Microsoft explica como funcionará a retrocompatibilidade no Xbox Series S

retrocompatibilidade do Xbox Series S

A questão da retrocompatibilidade tem sido um dos assuntos mais discutidos nos últimos dias, em relação à próxima geração de consoles. E essa discussão teve início após a Sony ter confirmado que o PS5 só será retrocompatível com o PS4, enquanto o Xbox Series X | S terá retrocompatibilidade com todos os consoles Xbox anteriores.

Para alimentar ainda mais a discussão, a Microsoft resolveu falar um pouco sobre como a retrocompatibilidade do Xbox Series S irá funcionar. Pois é! Muitos ainda estão observando o console “mais fraco” com descrença, mas parece que ele terá bastante “poder de fogo”… vamos conferir?

A questão da retrocompatibilidade do Xbox Series S

Foi em uma conversa com representantes do site Digital Foundry que a Microsoft resolveu falar um pouco mais sobre a retrocompatibilidade do Xbox Series S. E, ao que tudo indica, essa funcionalidade, que já foi um dos destaques do Xbox One, foi melhorada e promete grandes experiências.

Para começar, o jogos do primeiro Xbox rodarão em uma resolução bem maior. Segundo os dados, teremos um aumento de 3x em cada um dos eixos, ou seja, os jogos que haviam sido feitos para rodar em resoluções 480p se tornarão jogos com resolução 1440p e podem ter certos ajustes na performance.

No que diz respeito aos jogos de Xbox 360, as resoluções serão dobradas, alcançando também os 1440p. E sim, os jogos serão otimizados e também terão melhorias palpáveis, a nível de performance.

Para completar, os jogos de Xbox One serão tratados de uma forma um pouco diferente. Antes de otimizar os títulos, o Xbox Series S irá considerar uma série de aspectos, com vistas a definir as melhores resoluções e níveis de performance para a experiência. Por esse motivo, cada jogo será tratado de forma individual.

De qualquer forma, o fato é que, além das questões gráficas, o Xbox Series S também irá melhorar a jogatina, já que sua construção também é voltada a diminuir o tempo de carregamento.

Resumindo, a retrocompatibilidade será, mais um vez, um destaque dos consoles da Microsoft. Lembrando que mais de 1000 títulos se aproveitarão dessa funcionalidade. Isto é, não teremos do que reclamar.

Jogos com tamanho reduzido

Outra questão que se tornou notícia nos últimos dias foi a confirmação de que os jogos sofrerão uma diminuição em seus tamanhos, para a utilização no Xbox Series S. Como o console possui uma capacidade inferior ao Series X, isso era mais do que esperado.

Segundo apontaram alguns membros da equipe de desenvolvimento do Xbox, o tamanho dos arquivos dos jogos será reduzido. Afinal, o Series S foca em uma performance de 1440p com 60fps, o que não exige certas texturas e pacotes adicionais de arquivos.

“Com um alvo de performance a 1440p e 60fps, a nossa expectativa é que os programadores não coloquem os seus mipmaps de maior qualidade no Xbox Series S, o que vai reduzir o tamanho dos jogos […] o controle está nas mãos dos estúdios. Há muito que temos esta tecnologia que permite aos programadores escolher de forma inteligente quais os assets instalados em cada dispositivo no qual jogam. A flexibilidade está nas mãos dos programadores para assegurar que os assets corretos estão lá”.

Em outras palavras, os jogos poderão ser mais compactos no Xbox Series S, mas tudo dependerá dos desenvolvedores. Se eles ajustarem os arquivos para as particularidades do console “mais fraco”, nossos sistemas de armazenamento irão agradecer.

E o Xbox Series S está ficando mais atrativo

Apesar de alguns executivos da Sony terem afirmado que consoles mais acessíveis como o Xbox Series S não são lucrativos, o que temos visto é uma grande quantidade de especialistas afirmando que a solução pode ser muito atrativa, para muitos tipos de players.

Felizmente, a estreia do Xbox Series X | S está ficando cada vez mais próxima e logo poderemos verificar, na prática, como as funcionalidades dos consoles irão se comportar. Por ora, a Microsoft merece os parabéns. Até a próxima…

Sair da versão mobile