Dentre todos os grandes jogos lançados no ano de 2019, Control foi uma das surpresas mais incríveis que os players puderam aproveitar. O game foi tão bem recebido que chegou a concorrer ao prêmio de “Jogo do Ano”, na cerimônia do The Game Awards.
Porém, apesar do grande sucesso que o título continua fazendo, as últimas notícias relacionadas à aventura não foram muito boas para os fãs. A princípio, tivemos uma polêmica com o processo de “upgrade” para a próxima geração. Depois, uma atualização acidental deixou muitos fãs furiosos e apreensivos. Vamos entender essa história?
A Atualização Acidental de Control
Há alguns dias, a Remedy Entertainment, empresa responsável por Control, confirmou que o game receberia um “upgrade” gratuito para a próxima geração de consoles. No entanto, quando esse anúncio foi feito, a desenvolvedora finlandesa pontuou que a atualização só estará à disposição dos players que adquirirem a Definitive Edition, do jogo.
Após a liberação dessa informação, muitos players já ficaram furiosos e começaram a ser questionar sobre os motivos que levaram a empresa a realizar essa segregação, mas a situação ficou ainda pior…
Por conta de uma Atualização Acidental, os players que haviam adquirido a Definitive Edition, no PS4, tiveram seus games alterados para Ultimate Edition, o que, em tese, impossibilitaria o jogo de ser atualizado para a próxima geração de consoles.
Diante dessas ocorrências, diversos players foram até o fóruns da internet e começaram a registrar sua insatisfação, visto que a mudança contrariava aquilo que a Remedy havia anunciado anteriormente.
A situação movimentou a web e gerou muita discussão. Daí, em determinado momento, a atualização acidental foi revertida e todos os players “receberam seus games de volta”.
A Resposta da Remedy
Depois de todo o alvoroço causado pela situação apresentada acima, a Remedy Entertainment tratou de dar uma resposta para o players. Aliás, em alguns pontos dessa resposta, novas polêmicas foram geradas.
Para começar, a empresa confirmou que a atualização, que transformou os títulos em Ultimate Edition, aconteceu de forma acidental. Obviamente, a revolta dos fãs foi enorme já que a situação acabou causando um grande estresse.
Todavia, a grande polêmica surgiu quando a Remedy pontuou que não poderia realizar o update para a próxima geração de forma completa, pois seria impossível atualizar a sua base de usuários. Essa declaração foi bem controversa, já que uma atualização massiva, embora acidental, havia sido realizada sem problema algum.
Em outras palavras, o que os fãs estão questionando é: se a Remedy pôde realizar uma atualização acidental em larga escala, por que não seria possível fazer o mesmo tipo de ação, em relação à atualização para as próximas gerações? Seria tão complicado como a empresa alegou?
Enfim, o fato é que, apesar de a situação ter sido normalizada, ela acabou gerando muitas dúvidas em relação às ações da Remedy, no que tange à transição para a próxima geração de consoles.
Na verdade, essa questão não é um problema exclusivo do game Control. Afinal, muitas desenvolvedoras têm colocado condições e obstáculos no processo de transição e, com certeza, muitas polêmicas ainda irão surgir, quando o Xbox Series X | S e o PS5 forem lançados. Temos que acompanhar de perto. Até a próxima…