Os esportes eletrônicos, também conhecidos como esports, surgiram no mundo durante as décadas de 1970 e 1980, à medida que os video games se tornaram mais populares e as competições organizadas começaram a surgir. Com o avanço da tecnologia estas competições foram ganhando mais destaque e complexidade.
Nos anos 1980, os fliperamas (arcades) eram muito populares e jogadores competiam em jogos como “Pac-Man”, “Donkey Kong” e “Space Invaders”. Por mais que estas competições fossem informais sem títulos ou algo do tipo elas são o ponto de começo dos esports.
Nas décadas de 1990 e 2000, as LAN parties (festas de jogos em rede local) se tornaram populares. Os jogadores se reuniam com seus computadores pessoais para jogar e competir em jogos como “Counter-Strike”. Esses eventos foram um passo importante para a formação de comunidades de jogadores competitivos.
O crescimento da internet permitiu que os jogadores competissem em nível global. Jogos online como “StarCraft” e “Warcraft III” se tornaram populares em competições. E jogos antigos que antes eram jogos apenas em Lan passaram a ter mais atenção do mundo dos games.
À medida que os jogos online se tornaram mais modernos, surgiram ligas e torneios profissionais. Um dos primeiros jogos a criar uma liga organizada foi “StarCraft” na Coreia do Sul, onde os jogadores se tornaram estrelas e ganharam grandes prêmios.
A história do cenário dos esportes eletrônicos
A crescente disponibilidade da Internet e a melhoria na infraestrutura de rede permitiram a popularização dos jogos online, e o “StarCraft” na Coreia do Sul emergiu como um pioneiro no cenário dos eSports. Na Coreia, os jogadores profissionais se tornaram celebridades e competições eram transmitidas na TV.
Junto a popularidade da internet e o começo dos cenários esportivos mais complexos, as apostas esportivas em esports começaram a existir. Atualmente todo fã de esports já tentou ou pensa em tentar apostas esportivas em cenário muito mais previsível do que em esportes convencionais.
A década de 2010 testemunhou um rápido crescimento dos eSports, com o surgimento de jogos de equipe como “League of Legends” que contavam com um grande número de apostas league of legends durante os jogos de competições. . Grandes eventos, como o “The International” para “Dota 2”, ofereceram prêmios em dinheiro substanciais.
A transmissão ao vivo de jogos na plataforma Twitch tornou-se uma parte fundamental do sucesso dos eSports. Os espectadores podiam assistir a partidas ao vivo, interagir com os jogadores e outros espectadores, e apoiar seus jogadores e equipes favoritos.
O cenário esportivo de DOTA 2 só foi fazer sucesso muitos anos depois do seu começo. As apostas em esports não focavam muito neste jogo, e sim no clássicos FPS e jogos com simulação de futebol. Atualmente as apostas dota 2 são mais populares do que no inicio do cenário esportivo de dota 2.
Os eSports continuam a crescer em popularidade e tamanho, com prêmios em dinheiro cada vez maiores, milhões de espectadores e uma indústria multimilionária. Títulos como “League of Legends,” “Counter-Strike: Global Offensive,” “Overwatch,” “Fortnite” e “Valorant” estão entre os mais populares nas competições profissionais.