Dentre os muitos destaques da nova geração de consoles, a possibilidade de rodar os jogos a 120 FPS foi um ponto que chamou muita atenção. Porém, agora que muitas pessoas já estão com os consoles em mãos, já temos relatos de que certos jogos não rodam a 120 FPS no PS5, como acontece no Xbox Series X.
Isso mesmo! Apesar de, no momento, só termos alguns poucos exemplos, é possível que os obstáculos para a liberação dos 120 FPS na máquina da Sony acabem limitando a performance de outros títulos também… vamos entender essa história?
A questão dos 120 FPS no game Call of Duty: Warzone
No último fim de semana, alguns players perceberam que Call of Duty: Warzone estava rodando a 120 FPS no Xbox Series X e a 60 FPS no PS5. De acordo com as informações, a Infinity Ward havia promovido uma atualização no game, mas não chegou a confirmar a questão, embora a página do jogo, na Microsoft Store, mencione os 120 FPS.
Enfim, o fato é que, na prática, o jogo está rodando a 120 FPS no novo console da Microsoft e o mesmo não está acontecendo na máquina da Sony. Por se tratar de uma experiência cross-play, especialistas já estão curiosos sobre como a situação irá influenciar a jogatina.
De qualquer forma, foi essa situação que acabou chamando a atenção para um possível problema com a retrocompatibilidade do PS5. Nesse caso, vale a pena considerarmos o caso Rocket League.
A questão dos 120 FPS no game Rocket League
Assim que a história dos 120 FPS começou a tomar conta da web, muitos players passaram a analisar as performances de outros jogos, comparando a taxa de quadros alcançada no Xbox Series X e no PS5.
Em uma dessas comparações, foi verificado que o jogo Rocket League, apesar de garantir apenas os 60 FPS, roda a 120 FPS no console da Microsoft, por conta da existência de um chamado “modo performance”.
Sobre essa peculiaridade, os desenvolvedores da Psyonix afirmaram que o bloqueio dos FPS na máquina da Sony guarda relação com a forma como a retrocompatibilidade foi implementada…
“O principal foco da nossa equipe este ano foi a nossa recente transição para free to play e atualizar as principais funcionalidades, como o sistema de Torneios. Devido a isto, tivemos de tomar decisões difíceis sobre outras coisas a fazer. Ativar 120Hz nos Xbox Series é um patch pequeno, mas ativar isto no PS5 exige um port totalmente nativo devido à forma como a retrocompatibilidade está implementada no console e, infelizmente, não foi possível devido ao nosso foco noutras coisas”.
Em outras palavras, não é que o PS5 não consiga rodar os jogos a 120 FPS. O problema é que a máquina dificulta a vida dos desenvolvedores e isso pode levar muitas equipes a não realizarem os devidos ajustes.
É uma situação para acompanharmos de perto…
Como você já deve saber, o PS5 ainda não foi lançado oficialmente aqui no Brasil e isso fez com que poucos pudessem realmente testar a máquina. E sim, essa questão dos FPS deverá ser o foco de muita gente nos próximos dias.
Obviamente, a Sony dirá que o console atinge os 120 FPS prometidos e a empresa não estará mentindo. Todavia, o obstáculo imposto aos desenvolvedores pode vir a causar enormes diferenças na jogatina com certos títulos, se compararmos os Xbox Series e o PS5.
Portanto, temos que acompanhar essa situação de perto, com vistas a verificar se mais jogos irão entrar na lista de títulos cuja taxa de quadros permanecerá limitada aos 60 FPS. Até a próxima…