Neste final de semana aconteceu a grande final do CBLOL 2023, o que estava em jogo era o prêmio de R$115 mil e uma vaga na Worlds 2023, maior competição em torno do MOBA da Riot Games, League of Legends. A equipe vencedora foi a LOUD que após superar a paiN Gaming mais uma vez se tornou tricampeã da competição e com isso já teve seu caminho decidido no novo formato do Campeonato Mundial de LOL.
LOUD conquista tricampeonato consecutivo contra a paiN
A final do 2º split do Campeonato Brasileiro de League of Legends rolou no sábado em Recife com direito a uma excelente cerimônia de abertura. Bem inspirada no oriente e ao final com Marcelo D2 e Buda cantando a música dedicada ao evento “Nóis é Diferente”, a cerimônia também contou com os artistas apresentando os jogadores de ambas finalistas, a paiN Gaming e a LOUD. A expectativa de uma partida muito acirrada entre ambas equipes era muito alta, já que a paiN precisava reverter moralmente a final do último split, já a LOUD estava em um busca de um feito inédito, o tri consecutivo.
Porém, o que aconteceu dentro do Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães foi a repetição de um desempenho bem parecido com o da final do 1º split de 2023 do CBLOL, contando com uma falta de “sinergia” do grupo e erros individuais da paiN. A 1ª partida até começou equilibrada, com ambos fazendo bom farm, porém quando começaram as batalhas, a LOUD se mostrou mais eficaz em campo, roubando o Dragão que era objetivo da paiN e ainda somando 4 abates.
O Barão não ficou difícil para a LOUD e ainda no 1º round entre ambas, Robo conseguiu acertar uma jogada triunfal eliminando 2 campeões da paiN Gaming. O 2º round não foi muito diferente, mesmo com uma call errada da LOUD em cima do Barão, a equipe conseguiu se recompor e na 2ª chamada do Barão o jogo ficou pesado para paiN que logo foi derrotada. Foi no 3º jogo onde conseguimos ver uma paiN Gaming mais coesa, fazendo o jogo que a levou para sua 3ª final seguida.
A paiN nesta partida resolveu fazer um jogo mais rápido e contou com o abate do Renekton de Robo pelo Olaf de Wizer para impulsionar a equipe. Contando também com algumas decisões erradas da LOUD a equipe conseguiu garantir larga vantagem em ouro e depois de 2 barões anotou a sua vitória no 3º round.
Porém, o favoritismo mostrado durante todo 2º split do CBLOL pesou e a LOUD impôs ritmo com Croc, que durante o começo do jogo mostrou que é muito bom no dive na rota superior e garantiu bons abates. Além disso, junto a Robo, eles deixaram o caminho aberto para a Sivir de Route fazer o que quiser na partida, conquistando a vitória em cima da paiN Gaming na 4ª partida da melhor de 5.
Robo conquista marca histórica no tricampeonato da LOUD
A vitória que aconteceu em Recife é o tricampeonato da LOUD, a equipe ainda conseguiu este feito de maneira consecutiva empatando na história do campeonato brasileiro de League of Legends com a paiN Gaming, que pode até sofrer um desmanche no time nos próximos meses. Outras equipes que se equiparam ou superam ambas são somente RED Canids Kalunga com 3 títulos, Kabum com 4 títulos e a INTZ com 5 conquistas no CBLoL.
Tratando-se de recordes pessoais, a vitória da LOUD também colocou Robo ao lado de brTT como um dos maiores campeões em torneios de League of Legends no Brasil. Ao total foram 6 títulos que o top laner de 25 anos possui, 3 deles sendo na LOUD e outros na RED Canids Kalunga, na INTZ e na própria paiN Gaming.
Equipe brasileira tem caminho decidido na Worlds 2023
Apesar da vitória bem recente da equipe brasileira, a LOUD já pensa na próxima competição em que irá disputar, a Worlds 2023, que acontecerá na Coreia do Sul entre os dias 10 de outubro e 19 de novembro de 2023. Durante a coletiva que aconteceu após a conquista do CBLoL, Tinowns comentou sobre a pressão do público em torno do bom desempenho da equipe, já que esta é a 3ª vez que vão ao mundial sem avançar muito na competição.
Apontando que eles entrarão em uma pequena pausa, o jogador já citou que eles farão um bootcamp para se preparar para o torneio. Para os estudos, a LOUD já sabe até quem enfrentará, seu primeiro adversário é a GAM esports, campeã da VCS, liga vietnatima de League of Legends. Outros que fazem parte do grupo da LOUD, no novo formato de grupo da competição, são a Movistar R7 e a PSG Talon. Detalhes como premiação, dias ou horários ainda não foram divulgados pela Riot Games.