A Riot Games anunciou nesta quarta-feira (3) que a nova temporada de League of Legends contará com uma reformulação do sistema matchmaking rating (MMR). As informações foram publicadas no Reddit, e que a desenvolvedora terá um novo sistema, baseado na fórmula TrueSkill2, desenvolvido pela Microsoft Research.
O objetivo das mudanças é aprimorar a “classificação real” do jogador nas filas ranqueadas. E a novidade deve chegar na próxima semana.
— Estamos mudando para um sistema proprietário diferente (fabricado pela Riot) no início do ano e, em seguida, provisoriamente planejamos mudar para um novo sistema ao final do ano, chamado TrueSkill2. Ainda estamos avaliando [o TrueSkill] por enquanto, mas parece promissor — revela Iksar, através do Reddit.
Riot Iksar notes they’re moving the MMR system to a new soon, and later to True Skill 2 later this year pic.twitter.com/w16FSdbFbR
— Spideraxe (@Spideraxe30) January 2, 2024
Novo sistema de MMR em League of Legends
O sistema recém-implementado introduzirá uma abordagem abrangente de quatro critérios cruciais para a avaliação do MMR (Matchmaking Rating). Em primeiro lugar, será realizado um levantamento das estatísticas individuais do jogador, abrangendo elementos como contagens de mortes e abates, bem como o desempenho em vitórias e/ou derrotas da equipe. Essa análise minuciosa visa fornecer uma avaliação mais precisa e justa das habilidades do jogador.
Uma característica notável desse novo sistema está na incorporação de penalidades relacionadas à desistência ou abandono da partida, sendo classificado como uma rendição e resultando automaticamente em uma derrota. Esse aspecto visa promover uma experiência de jogo mais justa e desestimular comportamentos prejudiciais à comunidade.
Além disso, o sistema destaca-se ao estabelecer uma conexão entre as habilidades do jogador nos diferentes modos de jogo. Ao iniciar um novo modo, a classificação de habilidades dos demais jogadores será temporariamente “emprestada”, proporcionando uma transição mais suave e equitativa entre as diferentes modalidades.
Finalmente, para jogadores que fazem parte de grupos fechados, o sistema implementará um ajuste, presumindo que o desempenho coletivo será superior à média. Essa consideração reflete a ideia de que a coordenação e a comunicação dentro de grupos estabelecidos geralmente contribuem para um desempenho mais eficiente e colaborativo.