Desde o início da “era da pandemia”, lá em 2020, o problema da falta de chips semicondutores começou a prejudicar diversos segmentos, incluindo a indústria dos games. Aliás, essa falta de matéria prima é a principal responsável pelo fato de os consoles da nova geração estarem sempre “em falta”.
E para quem pensava que as coisas iriam melhorar no fim deste ano e no início do próximo, parece que não vai ser bem assim. Pois é! Em uma entrevista, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a escassez vai durar até 2024… vamos conferir as informações?
O problema da falta de chips não vai acabar tão cedo
No ano passado, quando as movimentações em relação ao “afrouxamento” das medidas de isolamento social começaram a ser realizadas, muitos especialistas lançaram previsões sobre a resolução do problema da falta de chips semicondutores e indicaram que as coisas deveriam melhorar entre 2022 e 2023.
No entanto, nesta semana, Pat Gelsinger, CEO da Intel, resolveu revisar essas previsões. Isto é, no passado ele chegou a mencionar que a escassez dos chips começaria a ser combatida de forma efetiva em 2023, mas a nova revisão o levou a crer que agora as mudanças só serão sentidas em 2024.
Obviamente, como se trata de uma previsão, pode ser que a situação melhore antes do esperado, mas o fato é que o problema segue gerando dores de cabeça para muitas empresas, incluindo a Sony e a Microsoft, que deverão continuar com dificuldades para produzir mais consoles PS5 e Xbox Series X|S.
E é isso! O problema da falta de chips semicondutores deverá continuar por um bom tempo, o que é uma péssima notícia para os fãs do mundo dos games. De todo modo, o que nos resta é torcer para que as previsões não sejam mais alteradas e as coisas comecem a melhorar antes do esperado. Até a próxima…