Em setembro deste ano, a 2K Games lançou o mais recente game da sua aclamada franquia NBA 2K. O jogo encantou muita gente com o seu visual impressionante e o ótimo gameplay, mas acabou deixando muitos players furiosos por conta de uma série de “anúncios obrigatórios”.
Pois é! Mesmo sendo um jogo pago (o que, em tese, dispensaria a necessidade de monetização por meio de anúncios), NBA 2K21 ganhou uma nova funcionalidade recentemente, que começou a apresentar comerciais durante as telas de loading. Obviamente, muitas polêmicas foram geradas com isso… vamos entender essa história?
NBA 2K21: a questão dos anúncios “in-game”
Quando um jogo é grátis, os players entendem que os desenvolvedores devem buscar por formas de monetização alternativas e, muitas vezes, a opção escolhida é a veiculação de anúncios. Apesar de ser algo um pouco chato, os jogadores relevam. Afinal, estão se divertindo sem pagar nada.
Contudo, quando esse tipo de sistema é implementado em um jogo pago, a fúria dos players é totalmente justificada. Na verdade, ainda fico surpreso por ver empresas grandes apostando nesse tipo de ação, mesmo quando já se sabe que isso só causa problemas.
Enfim, dessa vez, foi a 2K Games que resolveu insistir no erro. Um mês após o lançamento de NBA 2K21, a empresa resolveu incluir uma funcionalidade no jogo, que exibe anúncios durante as telas de loading. Logicamente, como tudo é exibido enquanto o jogo ainda está carregando, não há como “pular” o comercial.
De acordo com os relatos de muitos players indignados, a situação está acontecendo nos PCs, no PS4 e no Xbox One. E isso, claro, levou muita gente até a web para fazer reclamações. Não à toa, os reviews do game começaram a cair vertiginosamente. Na Steam, as avaliações já são Ligeiramente Negativas.
Curiosamente, uma situação igual já aconteceu com NBA 2K20, no ano passado. O que levou muitos players a levantarem questionamentos sérios sobre a “boa fé” da 2K Games.
A resposta da Publisher
Como eu destaquei, logo após os primeiros comerciais, os players correram até a web para lançar suas reclamações. Porém, a 2K Games não emitiu nenhum comunicado nos primeiros dias “de revolta”. Aliás, diversos posts no Reddit funcionaram como um termômetro para indicar que a “coisa ficou feia”…
“Eu realmente não sei mais o que fazer ou dizer. Um monopólio para um único gênero de videogames, basquete. Honestamente, eu não acho que exista um jeito de me dar vontade de jogar e isso verdadeiramente me deixa triste e desapontado”.
“Você tá de brincadeira […] eu não paguei US$ 60 para ter mais comerciais esfregados na minha cara. Em que mundo isso faz sentido. Isso não vai mudar a não ser que nós como uma comunidade façamos algo porque é do nosso bolso agora”.
Felizmente, ontem (dia 20 de outubro), a 2K Games resolveu “quebrar o silêncio” e emitiu um comunicado acerca das ocorrências. A empresa alegou que tudo não passou de um erro, pois os anúncios não deveriam ser exibidos de modo intrusivo.
Apesar de não dar maiores explicações, a Publisher prometeu que o problema será corrigido em futuras atualizações e se desculpou por ter prejudicado a experiência dos players.
Resta agora saber quando essas “futuras atualizações” vão acontecer e como o problema será realmente resolvido, já que, pela forma como os players reagiram (e com toda a razão), eles não querem ver anúncios de forma alguma. Bem, temos que ficar de olho para ver como será o desfecho dessa história polêmica. Até a próxima…