamento.
Criado pelo desenvolvedor Danilo Ganzella (ou debugChicken), Wirewalk()↳ é um Dungeon Crawler com visual nostálgico, fortemente carregado de sentimentos pessoais e diálogos bem humorados.
Finalista no Showcase Ask Gamedev – Summer 2021, o game se passa em um futuro não tão distante, onde a realidade virtual e a Internet das Coisas já avançaram exponencialmente.
Seria um mundo ideal, mas todos os sistemas estão com glitchs, desde o farol da esquina, que não funciona mais e causa acidentes, até a fazenda de bitcoin que não consegue mais trabalhar.
Por pura curiosidade (e também por divisão), a programadora Rada decide descobrir como funciona o vírus que está causando tantos problemas e faz o possível para achar suas vulnerabilidades.
Sobre o jogo
Apesar de ter objetivos louváveis, Ganzella alerta que a protagonista está longe de ser uma heroína, já que age por interesse próprio e não liga se suas ações ajudam ou atrapalham as pessoas. Ainda assim, a personagem desempenha um papel muito importante para o criador do jogo.
“Wirewalk()↳ é cheio de referências de minha vida pessoal e a Rada funciona como um alter ego meu. Ela é tudo que eu gostaria de ser e, mais do que isso, me ajuda a transmitir sentimentos bastante específicos, como a falta de reconhecimento, que é tão presente na carreira de quem trabalha com programação”, conta Danilo.
“A gente não posta um código na internet da mesma forma que um ilustrador postaria seus desenhos, por isso nosso trabalho acaba sendo invisibilizado. Isso acontece até mesmo quando se trabalha na produção de um grande game”, conclui.
Brincando com a ideia de que uma pessoa desconhecida pode ser a principal salvação de uma população inteira, Ganzella criou uma narrativa capaz de subverter as expectativas dos jogadores diversas vezes, colocando em xeque qualquer teoria que eles criem ao longo da jornada.
Wirewalk()↳ começou a ser desenvolvido em 2017 e teve trilha e efeitos sonoros criados por Dani Serranú. O game também conta com artes, fotografias e IPs de Marcelo Silva, Artur Ivo, Cynthia Laus e Marcelo Barbosa.
Sinopse
Em um futuro não tão distante, com o avanço da realidade virtual e da internet das coisas, um poderoso vírus de computador capaz de infectar qualquer sistema digital está causando o caos por toda a cidade.
Controle Rada, uma programadora normal que adora beisebol, patinar e ir ao bar. Sem ser convidada, ela construiu um software chamado Wirewalker, capaz de hackear qualquer dispositivo digital infectado na Wired.
Features
- Rpg-Ação Top-Down 2D com apenas 3 cores e que acontece mais ou menos no ano ~2060
- Texto engraçado com situações cômicas
- Masmorras produzidas a mão, repletas de inimigos, puzzles e chefões
- Muitas armas que também podem ser usadas como ferramentas para ajudar a vencer obstáculos tanto no ambiente virtual como no real
- Side-quests opcionais para ajudar Rada a melhorar seu Equipamento
- Muitas paletas de cores para coletar
- Timer In-Game (final) que desconta os tempos de carregamento para speedrun
- Música Original em Chiptune feita pela compositora Danielle Serranú
- O game conta com dois cachorrinhos. E uma masmorra inteira com o tema cachorro!