Se você sempre sonhou em criar um jogo, é bom saber que a YoYo Games resolveu alterar o modelo de comercialização da famosa engine GameMaker mais uma vez e agora a ferramenta se tornou 100% gratuita para uso não-comercial.
Pois é! A partir de agora, todos aqueles que quiserem criar seus jogos com essa game engine vão poder fazer isso sem qualquer tipo de limitação e só terão que pagar quando decidirem comercializar os jogos. E não, o valor nem é tão elevado… vamos aos detalhes?
GameMaker: Grátis para uso não-comercial
Com um anúncio que deu uma “cutucada” na Unity, a YoYo Games confirmou que deixou para trás os planos de subscrição mensal relacionados com certas plataformas e já está liberando o GameMaker de forma 100% gratuita para uso não comercial. Eis o tweet…
?️ TELL EM' @itsmatharoo pic.twitter.com/GwHc1JesV0
— GameMaker (@GameMakerEngine) November 21, 2023
Em linhas gerais, agora será possível criar jogos para as plataformas PC, Mac, Linux, Android, iOS e Web sem quaisquer limitações. Daí, se os devs decidirem que seus games estão pronto para serem comercializados, eles terão que pagar por uma licença que custa US$ 99.
Cabe ressaltar que o modelo de subscrição continua valendo para jogos destinados aos consoles, mas geralmente é nos PCs que os devs indie dão os “primeiros passos”. E só para constar, essa engine foi usada para dar vida a projetos incríveis, como Undertale, Fae Tactics, Katana ZERO, Forager, entre outros.
Portanto, podemos dizer que a decisão da YoYo Games deverá fomentar o segmento indie e motivar mais sonhadores a começarem a trabalhar em seus projetos. E, claro, já podemos começar a torcer para que mais algumas pérolas do mundo indie sejam criadas com o GameMaker. Até a próxima…